Nome do Projeto
Transdisciplinaridade: processos de ensino com futuros professores a partir da Fotografia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/03/2019 - 12/04/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
Este projeto tem como proposta reunir um grupo de acadêmicos de licenciatura da UFPel dos cursos de História, Física, Química, Matemática e Artes Visuais.
A proposta é a criação de conteúdo programático para curso que a partir do tópico "Advento da Fotografia", e que abordará conteúdos dessas áreas, relacionados com o assunto. Por exemplo: em Artes Visuais, o impacto que a fotografia teve sobre a pintura; em física, os fenômenos óticos; em química, os processos de fixação da imagem.
A partir de encontros realizados na primeira semana de projeto, será criado um material didático pedagógico transdisciplinar, onde os conteúdos se cruzem e a produção de conhecimento seja feita de forma conjunta.
O curso será oferecido para a comunidade em geral e seus ministrantes serão os próprios acadêmicos.
Objetivo Geral
- Criar proposta de conteúdo programático transdisciplinar a partir da fotografia em conjunto com alunos de diversas licenciatura da UFPel;
Justificativa
Vivemos em mundo no qual o avanço tecnológico está cada vez mais rápido, e com isto nossos jovens estão sempre se atualizando e querendo novidades.
Conforme Morin (2000), é dever da educação favorecer e promover a não compartimentação do conhecimento estimulando a curiosidade dos envolvidos, indagando e ampliando as interpretações sobre o mundo, contexto, globalidades e complexidades.
O projeto propõe descompartimentar o ensino dos conteúdos, unindo-os de forma instigante e atrativa. A proposta de ensino visa romper com a fragmentação do conhecimento, possibilitando a criação de projetos inovadores dentro do ambiente escolar pelos futuros docentes.
Conforme Morin (2000), é dever da educação favorecer e promover a não compartimentação do conhecimento estimulando a curiosidade dos envolvidos, indagando e ampliando as interpretações sobre o mundo, contexto, globalidades e complexidades.
O projeto propõe descompartimentar o ensino dos conteúdos, unindo-os de forma instigante e atrativa. A proposta de ensino visa romper com a fragmentação do conhecimento, possibilitando a criação de projetos inovadores dentro do ambiente escolar pelos futuros docentes.
Metodologia
- Encontros entre os alunos dos cursos de Licenciatura da UFPel (História, Física, Química, Matemática e Artes Visuais) para estruturação do conteúdo programático;
- Produção de material didático pedagógico para as oficinas;
- Realização de oficina aberta a comunidade com 15 vagas e com carga horária de 20h/aula;
- Encontro entre os alunos dos cursos de Licenciatura para avaliação dos resultados.
- Produção de material didático pedagógico para as oficinas;
- Realização de oficina aberta a comunidade com 15 vagas e com carga horária de 20h/aula;
- Encontro entre os alunos dos cursos de Licenciatura para avaliação dos resultados.
Resultados Esperados
A partir da proposta transdisciplinar, espere-se que o grupo possa abordar com os inscritos no curso, vários conteúdos de suas disciplinas, tendo como eixo gerador o advento da fotografia. A proposta visa tornar o ensino mais dinâmico e desfragmentado, ao fazer com que as diversas áreas interajam para um ensino mais atrativo e produtivo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA PEREIRA GONZALEZ | 20 | 25/03/2019 | 29/03/2019 |
ANDRESSA JANDT HÖNKE | 20 | 18/03/2019 | 12/04/2019 |
ANDRÉ ALEXANDRE GASPERI | 20 | 25/03/2019 | 29/03/2019 |
ANGELA RAFFIN POHLMANN | 1 | 18/03/2019 | 12/04/2019 |
DEIVI MOTTA DA SILVA | 20 | 25/03/2019 | 29/03/2019 |
JULIANA CORREA HERMES ANGELI | 1 | 18/03/2019 | 12/04/2019 |
LEONARDO DOS SANTOS DAS NEVES | 20 | 18/03/2019 | 12/04/2019 |
LETICIA MUENZER FONSECA | 20 | 18/03/2019 | 12/04/2019 |
MARTHA LETÍCIA MACHADO DWORAKOWSKI | 20 | 18/03/2019 | 12/04/2019 |
RAYZA ROVEDA ATAIDES | 20 | 25/03/2019 | 29/03/2019 |
TAÍS PEREIRA FERREIRA | 20 | 18/03/2019 | 12/04/2019 |