Nome do Projeto
ATENDIMENTO DO TRAUMA NO PRÉ-HOSPITALAR
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/02/2019 - 08/06/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Resumo
O trauma é a principal causa de morte do primeiro ao quadragésimo quarto ano de vida. Além disso, para cada pessoa que morre, quatro ficam com sequelas graves. Se considerarmos os custos diretos e indiretos, os custos com trauma na sociedade norte-americana superam o dobro da soma dos custos com doenças cardiovasculares e com o câncer. A vítima com trauma grave depende do atendimento inicial e do tempo para o atendimento definitivo. Os dez primeiros minutos são considerados de fundamental importância para aumentar a probabilidade de sobrevida.
Objetivo Geral
Preparar os alunos do curso de medicina para atender de forma eficiente as vítimas de trauma grave em nível pré hospitalar
Justificativa
O currículo da faculdade de medicina da UFPel não contempla treinamento prático simulado do atendimento pré hospitalar do trauma grave.
Além disso, atualmente, existem protocolos bem definidos para o manejo dessas vítimas.
Além disso, atualmente, existem protocolos bem definidos para o manejo dessas vítimas.
Metodologia
1. Divulgar o processo seletivo em midias sociais, evitando material impresso para reduzir custos e em consonância com cuidados ecológicos
2. Realização de um prova de classificação para 12 vagas a serem disponibilizadas, utilizando projetor multimidia e apenas uma grade de respostas
3. Expor os classificados a uma situação avaliando a sua performance no atendimento sem treinamento anterior
3. Aulas expositivas sobre: cena do trauma, abordagem do traumatizado e habilidades práticas
4. Duas aulas práticas, cada uma com quatro casos práticos
5. Realização de uma prova prática com exposição a novo caso de trauma pré hospitalar verificando o desempenho dos alunos participantes
6. Confraternização de encerramento com avaliação do MÓDULO
2. Realização de um prova de classificação para 12 vagas a serem disponibilizadas, utilizando projetor multimidia e apenas uma grade de respostas
3. Expor os classificados a uma situação avaliando a sua performance no atendimento sem treinamento anterior
3. Aulas expositivas sobre: cena do trauma, abordagem do traumatizado e habilidades práticas
4. Duas aulas práticas, cada uma com quatro casos práticos
5. Realização de uma prova prática com exposição a novo caso de trauma pré hospitalar verificando o desempenho dos alunos participantes
6. Confraternização de encerramento com avaliação do MÓDULO
Resultados Esperados
1. Espera-se que os alunos terminem o MÓDULO com conhecimentos e habilidades psico motoras para o atendimento protocolar do trauma grave
2. Espera-se despertar o interesse e o próprio aprofundamento do conhecimento nessa área
3. Qualificação do atendimento do trauma em nível pré hospitalar em Pelotas
4. Acredita-se que o grupo de monitores, organizadores e coordenador também irá se qualificar no assunto.
2. Espera-se despertar o interesse e o próprio aprofundamento do conhecimento nessa área
3. Qualificação do atendimento do trauma em nível pré hospitalar em Pelotas
4. Acredita-se que o grupo de monitores, organizadores e coordenador também irá se qualificar no assunto.
Indicadores, Metas e Resultados
O corpo docente estará procurando os estudantes mais pró ativos para convida-los a fim de serem monitores nas próximas edições do MÓDULO.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CLAUDIA CALDEIRA GOMES | 2 | 11/02/2019 | 08/06/2019 |
FELIPE SFOLIA | 4 | 11/02/2019 | 08/06/2019 |
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID | 2 | 11/02/2019 | 08/06/2019 |