Nome do Projeto
INTRODUÇÃO DO ESTUDO DO CICLO VITAL
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/03/2020 - 26/02/2021
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina
Resumo
Segundo as Diretrizes Curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, e homologadas pelo Ministério da Educação em novembro de 2001, os cursos de Graduação em Medicina no Brasil deverão formar médicos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Por outro lado, o Projeto Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem como um dos princípios balizadores que ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis. Para que ocorra o processo da construção do conhecimento, deve-se promover ações e ambientes de aprendizagem em que a teoria e a prática se efetivem lado a lado.
Durante a formação médica é indispensável que o aluno conheça a realidade dos sujeitos com quem irá atuar, desenvolva sua capacidade reflexiva e o entendimento de si mesmo, bem como a compreensão ética, psicológica e humanística das demais pessoas.
Objetivo Geral
Transmitir conhecimentos sobre os aspectos psicológicos nas principais etapas do ciclo vital e instrumentalizar os alunos para compreender melhor a pessoa humana, contribuindo para o desenvolvimento de uma boa relação médico-paciente no futuro.
Justificativa
É necessário de que o aluno de graduação em Medicina busque o conhecimento teórico a partir de vivências práticas desde o início do curso, para o desenvolvimento da capacidade de compreensão e comunicação com futuros pacientes e seus familiares, bem como com os colegas.
Conhecimentos sobre as características humanas e sua subjetividade, através da observação de pessoas que estão vivendo diferentes etapas do ciclo vital e discussões das características observadas, podem ser melhor desenvolvidas em pequenos grupos. A abordagem em grupos de tutoria entre iguais facilita a comunicação e o aprendizado. Além disso, a inserção discente no exercício da docência, contribui para a sua formação acadêmico-profissional.
Conhecimentos sobre as características humanas e sua subjetividade, através da observação de pessoas que estão vivendo diferentes etapas do ciclo vital e discussões das características observadas, podem ser melhor desenvolvidas em pequenos grupos. A abordagem em grupos de tutoria entre iguais facilita a comunicação e o aprendizado. Além disso, a inserção discente no exercício da docência, contribui para a sua formação acadêmico-profissional.
Metodologia
- As atividades serão desenvolvidas em grupos;
- Cada aluno recebe a tarefa de observar, através de visitas semanais, uma pessoa em uma das seguintes situações: GESTANTE (até o 6o mês), BEBÊ (primeiro ano de vida), CRIANÇA (3 a 6 anos), ESCOLAR (7 a 10 anos), PÚBER (masculino / feminino - 12 a 14 anos), IDOSO (acima de 65 anos).
- Elaboram relatórios semanais das observações realizadas;
- Distribuídos em pequenos grupos, reúnem-se semanalmente com um monitor, para leitura e discussão dos relatórios;
- Os monitores elaboram relatórios das reuniões realizadas, e o professor coordenador reúne-se semanalmente com os monitores para supervisão e orientação do trabalho.
- Após período de observação dos alunos de graduação de cada etapa do ciclo vital, estes são divididos em grupos por faixa etária de acompanhamento. Esta nova divisão dos grupos tem como objetivo estimular os alunos a realizarem a elaboração de uma apresentação sobre a faixa etária observada. A explanação do conteúdo pode ser feita através de slides, encenação, música, etc. Os alunos são autônomos para escolha do assunto e forma de apresentação dentro do tema proposto.
- No final das atividades, os alunos da graduação e monitores realizam a devolução do funcionamento da cadeira de Psicologia Médica 1, seja através de relatórios com ou sem identificação, ou através de discussão com professor orientador.
- Cada aluno recebe a tarefa de observar, através de visitas semanais, uma pessoa em uma das seguintes situações: GESTANTE (até o 6o mês), BEBÊ (primeiro ano de vida), CRIANÇA (3 a 6 anos), ESCOLAR (7 a 10 anos), PÚBER (masculino / feminino - 12 a 14 anos), IDOSO (acima de 65 anos).
- Elaboram relatórios semanais das observações realizadas;
- Distribuídos em pequenos grupos, reúnem-se semanalmente com um monitor, para leitura e discussão dos relatórios;
- Os monitores elaboram relatórios das reuniões realizadas, e o professor coordenador reúne-se semanalmente com os monitores para supervisão e orientação do trabalho.
- Após período de observação dos alunos de graduação de cada etapa do ciclo vital, estes são divididos em grupos por faixa etária de acompanhamento. Esta nova divisão dos grupos tem como objetivo estimular os alunos a realizarem a elaboração de uma apresentação sobre a faixa etária observada. A explanação do conteúdo pode ser feita através de slides, encenação, música, etc. Os alunos são autônomos para escolha do assunto e forma de apresentação dentro do tema proposto.
- No final das atividades, os alunos da graduação e monitores realizam a devolução do funcionamento da cadeira de Psicologia Médica 1, seja através de relatórios com ou sem identificação, ou através de discussão com professor orientador.
Resultados Esperados
Espera-se que os participantes desenvolvam maior compreensão das diferentes etapas do ciclo vital, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades e competências, bem como melhor entendimento da subjetividade dos relacionamentos entre médicos e pacientes.
Conforme avaliação das devoluções realizadas através dos alunos da graduação e monitores, a satisfação com o projeto ocorre principalmente devido a necessidade do contato com indivíduos social e economicamente diferentes da realidade do estudante de medicina. E necessidade de aprimoramento da linguagem para comunicação com o observado, estímulo à empatia e reconhecimento de aspectos não patológicos dos indivíduos.
Conforme avaliação das devoluções realizadas através dos alunos da graduação e monitores, a satisfação com o projeto ocorre principalmente devido a necessidade do contato com indivíduos social e economicamente diferentes da realidade do estudante de medicina. E necessidade de aprimoramento da linguagem para comunicação com o observado, estímulo à empatia e reconhecimento de aspectos não patológicos dos indivíduos.
Indicadores, Metas e Resultados
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADAIL FERNANDES VIEIRA NETO | 4 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
ALESSANDRA PEREIRA DE SOUZA | 4 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
AMANDA GAUTERIO PIRES DA ROSA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
AMANDA LISBOA VILAR | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
ANA LUIZA DUARTE PICH | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
ANDERSON ROQUE PAZ DIAS | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
ANDRE DA SILVA CORREA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
ANDRE LUIS BARTZ VOIGT | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
ANNA BEATRIZ COSTA DE OLIVEIRA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
ARTHUR SILVA DA SILVA | 4 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
ARTHUR VILACA DINIZ REZENDE | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
BEATRIZ FLORIAM FOLTRAN | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
BEATRIZ FRANCK TAVARES | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
BEATRIZ PADOIN CAMILO | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
BLENO BEZERRA SILVA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
BRENO QUARESMA FRANCO RAMOS | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
BRUNA LEMPEK TRINDADE DUTRA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
BRUNO SCHWANZ WUNSCH | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
BRUNO VINICIUS SANTOS | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
CAIO MAGNO DE OLIVEIRA PORTO | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
CARLOS KADIS MINEIRO DE SOUZA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
CAROLINE LOPES FARIAS | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
CLEITON EUDIS NUNES SILVA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
DOUGLAS NASCIMENTO DA SILVA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
DOUGLAS SIMÃO DA SILVA | 4 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
EDGAR SIQUEIRA DO NASCIMENTO | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
EIKI WESTERMANN SATO | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
EMANUELE FONSECA BARBOSA CARDOSO | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
ENZO MANHAES DE CARVALHO REIS SILVA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
FABIO MONTEIRO DA CUNHA COELHO | 3 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
FABRICIO RIBEIRO PEREIRA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
FELIPE PIRES BRIDI | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
FERNANDA LAMPERT | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
FERNANDO HENRIQUE TONSIG DIZOTTI | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
GABRIEL NOGUEIRA PRESSENDO COSTA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
GABRIELA COTRIM DE SOUZA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
GABRIELA DE SOUZA WARKEN | 4 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
GABRIELA MOREIRA DE ANDRADE | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
GABRIELLY APARECIDA SILVA TEIXEIRA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
GENEVA SOUZA COSTA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
GIANLUCA PEREIRA TAVARES | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
GIOVANNA MARTINES | 4 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
GISELLE DOS SANTOS RADTKE DE OLIVEIRA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
GRAZIELA MAYUMI TOMA | 3 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
HELENA ROMANO SANTIN | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
HENRIQUE GEROMEL MENEGHETTI | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
IGOR BENTO ALVES | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
INARA BENEDITA STURM FERNANDES | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
ISABELA SANTIAGO ROSA PIZANI | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
ISABELLA CUNHA PORSCHE FERREIRA | 4 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
ISADORA NASCIMENTO SAVI | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
ISIS FELDENS MULLER | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
JENIFFER DOS REIS FERNANDES | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
JOAO GABRIEL FAYYAD SANTOS | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
JOAO PEDRO DE MELLO FIGUEIREDO | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
JOAO VICTOR WERMELINGER SERAFIM FEITOSA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
JOAO VITOR DE SOUZA PINTO | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
JOÃO GUILHERME COSTA DA SILVA HUTT | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
JULIA CAROLINA DA CRUZ VIEIRA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
JULIANA OLIVEIRA SCHAUN | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
JULIANA VINADÉ PORTELA | 4 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
KELLEN YEH | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
LARISSA FERREIRA DA SILVA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
LAURA DE AZEVEDO GRACIANO | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
LEONARDO AKIHIRO TOYAMA | 4 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
LIANDRE LEÃO BRAGA | 4 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
LIVIA SARAIVA CARRICONDE | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
LUCAS ALVARES DE SOUZA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
LUCIANA MARIA VANGRÍ BELFORT | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
LUIS FELLIPE DE OLIVEIRA MANCO | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
LUIZA REI OLIVEIRA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
LUIZE COSTA SONCINI | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
LUPÉRCIO SILVA E LAMOUNIER | 4 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
LYKA TOMINAGA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
MARCELO VITORIA REINEHR | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
MARCO VICENTE DA SILVA FILHO | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
MARIANA CARDUZ OLIVEIRA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
MARIANA REIS CARAM | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
MARIE PACHECO LAINES VICENTE | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
MARINA VON BRIXEN MONTZEL DUARTE DA SILVA | 4 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
MATHEUS DE LIMA COLLOVINI | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
MATHEUS ZAMBRANO HILZENDEGER | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
MIGUEL HENRIQUE MEES | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
MONIQUE NOSCETTI MARTINS | 4 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
MURILLO OLIVEIRA HONORIO | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
MURILO PERTILE CAMPOS | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
MÁRCIA GIRÉLICA NEVES MEDINA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
NAYANE KAVALKIEVICZ DE SOUZA DA SILVA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
NICOLAU BATISTA BARROS | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
NICOLE LAZZARIN DE AVILA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
OTAVIO HENRIQUE NOVELLO | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
PAULO GUILHERME MULLER | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
PEDRO HENRIQUE DE MATTOS DRAEGER | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
PEDRO HENRIQUE EVANGELISTA MARTINEZ | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
PEDRO LORENZO NEVES DA SILVA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
PEDRO MANZKE GLANZEL | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
PEDRO MELO MENEZES | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
PETRA SOFIA LOVO OLIVEIRA SAVIO | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
RAFAEL VIEIRA BATISTA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
RAYANE GONCALVES DE OLIVEIRA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
RENAN BORGES SOARES | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
RENATO RUIZ RIZZO | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
RICARDO NETTO GOULART | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
RODRIGO ALVES CORREA VIEIRA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
ROMULO DAS NEVES MACIEL | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
RONALDO FONTES DE PAULA CASTANHO | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
SANDY DA ROSA COSTA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
STEFANI GONCALVES DOMINGUES | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
THIAGO NOGAI | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
UBIRAJARA BORGES BARROS JUNIOR | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
VALENTINA SIQUEIRA RODRIGUES | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
VERA LUCIA AVILA MELLO | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
VINICIUS KAISER QUEIROZ | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
VITOR DIAS FURTADO | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
VITORIA BARBARA KLYMYSZYN | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
Vitor Socolowski Baltieri | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
WESLEY AMARO XAVIER FERREIRA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
WILSON JUNIO TOMAZ MARTINS | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
WIVERSON RICARDO DA SILVA | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
YASMIN ALVES REIS | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |
YGOR TORRES PINTO | 2 | 02/03/2020 | 26/02/2021 |