Nome do Projeto
Acolhida Matemática UFPel 2019
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
08/04/2019 - 23/08/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
O acolhimento acadêmico é uma oportunidade de aproximar os ingressantes ao universo estudantil a que serão inseridos, fazendo com que estes se sintam parte da Instituição e do Curso escolhido.
A Universidade, alicerçada em eixos estruturantes — ensino, extensão, pesquisa e inovação — é promotora de uma realidade diferente daquela proporcionada pela escola básica, onde se tem pouco aproveitamento de espaço físico ou de outros recursos tecnológicos. Portanto, a saída desta e o ingresso naquela tornar-se-á uma experiência que, se não bem aproveitada e orientada, pode acabar por não promover o real aproveitamento e a evasão dos estudantes em um curso que para muitos é desafiador e que tem altas taxas de retenção e evasão.
Assim as experiências vivenciadas durante o primeiro semestre na Universidade são fundamentais para a permanência do ingressante no Ensino Superior e seu sucesso acadêmico. Uma vez que, o modo como os alunos se integram ao contexto do Ensino Superior faz com que eles possam aproveitar as oportunidades oferecidas pela Universidade, tanto para a formação de uma vida profissional, quanto para a promoção de seu desenvolvimento psicossocial.
Estudantes que se direcionam a realidade acadêmica de modo prazeroso desde o ingresso têm possivelmente mais chances de desenvolver suas habilidades que aqueles que enfrentam confusões no momento de transição à Universidade.
Neste contexto, os Cursos de Licenciatura em Matemática Integral e Noturno preparam-se para dar as boas-vindas aos ingressantes. Para tanto, com o auxílio de veteranos, visa oferecer a Acolhida Matemática UFPel 2019 como evento de extrema relevância para a adaptação dos ingressantes a essa nova realidade, com uma vasta programação durante o primeiro semestre, que contará com a participação de gestores, professores, funcionários e alunos veteranos.
Objetivo Geral
Acolher os alunos ingressantes, em 2019, nos Cursos de Licenciatura em Matemática Integral e Noturno da UFPel, auxiliando-os no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico, a nova rotina de vida da graduação e à sociedade em geral, buscando reduzir fatores que dificultem a sua permanência e aprovação no Curso.
Justificativa
Ao final do segundo semestre de 2018, um grupo de estudantes veteranos dos Cursos de Licenciatura em Matemática Integral e Noturno, da UFPel, uniram-se para organizar uma recepção acolhedora aos ingressantes e mostra-lhes o quão prazeroso e marcante se faz esta nova etapa. Buscaram propor algo que ainda não teria ocorrido nos Cursos e que proporcionasse a humanização dos mesmos.
A convite do grupo procurei contribuir para o aprimoramento das atividades previstas e o posterior cadastro deste projeto de ensino, que prevê atividades até o final do primeiro semestre do corrente ano.
Em geral, ao chegar na Universidade o ingressante está com grandes expectativas para sua nova rotina. Para o curso de Licenciatura em Matemática, não é diferente, como em outros tantos cursos de graduação. Com essa receptividade, a vida acadêmica pode começar ser construída de forma acessível, solidária e envolvendo o coletivo, pois o futuro da profissão é viver em uma sociedade mais justa, em coletivo e inclusiva.
Acreditamos que a troca de experiências durante o ingresso no Curso, momentaneamente, saciará essa expectativa, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Portanto, as atividades de recepção dos ingressantes visam promover uma ampla visão do curso, suas especificidades, áreas de atuação, possibilidades de estudos posteriores. Visam, além de apresentar o curso, fazer parte das atividades de comemoração dos 50 anos do IFM e apresentar a UFPel, suas instâncias administrativas, seus programas e núcleos, bem como suas ações como uma instituição pública em projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tudo isso se dá em vista de entender que quando há a apropriação mais abrangente dos conteúdos de uma universidade, se possibilita melhor aproveitamento e, consequentemente, uma menor taxa de evasão no curso e melhor emancipação psicossocial.
A convite do grupo procurei contribuir para o aprimoramento das atividades previstas e o posterior cadastro deste projeto de ensino, que prevê atividades até o final do primeiro semestre do corrente ano.
Em geral, ao chegar na Universidade o ingressante está com grandes expectativas para sua nova rotina. Para o curso de Licenciatura em Matemática, não é diferente, como em outros tantos cursos de graduação. Com essa receptividade, a vida acadêmica pode começar ser construída de forma acessível, solidária e envolvendo o coletivo, pois o futuro da profissão é viver em uma sociedade mais justa, em coletivo e inclusiva.
Acreditamos que a troca de experiências durante o ingresso no Curso, momentaneamente, saciará essa expectativa, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Portanto, as atividades de recepção dos ingressantes visam promover uma ampla visão do curso, suas especificidades, áreas de atuação, possibilidades de estudos posteriores. Visam, além de apresentar o curso, fazer parte das atividades de comemoração dos 50 anos do IFM e apresentar a UFPel, suas instâncias administrativas, seus programas e núcleos, bem como suas ações como uma instituição pública em projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tudo isso se dá em vista de entender que quando há a apropriação mais abrangente dos conteúdos de uma universidade, se possibilita melhor aproveitamento e, consequentemente, uma menor taxa de evasão no curso e melhor emancipação psicossocial.
Metodologia
Alguns veteranos recepcionarão os ingressantes durante os períodos de matrículas, na qual entregarão o convite a participação da Recepção dos Bixos 2019, que ocorrerá no sábado anterior ao início do ano letivo, às 9h, no auditório do Campus Anglo.
Para a Recepção dos Bixos 2019 serão convidados os ingressantes, os alunos ativos, os secretários dos Cursos Integral e Noturno, os professores que ministrarão aula neste semestre para os Cursos e os gestores do IFM.
Neste evento será será preparado um material em Power Point, com algumas informações sobre os cursos, a Universidade e algumas dicas úteis para este período inicial de adaptação. Além disso, serão apresentadas algumas orientações sobre Assistência Estudantil pela PRAE; a palestra intitulada Autorregulação da Aprendizagem: contribuições para o ser, estar e aprender na universidade, com a Profª Drª Amanda Pranke e apoio do NUPADI/UFPel; a cerimônia de Apadrinhamento Acadêmico; a divulgação do "Trote Solidário" e a apresentação dos professores do 1° semestre dos Cursos.
Ocorrerá, mensalmente, até o final do primeiro semestre uma atividade extracurricular voltada para os ingressantes no horário "livre" semanal, conforme grade de horários do Curso. Tal atividade será divulgada aos ingressantes com antecedência. As atividades serão uma palestra ou uma roda de conversa, conforme cronograma do projeto.
Para a Recepção dos Bixos 2019 serão convidados os ingressantes, os alunos ativos, os secretários dos Cursos Integral e Noturno, os professores que ministrarão aula neste semestre para os Cursos e os gestores do IFM.
Neste evento será será preparado um material em Power Point, com algumas informações sobre os cursos, a Universidade e algumas dicas úteis para este período inicial de adaptação. Além disso, serão apresentadas algumas orientações sobre Assistência Estudantil pela PRAE; a palestra intitulada Autorregulação da Aprendizagem: contribuições para o ser, estar e aprender na universidade, com a Profª Drª Amanda Pranke e apoio do NUPADI/UFPel; a cerimônia de Apadrinhamento Acadêmico; a divulgação do "Trote Solidário" e a apresentação dos professores do 1° semestre dos Cursos.
Ocorrerá, mensalmente, até o final do primeiro semestre uma atividade extracurricular voltada para os ingressantes no horário "livre" semanal, conforme grade de horários do Curso. Tal atividade será divulgada aos ingressantes com antecedência. As atividades serão uma palestra ou uma roda de conversa, conforme cronograma do projeto.
Resultados Esperados
Acreditamos que a troca de experiências durante o ingresso no Curso poderá saciar a expectativa dos ingressantes, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Ao se propor uma discussão sobre estratégias de autorregulação da aprendizagem espera-se que o ingressante promova seu autoconhecimento e tenha um melhor êxito acadêmico.
Ao fazer a troca do “Trote”, para um “Trote Solidário”, busca-se reacender o lado humano, ajudando ao próximo, coletivamente, com a arrecadação de donativos para doação a uma instituição carente local.
Ao acolher os ingressantes através do apadrinhamento acadêmico, na qual cada calouro será orientado por um estudante veterano voluntário (padrinho/madrinha), que esclarecerá eventuais dúvidas sobre o curso, sobre os trabalhos acadêmicos, material bibliográfico, entre outros espera-se que através desta cooperação ocorra o auxílio no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico, reduzindo assim possíveis fatores que perturbem ou dificultem a permanência no curso e seu êxito acadêmico.
Ao se propor uma discussão sobre estratégias de autorregulação da aprendizagem espera-se que o ingressante promova seu autoconhecimento e tenha um melhor êxito acadêmico.
Ao fazer a troca do “Trote”, para um “Trote Solidário”, busca-se reacender o lado humano, ajudando ao próximo, coletivamente, com a arrecadação de donativos para doação a uma instituição carente local.
Ao acolher os ingressantes através do apadrinhamento acadêmico, na qual cada calouro será orientado por um estudante veterano voluntário (padrinho/madrinha), que esclarecerá eventuais dúvidas sobre o curso, sobre os trabalhos acadêmicos, material bibliográfico, entre outros espera-se que através desta cooperação ocorra o auxílio no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico, reduzindo assim possíveis fatores que perturbem ou dificultem a permanência no curso e seu êxito acadêmico.
Indicadores, Metas e Resultados
Será lançado o desafio para esses ingressantes e futuros veteranos do curso, que no ano seguinte seja realizada uma atividade que envolva estes que chegaram ao curso neste ano letivo aos que estarão chegando em 2020.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIAN HEIMBERG AIRES | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
ADRIELE FIGUEIREDO CARDOSO | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
ALINE DE SOUZA MUNIZ | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
ALINE DUTRA PEREIRA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
ALISSON TONIN | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
AMANDA PRANKE | 1 | ||
AMAURI GONCALVES LEAL | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
ANA CLAUDIA SPENGLER BECKENBACH | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
ANA MARIA BERSCH DOMINGUES | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
ANA MICAELA RODRIGUES PINHEIRO | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
ANDRE FELIPE NAWROSKI | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
ANDREA MORGADO | 1 | 27/05/2019 | 31/05/2019 |
ANDRESSA LIXIESKI MANSKE | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
ANDRESSA MULLING VILELA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
ANDRESSA PAULA WRZESINSKI | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
ANDRIELI EBLING FANKA DA CUNHA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
ANDRÉ RICKES | 2 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
ANIELE MORAES FURTADO | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
AQUILES ALMEIDA RIBEIRO | 2 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
ARTHUR LEGUISSAMO MEDEIROS LOUREIRO | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
BETANIA DOMINGUES FURTADO | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
BRUNA DE OLIVEIRA MACHADO | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
BRUNO FERNANDES DOS SANTOS | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
BRUNO FREITAS DE CARVALHO | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
CAMILA EHLERT LINDEMANN | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
CAMILA PINTO AIRES | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
CARLA GIOVANA GONCALVES MALGUEIRO | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
CAROLINE PINTO HENKE | 2 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
CHEIRLI DOS SANTOS MATOS OLIVEIRA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
CHRISTIAN BERNY VOLZ | 2 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
CLOVIS EUGENIO DUARTE VIEIRA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
CRISTIAN TORRES AMARAL | 2 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
DANIELA STEVANIN HOFFMANN | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
DANTON DE SOUZA CAMACHO | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
DAVID RUAN SILVA DA LUZ | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
DION GUSTAVO OXLEY LEITE | 10 | 08/04/2019 | 05/07/2019 |
DOUGLAS OLIVEIRA DA SILVA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
EDINEIA ALVES GARCIA | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
EDUARDA HARTWIG CENTENO | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
ELIARA RODRIGUES DORNELES BRISOLARA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
ELIEZER HORNKE SOARES | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
EMANUELLE COELHO ALVES HORNKE | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
ERIC CARRARD FERREIRA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
FABIANE PETER MUNHOZ | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
FABIANO COSTA D'AVILA | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
FABIO ACOSTA PERES | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
FATIMA CAVALHEIRO COSTA | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
FELIPE MATHEUS MENDES BARBOSA | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
FERNANDO FERNANDES RIBEIRO | 2 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
FILIPE HENRIQUE RAMOS | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
FRANCISCO DIAS FRANCO | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
GABRIEL OSSANES FEIJO | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
GEICIELE RAATZ HARTWIG | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
GEILSON DE ALMEIDA SOARES | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
GISELE ALVES DA SILVA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
GIULIA CARDOSO MATTOS SOARES | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
GLEISSON COUTO DE OLIVEIRA | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
GRAZIELE ROSA DE MELO | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
GUILHERME LUBKE QUEVEDO | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
GUSTAVO GREENHALGH DA SILVA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
GUSTAVO NUNES DE ALMEIDA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
HELENIZE CALDERIPE VELEDA DA SILVA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
HENRIQUE DOS SANTOS ROMEL | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
HERON CESAR SACCO DOS ANJOS DOS SANTOS | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
HILLARY MACHADO MALHEIRO DA ROSA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
JEAN DORNELLES CHAGAS | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
JESUS FRANCISCO VIEIRA FERNANDES | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
JOAO CARLOS ALMEIDA BRASIL | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
JOAO LUCAS CRUZ FICK | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
JONAS ARRUDA MUNOZ | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
JONE FRANK VIANA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
JORGE GABRIEL SCHNEID | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
JORGE LUIZ DE MELLO CAURIO JUNIOR | 1 | 08/04/2019 | 08/04/2019 |
JOSIANE KONRADT | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
JULIANA ANTUNES SOUZA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
JÉSSICA GARCIA FUHRMANN | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
KAMILA BIERHALS FERNANDES | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
LARA DILELIO ALVES | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
LARISSA GABRIELE NEVES DO NASCIMENTO | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
LARISSA TESTOLIN SCHMIESCKI DOS SANTOS | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
LILLIAN JANAINA CHRISTMANN | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
LUANA DE OLIVEIRA KURZ | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
LUANA SOUZA RODRIGUES | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
LUCAS FABRES BORGES | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
LUCAS FERREIRA DA SILVA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
LUCAS PORTO MARTINS | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
LUCÍ MARA FABRES BORGES | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
LUIS CARLOS LEAL DE LIMA JUNIOR | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
LUIZ GIMENES RAMOS NETO | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
MAIARA DUARTE TAVARES | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
MARCELO DA SILVA RIBEIRO | 1 | 08/04/2019 | 08/04/2019 |
MARCELO MAGNO CAMPESATO SALGUEIRO | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
MARIA INEZ FIGUEIREDO FIGAS MACHADO | 2 | 29/05/2019 | 29/05/2019 |
MATEUS ARGUELHO DA CUNHA | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
MAURICIO ALVES RAMOS | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
MELISSA DE LIMA BACH | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
MIRELA ADAMI BRANCO | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
MÔNICA FALCÃO DUARTE | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
NATANIELE ORTIZ DE AVILA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
NATÁLIA VIEGAS RODRIGUES | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
PABLO JUAN DA COSTA RAMIRES | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
PEDRO VICTOR MADEIRA RODRIGUES | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
POLIANA DA SILVA DOS SANTOS | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
PRISCILA DA SILVEIRA MOREIRA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
PRISCILA INDIAN CONCEICAO RANGEL | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
QUELEN CORREA FURTADO | 1 | 08/04/2019 | 08/04/2019 |
ROBERTO GOULART DE FRAGA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
ROBSON RODUIT DIAS | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
RODRIGO MARQUES QUEIROGA | 2 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
SANTIAGO GENTILINI ALMEIDA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
SHAIANE DE FREITAS FERREIRA | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
SHELDA MENDES RIBEIRO COSTA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
STEPHANIE OLIVEIRA HERRMANN | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
TAIANE CARRILHO ROSA | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
TAMIRES FONSECA DE ALMEIDA | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
TANIA WESTPHAL | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
THALIA PERES DE OLIVEIRA | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
TIFFANNI ROSA GUERREIRO | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
Tainara Porto da Silva | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
Thalita Fagundes Leal | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
VALESKA DOS SANTOS GOUVEA | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
VINICIUS EDUARDO NODA VALLE | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
VITÓRIA MEDEIROS DIAS | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
WELLINGTON VARGAS RAMOS | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
WILLIAM ANDRADE MARTINEZ | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
WILLIAM DE SOUZA GUTERRES | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |
WILLIAM LEONARDO PEIXOTO PEREIRA | 1 | 08/04/2019 | 23/08/2019 |
ÉRICA CAROLINI CARNIÉRE GUIMARÃES | 1 | 08/04/2019 | 15/07/2019 |