Nome do Projeto
Filosofia Política e do Direito
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/03/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia
Resumo
O Grupo de Estudos "Filosofia Política e do Direito" visa estudar questões pertinentes ao debate político e do direito contemporâneo. A partir da leitura dos textos de grandes pensadores, o grupo analisa, debate e atualiza questões que se referem à Política e ao Direito. O grupo usa textos de filósofos contemporâneos, mas possui uma raiz multidisciplinar a fim de que alunos e interessados de outras áreas possam participar e debater.

Objetivo Geral

Analisar, debater, interpretar e atualizar textos dos grandes pensadores da Política e do Direito.

Justificativa

E fundamental estudar a Filosofia Política e do Direito, uma vez que as questões trabalhadas por elas impactam direta e indiretamente em nossa vida. Por isso, compreender o sentido pleno e as possibilidades que a palavra Política possui é uma tarefa sempre presente. Além disso, compreender e debater a legitimidade das leis é fundamental para não cair em um positivismo cego e/ou um discricionarismo principiológico. Pode-se dizer que a Política é tão velha quanto o convívio em sociedade. Ela sempre esteve presente. É fato que a Política evolui nos últimos anos em determinados países - sobretudo a partir do regime democrático -, mas é fato que ela pode ser, dentro do próprio conceito de democracia, ainda mais aprimorada. Com isso presente, o Grupo tem a pretensão de estudar alguns dos mais renomados filósofos políticos, clássicos e contemporâneos, para analisar, interpretar e, sobretudo, debater as concepções políticas e do direito. O debate visa sempre pensar, a partir das teorias, o contexto brasileiro.

Metodologia

A pesquisa/estudo caracteriza-se como bibliográfica. Por este motivo, o método empregado será, em primeiro lugar, analítico-crítico, ou seja, será feita uma análise minuciosa dos textos e dos conceitos. Visto ser uma análise filosófica, a criticidade é fundamental para um trabalho bibliográfico consistente.
Depois disso, os conceitos fundamentais serão colocados frente a frente para verificar seu grau de profundidade e fundamentação.
Em um segundo momento, empregar-se-á, a partir da análise crítica, o método hermenêutico a fim de construir uma interpretação da questão abordada a partir de uma visão contemporânea.

Resultados Esperados

Espera-se que os componentes do Grupo compreendam, reflitam e debatam os conceitos fundamentais da filosofia política e do direito. Além disso, espera-se que os debates e as questões centrais façam aflorar cada vez mais a consciência crítica. No que se refere à política e o direito é sempre necessário o debate crítico e o diálogo para que seja pensada e repensada a estrutura atual. O debate racional baseado em princípios democráticos e neutros visa aprimorar sempre mais a estrutura vigente.
Além disso, intenta-se, a partir do pensador Habermas, aclarar o cenário político-jurídico brasileiro, dado o momento complexo atualmente vivenciado.

Indicadores, Metas e Resultados

Os participantes serão orientados a buscarem outras fontes secundárias de leitura para expandirem suas interpretações, além de serem fortemente instigados a produzirem artigos sobre o texto estudado. No ano de 2019, continuaremos a estudar o renomado filósofo Jürgen Habermas e suas teses sobre direitos fundamentais, democracia e razão pública.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA ALVARIZA HERTZBERG2015/05/201916/08/2019
CASSIA DE ALMEIDA POLINO418/03/201931/12/2019
KEBERSON BRESOLIN418/03/201931/12/2019
MAICON DA SILVA418/03/201931/12/2019
MARIANA ROLDAN LOPES2019/08/201915/12/2019

Página gerada em 26/01/2021 18:04:52 (consulta levou 0.072313s)