Nome do Projeto
Tecnologias Educacionais Digitais para o Ensino de Engenharias
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/03/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Interdisciplinar
Resumo
O projeto visa contribuir para o desenvolvimento dos cursos de Engenharias da UFPel, incentivando a inovação pedagógica e tecnológica, por meio de ações de formação docente e discente que promovam a aplicação e avaliação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, notadamente Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) no processo ensino-aprendizagem. Os esforços serão concentrados em um Núcleo de Tecnologias Digitais para o Ensino de Engenharias que atuará de forma transversal em todos os cursos, contemplando todos os professores interessados em participar. As ações de formação docente do projeto estarão direcionadas à inovação em estratégias e/ou metodologias pedagógicas utilizando as TCD nos cursos de Engenharia e à inovação em produtos tais como Objetos de Aprendizagem, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Simuladores, Laboratórios virtuais, entre outros. Os professores que participem das oficinas do projeto terão a oportunidade de refletir sobre a possibilidade de substituir a metodologia tradicional, baseada apenas em aulas expositivas, por outras que favoreçam o alcance de vários objetivos educacionais, estimulem o aluno a aprender e possibilitem sua participação no processo de aprendizagem. Dessa forma, poderão utilizar Tecnologias de Comunicação Digital para estruturar métodos de ensino que favoreçam a integração de conteúdos, a integração social dos alunos e a aprendizagem na prática. As ações de formação discente se concentram em atividades tanto nas Oficinas como também em disciplinas ministradas pelo Coordenador do Projeto, notadamente "Ciência, Tecnologia e Sociedade" e "Gestão do Conhecimento" no auxilio na elaboração de conteúdos utilizando TCD. Esta proposta estabelece novas formas de aprender, onde os conteúdos são importantes, mas considera-se que os métodos de trabalho constituem a pedra angular de toda e qualquer inovação que a docência e a aprendizagem do futuro irão exigir (TAVARES, 2003).
Objetivo Geral
Aperfeiçoar as técnicas e condições do ensino de Engenharias mediante a incorporação de Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) para inovar no processo de ensino-aprendizagem.
Justificativa
O projeto procura incentivar a inovação e utilização de novas tecnologias em sala de aula e na a oferta de disciplinas de cursos de Engenharias, incorporando o uso integrado de tecnologias
de informação e comunicação para a realização dos objetivos pedagógicos, conforme previsto no art. 81 da Lei n.9.394, de 1.996 e na Portaria 4.059, de 10 de dezembro de 2004 do MEC. Paralelamente, os discentes envolvidos nas atividades da abrangência do projeto serão expostos à utilização de tecnologias que são de utilidade não apenas para atingir objetivos pedagógicos das disciplinas em tela, mas de utilidade para o exercício da profissão. As contribuições do projeto vão ao encontro dos fundamentos do Projeto Pedagógico Institucional da UFPel (PPI) que considera fundamental a figura do professor como basilar na aplicação das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, principalmente dentro de inovações, tecnologias e procedimentos construtivistas, que possibilite a abordagem de procedimentos e tecnologias diferenciados, para que se possa contemplar de uma maneira harmônica as diferentes habilidades de cada aluno. No PPI entende-se como necessário, dentre outros, que os docentes e discentes conheçam as novas tecnologias educacionais e sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem.
de informação e comunicação para a realização dos objetivos pedagógicos, conforme previsto no art. 81 da Lei n.9.394, de 1.996 e na Portaria 4.059, de 10 de dezembro de 2004 do MEC. Paralelamente, os discentes envolvidos nas atividades da abrangência do projeto serão expostos à utilização de tecnologias que são de utilidade não apenas para atingir objetivos pedagógicos das disciplinas em tela, mas de utilidade para o exercício da profissão. As contribuições do projeto vão ao encontro dos fundamentos do Projeto Pedagógico Institucional da UFPel (PPI) que considera fundamental a figura do professor como basilar na aplicação das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, principalmente dentro de inovações, tecnologias e procedimentos construtivistas, que possibilite a abordagem de procedimentos e tecnologias diferenciados, para que se possa contemplar de uma maneira harmônica as diferentes habilidades de cada aluno. No PPI entende-se como necessário, dentre outros, que os docentes e discentes conheçam as novas tecnologias educacionais e sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem.
Metodologia
Aulas presenciais expositivas e dialogadas;
Oficinas para Desenvolvimento de Projetos;
Encontros a Distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
Palestras, conferências, teleconferências e outras atividades condizentes ao ambiente educacional para a formação continuada de professores de cursos de Engenharias.
Atuarão no projeto de ensino alunos colaboradores para auxiliar na elaboração de conteúdo para as Aulas, Oficinas e Workshop. Cabe destacar que a natureza, objetivos e metodologia do projeto são compatíveis com as bolsas de iniciação ao ensino da Universidade Federal de Pelotas. A atuação de alunos colaboradores é de relevância para a consecução dos objetivos do projeto, já que, após receberem formação adequado em Tecnologias de Comunicação Digital, eles atuarão no desenvolvimento de conteúdo para auxiliar aos professores que estarão realizando as oficinas assim como a alunos que estão desenvolvendo trabalhos suportados por TCD. Durante a execução do projeto, os alunos colaboradores terão oportunidades de complementação acadêmica tanto no que diz respeito à utilização de Tecnologias de Comunicação Digital como também nos aspectos pedagógicos da sua utilização. Trata-se de uma proposta metodológica inovadora que oferece um papel privilegiado atribuído à participação ativa do aluno colaborador e sua interação com os professores e outros alunos, visando à colaboração na construção de conhecimento. Do ponto de vista metodológico do projeto, inovar significa estruturar atividades de ensino que requeiram o envolvimento ativo do aluno no planejamento e na realização das atividades propostas.
Oficinas para Desenvolvimento de Projetos;
Encontros a Distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
Palestras, conferências, teleconferências e outras atividades condizentes ao ambiente educacional para a formação continuada de professores de cursos de Engenharias.
Atuarão no projeto de ensino alunos colaboradores para auxiliar na elaboração de conteúdo para as Aulas, Oficinas e Workshop. Cabe destacar que a natureza, objetivos e metodologia do projeto são compatíveis com as bolsas de iniciação ao ensino da Universidade Federal de Pelotas. A atuação de alunos colaboradores é de relevância para a consecução dos objetivos do projeto, já que, após receberem formação adequado em Tecnologias de Comunicação Digital, eles atuarão no desenvolvimento de conteúdo para auxiliar aos professores que estarão realizando as oficinas assim como a alunos que estão desenvolvendo trabalhos suportados por TCD. Durante a execução do projeto, os alunos colaboradores terão oportunidades de complementação acadêmica tanto no que diz respeito à utilização de Tecnologias de Comunicação Digital como também nos aspectos pedagógicos da sua utilização. Trata-se de uma proposta metodológica inovadora que oferece um papel privilegiado atribuído à participação ativa do aluno colaborador e sua interação com os professores e outros alunos, visando à colaboração na construção de conhecimento. Do ponto de vista metodológico do projeto, inovar significa estruturar atividades de ensino que requeiram o envolvimento ativo do aluno no planejamento e na realização das atividades propostas.
Resultados Esperados
O projeto impactará no desenvolvimento do Centro de Engenharias (CEng) da Universidade Federal de Pelotas, assim como outros cursos de Engenharias da UFPel mediante o incentivo à inovação pedagógica e tecnológica, por meio de ações de formação discente e docente que promovam a aplicação e avaliação do uso das TCD para atingir objetivos pedagógicos. Cabe destacar que o CEng conta com mais de uma centena de docentes, duas dezenas de servidores administrativos e aproximadamente dois milhares de estudantes matriculados. Como resultados esperados almejamos a sensível adoção por parte dos docentes do CEng, e de outros cursos de Engenharias, de estratégias e/ou metodologias pedagógicas inovadoras utilizando as TCD com repercussão na formação dos profissionais do século XXI.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
RENAN SOUSA VIDAL | 4 | 29/03/2019 | 20/12/2019 |
WALTER RUBEN IRIONDO OTERO | 10 | 29/03/2019 | 20/12/2019 |