Nome do Projeto
Petrobowl Team SPE UFPel 2018-2019
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
19/11/2018 - 18/11/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Resumo
A competição do PetroBowl foi fundada em 2002, e foi criada, organizada, e administrada pela Seção SPE (Society of Petroleum Engineers) da Costa do Golfo sendo realizada uma vez por ano durante a SPE Annual Technical Conference and Exhibition (ATCE). Como sua popularidade cresceu, dois estágios de programa-piloto foram introduzidos em 2013 para fazer a transição da competição em um verdadeiro evento global. Isso incluiu dois Qualifiers Regionais realizados na África e na Ásia em 2014, e uma expansão para seis Qualifiers Regionais em 2015. Seguindo o completo sucesso do programa-piloto, o PetroBowl agora é reconhecido como um Programa Global Internacional da SPE.
O PetroBowl é uma competição que reúne equipes de Capítulos Estudantis da SPE de todo o mundo. O torneio consiste em várias rodadas de perguntas rápidas relacionadas a aspectos técnicos, econômicos e históricos da indústria de petróleo.
Cada equipe é composta por não mais que cinco membros, onde, nesse caso, um dos cinco será considerado suplente. Duas equipes se enfrentam por vez e ao fim da partida a equipe com mais pontos se classifica para a próxima fase.
Em 2016, aconteceu a maior competição do PetroBowl já realizada, com 125 times de 37 países diferentes. Isso foi um crescimento de 21% em relação à 2015, o que resultou em 608 jogadores individuais registrados e 42% dos Capítulos Estudantis da SPE no mundo participando. O campeão dessa edição de 2016, superando todos os times, foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro, apenas o segundo time não-estadunidense a ganhar a competição (a outra equipe foi a Universidad Nacional Autonoma de Mexico), o que demonstra a capacidade que o Brasil tem em participar dessa competição desde que hajam o devido empenho e dedicação necessários.
Hoje, o PetroBowl é a principal competição entre universidades que possuem o curso de Engenharia de Petróleo do mundo.
Objetivo Geral
O Petrobowl Team SPE UFPel, pelo presente projeto, tem como objetivos:
- Incentivar a capacidade mental dos participantes associados, dando a eles uma ampla visão sobre variados aspectos técnicos e não técnicos da indústria petrolífera e da área de óleo e gás;
- Agregar valor aos alunos do curso envolvido nesse projeto, junto ao mercado de trabalho e no âmbito acadêmico, bem como dentro da UFPel;
- Propiciar o desenvolvimento técnico, não técnico e interpessoal dos alunos, tais como: oratória, agilidade mental (saber pensar rapidamente), interpretação visual e textual, aprimoramento de uma segunda língua (inglês), entre outros;
- Facilitar o ingresso de futuros profissionais no mercado de trabalho, colocando-os em contato direto com diversas empresas e profissionais da área;
- Proporcionar visibilidade ao curso envolvido nesse projeto e à UFPel;
- Aproximar, de forma indireta, a região ao polo petrolífero nacional da região Sudeste, por meio do contato com diversos Capítulos Estudantis da SPE de outras universidades nacionais, além de empresas e profissionais;
- Proporcionar o aprendizado de diversos termos profissionais não vistos em sala de aula.
- Incentivar a capacidade mental dos participantes associados, dando a eles uma ampla visão sobre variados aspectos técnicos e não técnicos da indústria petrolífera e da área de óleo e gás;
- Agregar valor aos alunos do curso envolvido nesse projeto, junto ao mercado de trabalho e no âmbito acadêmico, bem como dentro da UFPel;
- Propiciar o desenvolvimento técnico, não técnico e interpessoal dos alunos, tais como: oratória, agilidade mental (saber pensar rapidamente), interpretação visual e textual, aprimoramento de uma segunda língua (inglês), entre outros;
- Facilitar o ingresso de futuros profissionais no mercado de trabalho, colocando-os em contato direto com diversas empresas e profissionais da área;
- Proporcionar visibilidade ao curso envolvido nesse projeto e à UFPel;
- Aproximar, de forma indireta, a região ao polo petrolífero nacional da região Sudeste, por meio do contato com diversos Capítulos Estudantis da SPE de outras universidades nacionais, além de empresas e profissionais;
- Proporcionar o aprendizado de diversos termos profissionais não vistos em sala de aula.
Justificativa
Hoje, o curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas já possui uma equipe para participar da competição apresentada e um grupo de estudos voltado a aprimorar os conhecimentos nas várias áreas exploráveis dentro do mesmo. Os benefícios são vários, desde o contato com renomadas empresas e profissionais da área de óleo e gás durante as competições futuras as quais a equipe participará, a criação de competências e habilidades técnicas e não técnicas necessárias para o ingresso na indústria da área, que complementarão a formação acadêmica dos participantes do projeto, até a necessidade de iniciativas como essa em nossa região, já que os alunos do curso se encontram longe do principal polo petrolífero do país, que seria no Sudeste, precisando portanto, de atividades que façam-lhes ficar cada vez mais próximos de onde terão oportunidades de trabalho em um futuro não distante. Destaca-se ainda o renomado reconhecimento que, tanto o curso de Engenharia de Petróleo, como a Universidade Federal de Pelotas, ganham com a participação e possível vitória em uma competição grandiosa como essa.
Metodologia
Para alcançar os objetivos propostos, será criada uma equipe de estudos, denominada “Petrobowl Team SPE UFPel”, composta por um docente e sete discentes. A Equipe terá a seguinte estrutura hierárquica, em ordem decrescente de poder:
1. Coordenador: Docente com autoridade máxima sobre o grupo (tanto o Colaborador quanto os membros) no que diz respeito à tomada de decisões diversas, como rumo dos estudos em determinado período, método de avaliação das atividades do grupo, participação em competições, entre outras.
2. Colaborador: Discente designado nesse projeto, com autoridade sobre os Participantes. Com uma experiência acima dos demais, deve fazer um acompanhamento contínuo do grupo, orientando o mesmo sobre qual caminho devem trilhar em busca do objetivo final proposto.
3.Membros Participantes: Seis discentes aprovados em processo seletivo do Petrobowl Team SPE UFPel;
Orientadores: Não fazem parte da equipe de trabalho, mas são professores do Curso aptos a darem suporte técnico à equipe, durante a execução das atividades.
O Colaborador, em conjunto com o Coordenador, elaborará um cronograma e método de estudos a serem realizados pela equipe, além de um agendamento das competições as quais a mesma deverá participar. Buscar-se-á parcerias com outros Capítulos Estudantis da SPE no Brasil para realização de partidas amistosas, visando um acompanhamento de como o time estará se portando frente à pressão de uma competição, além de ser possível a averiguação sobre a preparação técnica em andamento. Para que as atividades cotidianas possam ser realizadas com organização e qualidade, faz-se necessário que o Petrobowl Team SPE UFPel disponha de um espaço físico adequado (mobília, internet, etc). Com relação à demanda citada, a Direção do Centro de Engenharias (CEng), em conjunto com a Coordenadoria do Curso de Engenharia de Petróleo, disponibilizam a estrutura física disponível, nos prédios da COTADA e da antiga ALFÂNDEGA, para uso dos membros do Petrobowl Team SPE UFPel.
1. Coordenador: Docente com autoridade máxima sobre o grupo (tanto o Colaborador quanto os membros) no que diz respeito à tomada de decisões diversas, como rumo dos estudos em determinado período, método de avaliação das atividades do grupo, participação em competições, entre outras.
2. Colaborador: Discente designado nesse projeto, com autoridade sobre os Participantes. Com uma experiência acima dos demais, deve fazer um acompanhamento contínuo do grupo, orientando o mesmo sobre qual caminho devem trilhar em busca do objetivo final proposto.
3.Membros Participantes: Seis discentes aprovados em processo seletivo do Petrobowl Team SPE UFPel;
Orientadores: Não fazem parte da equipe de trabalho, mas são professores do Curso aptos a darem suporte técnico à equipe, durante a execução das atividades.
O Colaborador, em conjunto com o Coordenador, elaborará um cronograma e método de estudos a serem realizados pela equipe, além de um agendamento das competições as quais a mesma deverá participar. Buscar-se-á parcerias com outros Capítulos Estudantis da SPE no Brasil para realização de partidas amistosas, visando um acompanhamento de como o time estará se portando frente à pressão de uma competição, além de ser possível a averiguação sobre a preparação técnica em andamento. Para que as atividades cotidianas possam ser realizadas com organização e qualidade, faz-se necessário que o Petrobowl Team SPE UFPel disponha de um espaço físico adequado (mobília, internet, etc). Com relação à demanda citada, a Direção do Centro de Engenharias (CEng), em conjunto com a Coordenadoria do Curso de Engenharia de Petróleo, disponibilizam a estrutura física disponível, nos prédios da COTADA e da antiga ALFÂNDEGA, para uso dos membros do Petrobowl Team SPE UFPel.
Resultados Esperados
Todas as atividades propostas neste Projeto serão desenvolvidas com base em um objetivo final esperado, a qualificação para a maior competição internacional entre universidades que possuem o curso de Engenharia de Petróleo no mundo, o PetroBowl. Consequentemente, os resultados dessa ação serão muito valiosos para complementar a formação acadêmica dos alunos. Assim, em resumo, os impactos esperados são:
1. Formação de profissionais mais sintonizados com o mercado de trabalho;
2. Divulgação do Curso envolvido no Petrobowl Team SPE UFPel e da UFPel em si junto à sociedade, empresas e profissionais renomados da área, tanto nacional quanto internacionalmente;
3. Aquisição de conhecimentos técnicos e não técnicos, de natureza prática, e posterior divulgação dos mesmos para os alunos do Curso;
4. Parcerias com outros Capítulos Estudantis da SPE no Brasil e até fora dele, buscando a troca de conhecimento e realização de partidas amistosas entre os mesmos;
5. Possíveis indicações de estágios para os alunos, por meio do contato nacional e internacional com Capítulos Estudantis, empresas, profissionais e outros estudantes;
6. Consolidação do Petrobowl Team SPE UFPel, como referência, no Brasil, em termos de representação do país na área de óleo e gás, tanto nacional quanto internacionalmente.
1. Formação de profissionais mais sintonizados com o mercado de trabalho;
2. Divulgação do Curso envolvido no Petrobowl Team SPE UFPel e da UFPel em si junto à sociedade, empresas e profissionais renomados da área, tanto nacional quanto internacionalmente;
3. Aquisição de conhecimentos técnicos e não técnicos, de natureza prática, e posterior divulgação dos mesmos para os alunos do Curso;
4. Parcerias com outros Capítulos Estudantis da SPE no Brasil e até fora dele, buscando a troca de conhecimento e realização de partidas amistosas entre os mesmos;
5. Possíveis indicações de estágios para os alunos, por meio do contato nacional e internacional com Capítulos Estudantis, empresas, profissionais e outros estudantes;
6. Consolidação do Petrobowl Team SPE UFPel, como referência, no Brasil, em termos de representação do país na área de óleo e gás, tanto nacional quanto internacionalmente.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA LUÍZA GALINDO DE OLIVEIRA OVELAR | 4 | 19/11/2018 | 18/11/2019 |
CARLITA FELCHER LEMES | 4 | 19/11/2018 | 18/11/2019 |
DIEGO DE MAGALHAES | 4 | 19/11/2018 | 18/11/2019 |
FERNANDA VAZ ALVES RISSO | 2 | 19/11/2018 | 18/11/2019 |
GEÓRGIA RIZZARDI | 4 | 19/11/2018 | 18/11/2019 |
LUAN MARQUES | 2 | 19/11/2018 | 18/11/2019 |
MATHEUS COSTA FRAULO | 4 | 19/11/2018 | 18/11/2019 |
RAFAEL GHIROTTI GARCIA | 2 | 19/11/2018 | 18/11/2019 |
VALMIR FRANCISCO RISSO | 2 | 19/11/2018 | 18/11/2019 |