Nome do Projeto
COLOCANDO EM PRATICA O APRENDIZADO EM ANATOMIA E IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES MADEIREIRAS COMERCIALIZADAS EM PELOTAS
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
22/04/2019 - 20/04/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais
Resumo
As Universidades Federais, apresentam como pilar da sua fundamentação o ensino, a pesquisa e a extensão. Os projetos de ensino têm como objetivo o pleno desenvolvimento da relação aluno-professor, ligando o conteúdo teórico a atividades práticas. Em síntese, através desse método o acadêmico supera suas dificuldades e consequentemente torne-se um profissional qualificado. Os projetos de ensino trazem ao professor a possibilidade de monitorar e avaliar seu trabalho, pois é essencial o acompanhamento da implementação ao encerramento de cada Disciplina ministrada. Dessa forma, existem várias teorias que tentam demonstrar como ocorre o processo de aprendizado. De acordo Vygostky (1987, apud Lampreia, 1999) o aprendizado passa por um papel do social, em que “a formação de conceitos científicos se dá na escola a partir da cooperação entre a criança e o professor que, trabalhando com o aluno, explica, dá informações, questiona, corrige e faz o aluno explicar”. Em outras palavras, o aprendizado de um indivíduo contido em um grupo social irá aprender o que seu grupo produz, ou seja, o conhecimento surge primeiro no grupo e, então é interiorizado pelo indivíduo. Já, Carl Rogers (apud Mogilka, 1999), ao observar o aprendizado experimental, considera que “uma ação pedagógica só é efetivamente democrática quando se baseia no interesse genuíno, na necessidade e na motivação intrínseca do indivíduo”. Assim, de acordo com Rogers, a motivação é um fator essencial para o aprendizado bem-sucedido. Entretanto, Paulo Freire afirma que é trazida por. “educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica, na qual a prática é orientada pela teoria, que reorienta essa prática, num processo de constante aperfeiçoamento” (Gadotti, 1999). Nesse contexto o trabalho em grupo, com alunos e professores produz e dissemina o conhecimento no grupo; o interesse do aluno é fundamental no aprendizado; e pratica é necessária para o aprendizado, sendo a teoria ligada a essa prática.
Objetivo Geral
Contribuir para a melhoria do ensino da graduação fornecido pelas disciplinas ligadas a caracterização da Madeira,
através de subsídios aos alunos desenvolverem atividades extracurriculares que os permitam
Objetivos Específicos
verificar na prática os conteúdos ministrados nas aulas de Anatomia da Madeira e Macroscópia da Madeira,
aumentando assim, o interesse do aluno pela Madeira comercializada na região e pela carreira de Engenheiro Industrial
Madeireiro.
através de subsídios aos alunos desenvolverem atividades extracurriculares que os permitam
Objetivos Específicos
verificar na prática os conteúdos ministrados nas aulas de Anatomia da Madeira e Macroscópia da Madeira,
aumentando assim, o interesse do aluno pela Madeira comercializada na região e pela carreira de Engenheiro Industrial
Madeireiro.