Nome do Projeto
ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM HISTÓRIA DA ARTE
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
25/03/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - História da Arte
Resumo
Uma parcela significativa dos alunos que ingressam nos cursos de Artes Visuais do CA/UFPEL (Centro de Artes/UFPEL), tanto na modalidade licenciatura quanto no bacharelado, por procurarem os cursos principalmente pelos motivos de gostar de arte e gostar de fazer arte, apresenta dificuldades nas disciplinas que requerem aquisição de conhecimento principalmente por meio da leitura e interpretação de textos, e que possuem avaliações em que o aluno tem que se expressar por meio da escrita (e por meio dela articular os conhecimentos adquiridos). Os professores destas disciplinas convivem com estas dificuldades dos alunos, que são em grande número reprovados, e em muitos casos abandonam o curso por não conseguirem superar as suas dificuldades. Este projeto de ensino se propõe a proporcionar apoio a estes alunos, na área da História da Arte, por meio da elaboração e implementação dispositivos de aprendizagem que possam impactar positivamente o processo de ensino-aprendizagem.

Objetivo Geral

Este projeto de ensino objetiva contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem da História da Arte do CA/UFPEL por meio do apoio ao desenvolvimento das disciplinas de História da Arte. A produção de dispositivos/material educativo visará os alunos em geral, mas será dada especial atenção aos alunos que necessitam de apoio para conseguirem alcançar aprovação nas disciplinas da área.

Justificativa

Este projeto de ensino se justifica pela necessidade de proporcionar apoio aos alunos de História da Arte - principalmente aos que apresentam dificuldades no aprendizado da disciplina -, por meio do estudo e posterior elaboração e implementação de dispositivos de aprendizagem que possam impactar positivamente o processo de ensino-aprendizagem (usando, por exemplo, as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs)). Serão atendidas diretamente por volta de duas centenas de alunos apenas nas disciplinas de História da Arte I, II e III do curso de Artes Visuais Licenciatura, e indiretamente todos os alunos do CA e comunidade em geral que virem as exposições e/ou entrarem em contato com o material pedagógico que será desenvolvido.

Metodologia

Trabalho contínuo e simultâneo em todos os níveis de desenvolvimento do projeto, quais sejam estudos, discussão, reflexão, preparação de material didático, confecção de materiais de ensino-aprendizagem.

Resultados Esperados

Qualificação do processo de ensino-aprendizagem, com aumento do interesse dos alunos, diminuição da reprovação, retenção e evasão nas disciplinas de História da Arte dos cursos do Centro de Artes da UFPel e

desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas que impactem positivamente o desempenho acadêmico nestas disciplinas.

Indicadores, Metas e Resultados

Este projeto de ensino tem basicamente as mesmas características do projeto homônimo proposto e realizado no ano de 2018, com a diferença de que aquele foi pensado como um projeto do tipo monitoria e este não.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLARICE REGO MAGALHAES525/03/201931/12/2019
MARIA GIOVANNA WALERKO MOREIRA225/03/201931/12/2019
MARIANA LEAL DA SILVA225/03/201931/12/2019
MARINA OLIVEIRA RIBAS225/03/201931/12/2019

Página gerada em 29/03/2024 07:04:04 (consulta levou 0.024332s)