Nome do Projeto
Estudos em Síndrome de Down
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/05/2015 - 07/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Educação Especial
Resumo
O projeto de ensino Grupo de estudos em síndrome de Down originou-se de uma demanda imposta pelo projeto de Extensão Novos Caminhos que alfabetiza jovens com síndrome de Down e outras deficiências. Para atuação na prática da sala de aula muitos conhecimentos ainda não abordados no curso são necessários além de uma discussão aprofundada de metodologias de alfabetização e do ensino de língua materna.
Objetivo Geral
Instrumentalizar os estudantes atuantes no projeto de Extensão Novos Caminhos e demais alunos interessados para atuação em classes inclusivas, especialmente no tocantes a alunos com Síndrome de Down.
Justificativa
A proposta justifica-se primeiramente por estar atrelada a um projeto de extensão para o qual os integrantes necessitam de capacitação. Além dos participantes/ministrantes do projeto de extensão, são destinadas mais 10 vagas para os estudantes do Curso de Pedagogia, totalizando 26 vagas. Outra justificativa vem dos poucos estudos relacionados à prática na sala de aula com alunos com síndrome de Down e outras deficiências. Soma-se a isso o fato de ser uma oportunidade de contabilização de carga horária na grade curricular do curso - que exige 200 horas em atividades diversificadas.
Metodologia
O grupo terá encontros semanais, segundas-feiras, das 17h30min até às 19h em que serão abordados os temas elencados como prioritários: alfabetização e suas diferentes propostas; a construção do número por crianças com deficiência. Os encontros partirão de leituras prévias feita pelo grupo e a cada dia uma dupla será a responsável pela apresentação e debate.
Resultados Esperados
Dentre os resultados esperados tem-se o desenvolvimento de atividades acadêmicas em padrões de qualidade, mediante a proposição de estudos;
A contribuição com a política de diversidade, tanto na instituição, quanto no futuro mercado de trabalho e no próprio projeto de Extensão em que alguns dos participantes atuarão;
Esperamos, ainda, que os participantes sejam capazes formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização de práticas educativas inclusivas.
A contribuição com a política de diversidade, tanto na instituição, quanto no futuro mercado de trabalho e no próprio projeto de Extensão em que alguns dos participantes atuarão;
Esperamos, ainda, que os participantes sejam capazes formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização de práticas educativas inclusivas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA STEILMANN | 2 | 04/05/2015 | 07/12/2015 |
ANGELINA MONICA MONTEIRO DOS SANTOS | 2 | 04/05/2015 | 07/12/2015 |
CLAUDIA MORAES DAL-MOLIN | 2 | 04/05/2015 | 07/12/2015 |
CÁTIA REJANE SCHEUNEMANN OSSANES | 2 | 04/05/2015 | 07/12/2015 |
GABRIELA AMARAL LEAL | 2 | 04/05/2015 | 07/12/2015 |
GILSENIRA DE ALCINO RANGEL | 1 | 04/05/2015 | 07/12/2015 |
LOURDES HELENA RODRIGUES DE RODRIGUES | 2 | 04/05/2015 | 07/12/2015 |
MICHELE AMARO CAMPELO PRATES | 2 | 04/05/2015 | 07/12/2015 |
RAFAELA ENGRÁCIO DE OLIVEIRA | 2 | 04/05/2015 | 07/12/2015 |
THAIANY D'AVILA ROSA | 2 | 04/05/2015 | 07/12/2015 |
ÉRICA MACHADO LEOPOLDO | 2 | 04/05/2015 | 07/12/2015 |