Nome do Projeto
Produção de Conteúdos (Digitais) para Engenharia de Produção
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/03/2019 - 18/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção
Resumo
Este Projeto visa desenvolver trabalhos de maneira que a prática suscite a curiosidade epistemológica nos acadêmicos e nos pesquisadores (CUNHA, 2014; BOLZAN, 2017). Tal curiosidade permite a tomada de distância do objeto e a aproximação dele com o objetivo de desvelá-lo (FREIRE, 1997). O Projeto potencializa os pilares ensino, pesquisa e extensão da UFPel, através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no desenvolvimento de conteúdo para o Ensino Superior de Engenharia de Produção. No exercício docente, já é consenso de que o professor disputa atenção com a tecnologia (BOLZAN, 2016). Há então, o desafio de usar a tecnologia a favor da construção de conhecimento, quer seja no ambiente formal de ensino ou fora dele. Este projeto envolve alunos, profissionais e professores de diversas instituições, favorecendo e fortalecendo a transdisciplinaridade e a rede entre Instituições de Ensino Superior, cabe citar as Instituições: UFPel, Unisinos, UFRGS, UFSM, EPSM, UERGS, UNIPAMPA, CNEC, IFRS, La Salle, Feevale, FURG, São Judas e CEUNIFRA. Os acadêmicos têm curiosidade de estudar um tema dentro da Engenharia de Produção, caberá ao Projeto aproximar acadêmico e profissionais ou professores que conheçam e possam orientar as descobertas sobre o tema. Será um processo longo e desafiador, em especial para o acadêmico, mas os potenciais resultados serão de grande valor para a comunidade em geral e para uso na sala de aula. Os conteúdos criados no projeto serão artigos também, mas principalmente alimentarão blogs, podcast, spotfy, serão feitas lives, fóruns, discussões online e ao vivo... Não se trata de um embate ao produtivismo acadêmicos ao que os docentes estão imersos, mas a aproximação entre conhecimento científico e comunidade.

Objetivo Geral

Produzir conteúdos digitais e acessíveis para a comunidade, em especial para os acadêmicos, com temas de Engenharia de Produção.

Justificativa

Na última aula da disciplina de Liderança e Desenvolvimento de Equipes, tivemos a presença de uma Coaching de Desenvolvimento, por demanda dos alunos. Nas respostas que eles deram a ela, chamou minha atenção a demanda dos acadêmicos por um laboratório de gestão e pela aproximação com o mercado. O que ratifica os achados de algumas pesquisas que apontam a necessidade de revisão dos modelos pedagógicos e metodológicos utilizados nos cursos superiores (SCHMITZ et al., 2011; SILVA et al., 2011; OLIVEIRA; SANT'ANA; DINIZ, 2011; SILVA et al., 2013; SILVA, 2014; PEREIRA, 2014; NOGUCHI; MEDEIROS, 2014); a necessidade de um ensino ativo, que envolva o acadêmico (GUIMARÃES; LOVISON, 2013) e a necessidade de um ensino que desfaça a dicotomia teoria e prática (SILVA et al., 2011; SILVA; OLIVEIRA; MOTTA, 2013).
Soma-se a isso, o feedback positivo que tive, das turmas de Engenharia de Informação e de Liderança e Desenvolvimento de Equipe com o uso dos aplicativos Socrative e do Mentimeter (aplicativos de perguntas e respostas com feedback) e de Marketing Aplicado com o GoAnimate, Cantasia e Screencastify (aplicativos de produção de vídeos).
Cabe enfatizar também que o objetivo que o objetivo do Projeto está de acordo com o objetivo geral do curso de Engenharia de Produção, da UFPel: “preparar os futuros profissionais para situações de adaptação e atualização frente a novos desafios e conjunturas, decorrentes da dinâmica de uma sociedade em transformação, a sociedade do conhecimento”. Assim como, contribuiria para a conquista dos objetivos específicos deste curso.

Metodologia

A produção de conteúdo será de responsabilidade do acadêmico. Ele escolherá um tema, que seja um que lhe desperte curiosidade, e terá orientação de um profissional ou de um professor que conheça o tema (expert). A construção de conteúdo se dará por pesquisa bibliográfica, em trabalhos práticos, somados a coleta de dados em loco quando necessário (o método de coleta será decidido entre o acadêmico e o expert). As orientações acontecerão por meio de encontros presenciais ou virtuais.
Quando construídos os conteúdos, será feito o planejamento da exposição: GoAnimate, Live, Podcast, Vídeo, Blogs, entre outros. Em seguida a exposição é feita. Não haverá limites para exposição de conteúdos, nem serão limitados os conteúdos construídos sobre um tema específico. A única exigência será o compartilhamento do conteúdo produzido gratuitamente e por tempo indeterminado. Assim, todo conteúdo produzido poderá ser usado em qualquer lugar e por qualquer Instituição.

Resultados Esperados

Ao final dos dois anos espera-se conteúdos produzidos e compartilhados de diversas áreas da Engenharia de Produção, podendo ser utilizadas em sala de aula e visualizado pelos alunos e pela comunidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AUGUSTO CÉSAR ALVES BACOVIS1
DARWIN DE OLIVEIRA BRUM211/03/201918/12/2019
GUILHERME KAUFFMANN PAPALÉO1
LARISSA BORGES DE PAULI211/03/201918/12/2019
LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN411/03/201918/12/2019
LISLAINE DOS SANTOS BARBOSA2015/05/201915/12/2019
MARCIA MARIA COSTA BACOVIS1
MAUREN LIMA1
SIMONE PORTELLA TEIXEIRA DE MELLO211/03/201918/12/2019

Página gerada em 20/04/2024 05:30:31 (consulta levou 0.024373s)