Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/03/2019 - 08/03/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina
Resumo
A Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia foi criada em 2015 por acadêmicos do cursos de Medicina, Odontologia e Terapia Ocupacional. Trata-se de encontros teóricos e práticos periódicos que tem como público-alvo os acadêmicos e a sociedade em geral.

Objetivo Geral

Melhorar a formação dos acadêmicos da UFPel no cuidado as pessoas idosas e sensibilizar a sociedade às necessidades desta população;

Justificativa

A população mundial é de 7,6 bilhões sendo 1 bilhão formada por idosos (ONU, 2017). O Brasil tem em torno de 205,5 milhões de habitantes e 29,6 milhões são pessoas idosas (IBGE, 2016). Segundo a Organização Mundial da Saúde, a tendência é que até a metade do século, cerca de um terço da população brasileira será de idosos. No momento, a grande pauta de discussão do atual governo brasileiro é a Reforma da Previdência Social que aumenta o tempo de contribuição, portanto aumenta o tempo de vida ativa em termos de trabalho da população brasileira. O grande problema é que, embora tenham ocorridos grandes avanços em termos sociais e na saúde, o Brasil ainda não dispõe de estrutura suficiente que possa garantir uma vida saudável para que as pessoas produzam mais por mais tempo. No próprio meio acadêmico, a maioria dos cursos de graduação não possuem disciplinas que preparam o acadêmico no cuidado das pessoas idosas. A Liga de Geriatria e Gerontologia (LAGGE) foi criada na Faculdade de Medicina da UFPel para despertar nos acadêmicos o interesse no cuidado a pessoa idosa e também para prepará-los melhor para este tipo de cuidado. Além disso, a LAGGE vem trabalhando com a sociedade no sentido de mostrar que população idosa tem muito a contribuir, desde que se respeite seu ciclo natural de vida.

Metodologia

A LAGGE utilizará a mesma metodologia dos anos anteriores. Serão realizadas reuniões mensais com todos os membros da Liga e quinzenais as reuniões específicas, ou seja o grupo de acadêmicos da Medicina e o grupo da Terapia Ocupacional. Os encontros terão duração de cerca de 1h.

Resultados Esperados

Espera-se que os integrantes da LAGGE:
- Despertem o interesse na área de Geriatria e Gerontologia;
- Ampliem seus conhecimentos sobre a saúde do idoso;
- Promovam palestras, jornadas, rodas de conversa para acadêmicos e população em geral para levar informação sobre as necessidades e cuidados das pessoas idosas;
- Sejam motivados a realizar trabalhos voluntários em instituições de cuidado ao idoso;
- Transformem a LAGGE em uma organização de referência na promoção e prevenção a saúde das pessoas idosas e na capacitação de profissionais de saúde no cuidado desta população.

Indicadores, Metas e Resultados

A LAGGE está em atuação desde 2016 e jamais terminou. O projeto inscrito no cobalto terminou em 092018,
mas a Liga continuou seus trabalhos na mesma proposta ate o encerramento do ano letivo de 2018.

Página gerada em 22/05/2025 22:07:52 (consulta levou 0.114534s)