Nome do Projeto
Feira de Marketing Aplicado
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/03/2019 - 24/06/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção - Desenvolvimento de Produto
Resumo
A disciplina de Marketing Aplicado tem 4 horas semanais, sendo 2 horas presenciais e 2 horas EAD. Isso permite que em dias de aula presencial sejam discutidos conhecimentos a respeito de Marketing e, nas demais 34 horas, que tais conhecimentos sejam aplicados. Assim, a proposta para a disciplina de Marketing Aplicado é de que os alunos desenvolvessem produtos ou serviços inovadores e, sobre esses, aplicassem o conhecimento construído em sala de aula.
Objetivo Geral
Proporcionar aos alunos do Curso de Engenharia de Produção, mais especificamente da disciplina de Marketing Aplicado, espaço para expor o trabalho de desenvolvimento de um produto ou de um serviço e a aplicação de conhecimentos construídos na Disciplina de Marketing Aplicado sobre tal projeto. Promove-se assim o trabalho de concepção de um produto ou de um serviço, mediante identificação de demanda e Pesquisa com Especialistas; a verificação da aceitação do produto ou serviço pelos potenciais consumidores, mediante a Pesquisa de Mercado; o desenvolvimento de estratégias de diferenciação, hibridização e promoção de produtos e serviços; a Precificação e o Plano de Comunicação.
Justificativa
A Feira de Marketing objetiva proporcionar aos alunos oportunidade de expor o conhecimento construído ao longo de um semestre referente a disciplina de Marketing, aplicado a produtos e serviços. É também uma oportunidade de desenvolver competências como comunicação, relacionamento interpessoal, liderança, gestão de conflitos, de avaliação, empreendedorismo e intraempreendedorismo.
Metodologia
A disciplina de Marketing Aplicado tem 4 horas semanais, sendo 2 horas presenciais e 2 horas EAD. Isso permite que em dias de aula presencial, sejam discutidos conhecimentos a serem utilizados nas etapas de desenvolvimento de um produto ou de um serviço. Nas aulas presenciais é utilizada a metodologia de exposição dialogada, casos para ensino, exercícios e dinâmicas.
Ao longo do semestre, tudo que é visto em aula, é aplicado no desenvolvimento do produto e ou do serviço. Os alunos devem entregar quatro relatórios ao longo do semestre, todos acompanhados das meta-avaliações individuais. Ao líder do grupo, atribui-se a tarefa da entrega do relatório e cada um, de forma individual e anônima, a entrega de sua meta-avaliação através de uma postagem no AVA. A organização para confecção do relatório e do protótipo, assim como da apresentação para na Feira, é de responsabilidade do Grupo/Equipe, sob avaliação do professor responsável pela disciplina.
O primeiro relatório se refere a entrevistas com especialistas. Os alunos aprendem a construir protocolo, a realizar entrevistas e a analisá-las qualitativamente, com vistas a entrevistar pessoas “especialistas” a área do produto ou do serviço que pretendem desenvolver. Isso faz com que o grupo possa aprimorar sua ideia inicial.
O segundo relatório é o relatório do Design SPRINT. Nesse momento, os acadêmicos devem levar em consideração as pesquisas e as entrevistas com especialistas, assim como os conhecimentos desenvolvidos ao longo de todo curso de Engenharia de Produção. Como resultado dessa etapa, tem-se o protótipo pronto para ser testado.
O terceiro relatório é a Pesquisa de Mercado. Os alunos aprendem a identificar o público-alvo e como devem perguntar sobre a predisposição de compra e de uso. A conclusão é se o produto ou serviço é ou não uma boa ideia.
O último relatório é o Plano de Comunicação, composto por estratégias de produto ou de serviço, precificação e estratégias de comunicação.
Ao longo do semestre, tudo que é visto em aula, é aplicado no desenvolvimento do produto e ou do serviço. Os alunos devem entregar quatro relatórios ao longo do semestre, todos acompanhados das meta-avaliações individuais. Ao líder do grupo, atribui-se a tarefa da entrega do relatório e cada um, de forma individual e anônima, a entrega de sua meta-avaliação através de uma postagem no AVA. A organização para confecção do relatório e do protótipo, assim como da apresentação para na Feira, é de responsabilidade do Grupo/Equipe, sob avaliação do professor responsável pela disciplina.
O primeiro relatório se refere a entrevistas com especialistas. Os alunos aprendem a construir protocolo, a realizar entrevistas e a analisá-las qualitativamente, com vistas a entrevistar pessoas “especialistas” a área do produto ou do serviço que pretendem desenvolver. Isso faz com que o grupo possa aprimorar sua ideia inicial.
O segundo relatório é o relatório do Design SPRINT. Nesse momento, os acadêmicos devem levar em consideração as pesquisas e as entrevistas com especialistas, assim como os conhecimentos desenvolvidos ao longo de todo curso de Engenharia de Produção. Como resultado dessa etapa, tem-se o protótipo pronto para ser testado.
O terceiro relatório é a Pesquisa de Mercado. Os alunos aprendem a identificar o público-alvo e como devem perguntar sobre a predisposição de compra e de uso. A conclusão é se o produto ou serviço é ou não uma boa ideia.
O último relatório é o Plano de Comunicação, composto por estratégias de produto ou de serviço, precificação e estratégias de comunicação.
Resultados Esperados
Aprendizado dos fundamentos de Marketing e suas aplicações a produtos e a serviços. Além do incentivo ao empreendedorismo e a inovação.
Indicadores, Metas e Resultados
Cabe esclarecer que faz parte da disciplina, o trabalho de concepção de um produto ou de um serviço, mediante a Pesquisa com Especialistas; a verificação da aceitação do produto ou serviço pelos potenciais consumidores, mediante a Pesquisa de Mercado; o desenvolvimento de estratégias de diferenciação, hibridização e promoção de produtos e serviços; a Precificação e o Plano de Comunicação.
A Feira de Marketing é apenas a exposição durante um turno, no hall do CEng, aberto a comunidade. De acordo com o cronograma, ocorrerá no dia 24 de junho de 2019. No entanto, o evento demanda planejamento, que será realizado junto aos alunos, de 11 de março a 24 de junho, ouvindo as sugestões e operacionalizando as possíveis.
Como resultado da Primeira Feira de Marketing tivemos a exposição de: Jogos Educativos; Canudo Sustentável; Restaurante Saudável (com direito a degustação); Aplicativo para contratação de serviços de Pintura; Caixa Sanitária Inovadora para Pets; Plataforma Digital para Estudantes de Engenharia; Passador de Condimentos. Compareceram 22 pessoas da comunidade (externas a UFPela), dessas 6 eram representantes de empresas.
A Feira de Marketing é apenas a exposição durante um turno, no hall do CEng, aberto a comunidade. De acordo com o cronograma, ocorrerá no dia 24 de junho de 2019. No entanto, o evento demanda planejamento, que será realizado junto aos alunos, de 11 de março a 24 de junho, ouvindo as sugestões e operacionalizando as possíveis.
Como resultado da Primeira Feira de Marketing tivemos a exposição de: Jogos Educativos; Canudo Sustentável; Restaurante Saudável (com direito a degustação); Aplicativo para contratação de serviços de Pintura; Caixa Sanitária Inovadora para Pets; Plataforma Digital para Estudantes de Engenharia; Passador de Condimentos. Compareceram 22 pessoas da comunidade (externas a UFPela), dessas 6 eram representantes de empresas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ABIMAEL DA SILVA FIDENCIO JUNIOR | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
ADAILTON CARVALHO DOS SANTOS | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
ADAO RUBSMAR MELLO | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
ALEJANDRO MARTINS RODRIGUEZ | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
ALEX SANDRO AVILA DA SILVA | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
ALINE BARRETO NASCIMENTO | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
ANDERSON VALENTE | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
ARIANE FERREIRA PORTO ROSA | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
ARITA SODRE RODRIGUES | 1 | 11/03/2019 | 24/06/2019 |
AUGUSTO DUMMER FERREIRA | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
Alesson Iven Mielke | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
BETINA DUMMER UCZAK | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
BIANCA DA LUZ DA COSTA | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
BIANCA SOSA SEMPER | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
BRUNA LANGLOIS TILLMANN | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
BRUNO DA ROSA MACHADO | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
CAMILA POZZOBON | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
CARLOS VINÍCIUS MARCONDES DIJAN DOMENICO | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
CAROLINA PAZ DA CRUZ | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
CHRISTIAN DE CARVALHO RODRIGUES | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
CINTYA RAYSSA DUTRA CARVALHO | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
DANIEL RAMOS MARTINS | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
DAYAN RANIERI STUDZINSKI IRIGON DE MELO | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
DEBORA GONCALVES DE AVILA | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
EDENILTON TEIXEIRA NUNES | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
EDSON VINICIUS BORGES DIAS | 1 | 11/03/2019 | 24/06/2019 |
EDUARDO GARCIA CARDOSO | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
Evander Barboza Almeida | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
FABIO HAUBMAN PEREIRA | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
FELIPE SCHAUN BUENO | 2 | 11/03/2019 | 24/06/2019 |
FLÁVIA FETTER GOMES | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
GABRIELA MONIQUE DE CARVALHO | 2 | 11/03/2019 | 24/06/2019 |
GABRIELA YOHANA SMANIOTTO | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
GUSTAVO DE AZEVEDO LÜDTKE | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
Guilherme Schäfer Maron | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
IVAN JORGE RODRIGUES DA COSTA | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
IZABELA LUIZA GONCALVES SOUZA | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
JOÃO GABRIEL SILVA DA ROSA | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
JULIA LOPES RODRIGUES | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
JULIANA GULARTE COUTINHO | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
KRISTOFER TIMM | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
LARISSA BORGES DE PAULI | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN | 4 | 11/03/2019 | 24/06/2019 |
LEONARDO RODRIGUES ANANA | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
LEONARDO RODRIGUES DO AMARAL | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
LETICIA MARZOCHI HERNANDES | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
LIANA SCHONS | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
LISLAINE DOS SANTOS BARBOSA | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
LUCIANO LETTNIN | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
LUIZA COUTINHO PEREIRA | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
LUÍZA ROLOFF FALCK | 2 | 11/03/2019 | 24/06/2019 |
LÉON DEVEREAU BORGES | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
MARCO ARTUR ISLABÃO CERONI | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
MARIA CLARA GIACOMINO DE ALMEIDA PASSOS | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
MARINA FURQUIM BADIM ROGERIO IOKOIAMA | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
MATEUS FREITAS | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
MATHEUS FLORIANO DE PINHO | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
MATHEUS KRAUSE BIERHALZ | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
MATHEUS SIEFERT RODRIGUES | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
MIRIÃ MIRANDA DA SILVEIRA | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
NIKOLE NUNES LOPES | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
PAOLA GRIEP TIMM | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
PAULO RENATO PEREIRA PIRES JUNIOR | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
POLLYANA SILVA ARAUJO | 4 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
Paulo Otávio Neves Cardozo | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
RAFAEL WESLLEY MIRON | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
RENAN ARIEL MÜLLER JAMES | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
RIHAN CARDOSO CENTENO | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
ROGERIO ROYER | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
RUBIELE CAPA VERDE TEIXEIRA | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
Roberta Oliveira de Andrade | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
STELA XAVIER TERRA | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
SÍLVIA JULIANA BECKER | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
THÁBATA BIERHALS HARTWIG | 2 | 11/03/2019 | 24/06/2019 |
Ulysses Alfredo Munarini Sartoretto | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
VINÍCIUS KAEFER | 2 | 11/03/2019 | 24/06/2019 |
Vandrei Salvador | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
WAGNER DA LUZ PEREIRA | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
WELLINGTON VALADÃO AIRES | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |
WILLIAM JONE HENZEL VILLANOVA | 2 | 24/06/2019 | 24/06/2019 |