Nome do Projeto
MoviLeiga - Movimento de Atenção à Saúde Global do Estudante de Medicina da Leiga/UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/03/2019 - 17/03/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina
Resumo
O MoviLeiga é um grupo composto por professores, técnicos e estudantes voluntários do curso de medicina da UFPel, reunidos com o propósito de enfrentar os crescentes índices de adoecimento físico e psíquico dos estudantes no decorrer do curso.
O aumento do adoecimento físico e psíquico dos estudantes universitários ao longo dos anos é notório e preocupante. Pesquisas realizadas na Universidade Federal do Paraná e na Universidade Federal de Minas Gerais, encontraram prevalência de estresse em 60% dos estudantes e pelo menos um diagnóstico de patologia psíquica em 83%, respectivamente.
O ingresso na universidade acarreta uma série de mudanças na vida do estudante. Adicionalmente, ele frequentemente não possui uma estabilidade emocional que permita um melhor enfrentamento do novo desafio.
Vários agentes estressores na vida acadêmica têm sido descritos: mudanças na forma de aprendizado, dificuldade em conciliar atividades acadêmicas e vida pessoal, carga horária intensa, privação do sono, competitividade, relação com professores/residentes e pacientes, problemas sociais e problemas financeiros (especialmente se oriundos de outras cidades e estados).
O curso de medicina tem sido apontado, por si, como um agente estressor, revelando que seus estudantes adoecem mais quando comparados com a população em geral. Embora todos estejam expostos às mesmas situações elas podem influenciá-los de formas diferentes, alguns parecem lidar de forma mais saudável enquanto outros exibem sinais de dificuldades emocionais. Estudos sugerem que estudantes de medicina estão mais vulneráveis a responder às situações estressantes de modo não adaptativo. Consequentemente, os riscos de suicídio, depressão, uso de drogas, distúrbios conjugais e disfunções profissionais em médicos e estudantes de medicina são maiores.
Objetivo Geral
Planejar e executar estratégias de ação e prevenção para minimizar os potenciais fatores estressores a que os alunos do curso de medicina da UFPel estão expostos e auxiliá-los a desenvolver ferramentas para melhor enfrentamento dessas situações.
Justificativa
O estresse e suas conseqüências nos estudantes de medicina são especialmente preocupantes, uma vez tratar-se de uma população jovem relacionada à área da saúde, na qual sempre deveria ser reforçada a consciência da prática de hábitos de vida saudáveis e suas consequências positivas sobre o organismo. As alterações de funções fisiológicas, psicológicas e cognitivas,além de prejudicar a qualidade de vida, podem influenciar no rendimento acadêmico e no cuidado ao paciente. Dessa forma, o descuido do bem-estar desses estudantes, além de uma questão de saúde individual, constitui um problema institucional (por apresentar repercussões no rendimento acadêmico, aumentando os índices de retenção e evasão na universidade)e um problema de saúde pública (uma vez que, ao prejudicar a instrução dos futuros médicos, acarretará malefícios que recairão também sobre os usuários).
Apesar do aumento dos níveis de perturbações emocionais nessa população, ainda há carência de implementação de medidas preventivas ou programas de intervenção durante o treinamento e prática médica.As universidades precisam reconhecer essa realidade e construir estratégias institucionais que possam ajudar os estudantes a lidar com os eventos estressores, para que, assistidos nas próprias necessidades, eles consigam enxergar as necessidades psicossociais dos pacientes.
Apesar do aumento dos níveis de perturbações emocionais nessa população, ainda há carência de implementação de medidas preventivas ou programas de intervenção durante o treinamento e prática médica.As universidades precisam reconhecer essa realidade e construir estratégias institucionais que possam ajudar os estudantes a lidar com os eventos estressores, para que, assistidos nas próprias necessidades, eles consigam enxergar as necessidades psicossociais dos pacientes.
Metodologia
Criaremos programas de ação e prevenção:
- oficinas de desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, de organização de tempo e de enfrentamento de estresse em parceria com a PRAE;
- inclusão de turmas da FAMED em projetos de pesquisa, já em andamento da Faculdade de Educação;
- realização de eventos que promovam ações de socialização entre estudantes de todos os semestres e professores;
- revitalização de áreas verdes e de convívio nas dependências da faculdade, trabalhando às questões de consciência ambiental e ecológica, alinhando-se às orientações das diretrizes curriculares, conforme previsto no PPC do curso em reformulação.
- atividades de prática desportiva, em consonância ao PPC do curso em reformulação, como forma de incentivo à ações preventivas de saúde física e mental;
- oficinas de Introdução à Medicina Integrativa.
- oficinas de desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, de organização de tempo e de enfrentamento de estresse em parceria com a PRAE;
- inclusão de turmas da FAMED em projetos de pesquisa, já em andamento da Faculdade de Educação;
- realização de eventos que promovam ações de socialização entre estudantes de todos os semestres e professores;
- revitalização de áreas verdes e de convívio nas dependências da faculdade, trabalhando às questões de consciência ambiental e ecológica, alinhando-se às orientações das diretrizes curriculares, conforme previsto no PPC do curso em reformulação.
- atividades de prática desportiva, em consonância ao PPC do curso em reformulação, como forma de incentivo à ações preventivas de saúde física e mental;
- oficinas de Introdução à Medicina Integrativa.
Resultados Esperados
Esperamos que nossos estudantes contemplem diversas estratégias que os auxiliem a construir um novo olhar para a faculdade e para as adversidades da vida. Assim, esperamos formar em nossa faculdade “um ser humano mais profissional e um profissional mais humano”.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CRISTIANE HALLAL DA SILVA | 2 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
DINARTE ALEXANDRE PRIETTO BALLESTER | 2 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
DULCE STAUFFERT | 1 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
EDUARDO COELHO MACHADO | 1 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
ELLEN CRISTINA DUPSK | 1 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
FABIO MONTEIRO DA CUNHA COELHO | 2 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
GABRIELL DE PAULA TSUKAHARA | 1 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
LUÍS FELIPE DA SILVA SALDANHA | 1 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
LUÍS HENRIQUE SALDANHA SANTOS | 1 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
MARCELO FERNANDES CAPILHEIRA | 2 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
MARIA MANUELA SOUSA ALBUQUERQUE VALENTE | 1 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
MARINA PERES BAINY | 2 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
NILZA MARIA VALIM LOPES | 2 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
PATRICIA ELIZABETE TRENTIM | 1 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
PATRICIA PORTANTIOLO MANZOLLI | 2 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
RAFAELA DOS SANTOS SCHNEID | 1 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
ROSANA MENDONCA DE SOUZA | 2 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA | 2 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
SATHYEL BLANKE BIERHALS | 1 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
SILVIA ELAINE CARDOZO MACEDO | 2 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
TALITA VERONEZE PRATTI | 1 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
TEODORA SCHUMACHER BAUER | 2 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |
WLADIMIR RIBEIRO DUARTE | 2 | 18/03/2019 | 17/03/2020 |