Nome do Projeto
Grupo de estudos em anestesiologia animal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/03/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Anestesiologia Animal
Resumo
O grupo de estudos em anestesiologia animal está em sua quarta edição e vem desempenhando papel de suprir as
necessidades de complementação teórica e prática dos alunos com interesse na área ou áreas afins, visto que a carga
horária curricular destina a anestesiologia ainda é pequena e compartilhada.
Nele, são apresentados artigos científicos na área, discussões de casos rotineiros, solução de dúvidas do conteúdo e
na área.
Nos grupos ainda surgem ideias de estudos e de produção de material extra como postagens e material áudio-visual
compartilhado em redes sociais e utilizados nas aulas da disciplina.
Objetivo Geral
Propiciar aos alunos interessados na área um maior conteúdo prático e teórico que não pôde ser abordado em sala de
aula devido a baixa carga horária na área.
aula devido a baixa carga horária na área.
Justificativa
Como a carga horária compartilhada está aquém da necessária para abordar o conteúdo de forma eficaz para aqueles
interessados na área e em áreas afins, torna-se necessário a utilização de atividades extracurriculares para
compensação, visto que a prática é essencial ao aprendizado (JENKINS et al., 2008; COSTA NETO e MARTINS
FILHO, 2016)
Como material extra podem-se citar vídeo aulas e vídeos demonstrativos das diversas técnicas anestésicas para que o
aluno possa fixar o conteúdo das aulas teóricas e práticas sem depender somente da pouca carga horária ministrada
em aula (COSTA NETO e MARTINS FILHO, 2016). Estes vídeos podem ser repassados aos alunos para que possam
dar continuidade ao aprendizado em casa.
Em 2016 o grupo de estudos em anestesiologia animal teve como foco a discussão de artigos científicos na parte
teórica e na confecção de vídeos, material de estudo e divulgação dos mesmos em uma página na internet. O conteúdo
foi recebido com muito gosto pelos acadêmicos e acabou se disseminando pela internet para outras universidade e
para todo o Brasil.
Além dos benefícios aos alunos a utilização de técnicas alternativas para aprendizado vai ao encontro das mais
recentes
recomendações de substituição de animais em aulas práticas, já que é possível que o aluno aprenda de forma eficaz
por meio de vídeos e conteúdos virtuais (DINIZ et al., 2006; OLIVEIRA et al., 2013).
Outro importante meio de divulgação do conhecimento e aprendizagem se dá por meio dos grupos de estudo e
discussão de casos, onde são abordados temas que fogem ao convencional e aqueles mais recentes, como forma de
atualização do conhecimento. Visto que a tendência é de que as aulas práticas se tornem cada vez mais
demonstrativas e teórico-práticas (DINIZ et al., 2006; OLIVEIRA et al., 2013; COSTA NETO e MARTINS FILHO, 2016)
interessados na área e em áreas afins, torna-se necessário a utilização de atividades extracurriculares para
compensação, visto que a prática é essencial ao aprendizado (JENKINS et al., 2008; COSTA NETO e MARTINS
FILHO, 2016)
Como material extra podem-se citar vídeo aulas e vídeos demonstrativos das diversas técnicas anestésicas para que o
aluno possa fixar o conteúdo das aulas teóricas e práticas sem depender somente da pouca carga horária ministrada
em aula (COSTA NETO e MARTINS FILHO, 2016). Estes vídeos podem ser repassados aos alunos para que possam
dar continuidade ao aprendizado em casa.
Em 2016 o grupo de estudos em anestesiologia animal teve como foco a discussão de artigos científicos na parte
teórica e na confecção de vídeos, material de estudo e divulgação dos mesmos em uma página na internet. O conteúdo
foi recebido com muito gosto pelos acadêmicos e acabou se disseminando pela internet para outras universidade e
para todo o Brasil.
Além dos benefícios aos alunos a utilização de técnicas alternativas para aprendizado vai ao encontro das mais
recentes
recomendações de substituição de animais em aulas práticas, já que é possível que o aluno aprenda de forma eficaz
por meio de vídeos e conteúdos virtuais (DINIZ et al., 2006; OLIVEIRA et al., 2013).
Outro importante meio de divulgação do conhecimento e aprendizagem se dá por meio dos grupos de estudo e
discussão de casos, onde são abordados temas que fogem ao convencional e aqueles mais recentes, como forma de
atualização do conhecimento. Visto que a tendência é de que as aulas práticas se tornem cada vez mais
demonstrativas e teórico-práticas (DINIZ et al., 2006; OLIVEIRA et al., 2013; COSTA NETO e MARTINS FILHO, 2016)
Metodologia
Os horários utilizados para estas atividades serão aqueles em que o aluno esteja liberado das demais atividades do
curso como das 12:00 às 14:00 Hs e nos períodos em que não há atividades acadêmicas programadas. A função do
aluno bolsista será de auxiliar na confecção do material extra bem como organizar os grupos de discussão com os
demais interessados e aqueles das disciplinas de clínica cirúrgica I e II.
O grupo de discussão ocorrerá uma vez por semana com duração de no máximo 2 horas onde serão discutidas
informações cientificas relevantes e atuais na área, discussão de casos clínicos acompanhados em aulas e na rotina
hospitalar e resolução de questionamentos que possam surgir no decorrer das aulas.
A produção de material digital será sob responsabilidade do aluno e do professor responsável onde serão utilizados
animais da rotina hospitalar para confecção dos vídeos e fotos. Após, o aluno, com auxilio docente, editará as imagens
de forma a produzir material educativo e possível de compartilhamento em redes sociais com os demais alunos do
curso.
Neste momento também será conduzida a atividade prática do grupo para que os participantes possam ampliar seus
conhecimentos na área.
curso como das 12:00 às 14:00 Hs e nos períodos em que não há atividades acadêmicas programadas. A função do
aluno bolsista será de auxiliar na confecção do material extra bem como organizar os grupos de discussão com os
demais interessados e aqueles das disciplinas de clínica cirúrgica I e II.
O grupo de discussão ocorrerá uma vez por semana com duração de no máximo 2 horas onde serão discutidas
informações cientificas relevantes e atuais na área, discussão de casos clínicos acompanhados em aulas e na rotina
hospitalar e resolução de questionamentos que possam surgir no decorrer das aulas.
A produção de material digital será sob responsabilidade do aluno e do professor responsável onde serão utilizados
animais da rotina hospitalar para confecção dos vídeos e fotos. Após, o aluno, com auxilio docente, editará as imagens
de forma a produzir material educativo e possível de compartilhamento em redes sociais com os demais alunos do
curso.
Neste momento também será conduzida a atividade prática do grupo para que os participantes possam ampliar seus
conhecimentos na área.
Resultados Esperados
Espera-se que o grupo proporcione aqueles interessados na área de anestesiologia animal ou áreas afins a
possibilidade de expandir o conhecimento adquirido na pouca carga horária da disciplina atual.
Com o grupo de discussão, além do aluno focar nos tópicos da área, irá também aprender a buscar artigos nas bases
cientificas, ter noção de iniciação cientifica, apresentação e confecção de seminários e desenvoltura para exposição
oral.
A produção do material digital possibilitará um maior aproveitamento das atividades práticas com redução da
necessidade de animais nas aulas práticas e aumento do estudo extraclasse por meio de vídeo aulas.
possibilidade de expandir o conhecimento adquirido na pouca carga horária da disciplina atual.
Com o grupo de discussão, além do aluno focar nos tópicos da área, irá também aprender a buscar artigos nas bases
cientificas, ter noção de iniciação cientifica, apresentação e confecção de seminários e desenvoltura para exposição
oral.
A produção do material digital possibilitará um maior aproveitamento das atividades práticas com redução da
necessidade de animais nas aulas práticas e aumento do estudo extraclasse por meio de vídeo aulas.
Indicadores, Metas e Resultados
A área de anestesiologia animal vem em crescente ascensão e demanda profissionais cada vez mais qualificados. Para
tal, atividades práticas e ampliação do conteúdo teórico são fundamentais.
Em 2016 a primeira turma do grupo de estudos em anestesiologia animal, juntamente com a bolsista puderam
acompanhar uma grande variedade de procedimentos além de participarem de discussões cientificas e melhorarem
suas habilidades de pesquisa e apresentação de seminários.
Também foi criada a página de ensino no facebook https://www.facebook.com/lacaufpel onde são disponibilizadas
video-aulas, conteúdo teórico, reportagens e artigos científicos da área. A página possui seguidores em todo Brasil e no
exterior e é alimentada pelos assuntos discutidos no grupo.
tal, atividades práticas e ampliação do conteúdo teórico são fundamentais.
Em 2016 a primeira turma do grupo de estudos em anestesiologia animal, juntamente com a bolsista puderam
acompanhar uma grande variedade de procedimentos além de participarem de discussões cientificas e melhorarem
suas habilidades de pesquisa e apresentação de seminários.
Também foi criada a página de ensino no facebook https://www.facebook.com/lacaufpel onde são disponibilizadas
video-aulas, conteúdo teórico, reportagens e artigos científicos da área. A página possui seguidores em todo Brasil e no
exterior e é alimentada pelos assuntos discutidos no grupo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA ANDERSSON PEREIRA STARK | 1 | 20/05/2019 | 20/12/2019 |
ANA CAROLINA GEHRKE ALVES | 1 | 20/05/2019 | 20/12/2019 |
ANA CRISTINA KALB | 2 | 18/03/2019 | 20/12/2019 |
BERNARDTHY BELLARMINO WEBERY | 2 | 12/08/2019 | 20/12/2019 |
CAROLAINE GARCIA DE MATTOS | 2 | 12/08/2019 | 20/12/2019 |
CAROLINE JEDE DE MARCO | 2 | 18/03/2019 | 20/12/2019 |
CATIANE PRESTES DOS SANTOS | 2 | 18/03/2019 | 20/12/2019 |
ELVIS BALTAZAR PUGA | 2 | 15/05/2019 | 20/12/2019 |
FERNANDA DOMINGUES DUARTE | 2 | 15/05/2019 | 20/12/2019 |
GABRIELA RABELO YONAMINE | 2 | 12/08/2019 | 20/12/2019 |
JOSEANA DE LIMA ANDRADES | 2 | 18/03/2019 | 20/12/2019 |
KAREN TERRA SILVEIRA | 20 | 15/05/2019 | 12/08/2019 |
KATARYNE DOS SANTOS SILVA | 2 | 12/08/2019 | 20/12/2019 |
KELEN MARIA TEIXEIRA DO AMARAL | 2 | 12/08/2019 | 20/12/2019 |
LUÃ BORGES IEPSEN | 20 | 12/08/2019 | 20/12/2019 |
MARIANA HERNANDEZ LIBOS | 2 | 12/08/2019 | 20/12/2019 |
MARTIELO IVAN GEHRCKE | 2 | 18/03/2019 | 20/12/2019 |
MAYRA ROCHA | 2 | 12/08/2019 | 20/12/2019 |
PAMELA CRISTINA ANDRIOLI MACHADO | 2 | 12/08/2019 | 20/12/2019 |
RAFAEL PIRES LIMA | 2 | 12/08/2019 | 20/12/2019 |
RENATA DO PRÁ ALANO | 2 | 12/08/2019 | 20/12/2019 |
SAULO ADALBERTO DE ARAUJO | 2 | 12/08/2019 | 20/12/2019 |
THAÍSSA PELLEGRIN DE ARAUJO | 2 | 12/08/2019 | 20/12/2019 |
THOMAS NORMANTON GUIM | 2 | 18/03/2019 | 20/12/2019 |
VANESSA DA SILVEIRA PEREIRA | 2 | 12/08/2019 | 20/12/2019 |