Nome do Projeto
Representação Gráfica na Engenharia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção
Resumo
Este projeto visa a formação de um grupo de estudos para a contextualização das disciplinas de representação gráfica (geometria descritiva, desenho técnico e computação gráfica) ofertadas aos cursos de engenharia.
Objetivo Geral
Auxiliar os alunos matriculados em cursos de Engenharia na resolução de problemas geométricos e gráficos, tanto de forma manual quanto de forma computacional.
Justificativa
As disciplinas de geometria descritiva, desenho técnico e computação gráfica são disciplinas ofertadas a todos os cursos de engenharia, e fazem parte da fase inicial da grade curricular. Dentro deste contexto é fundamental que as disciplinas venham despertar interesse dos alunos através da contextualização prática, afim de, evitar altos índices de reprovação e evasão.
Metodologia
Serão realizadas reuniões semanais entre o coordenador do projeto e os bolsistas e reuniões mensais entre os professores das disciplinas da área de representação gráfica (geometria descritiva, desenho técnico e computação gráfica) e os alunos voluntários e/ou bolsistas, afim de, orientar as atividades de preparação de material didático.
Durante as reuniões serão apresentados vídeos demonstrativos que auxiliem os alunos na elaboração de maquetes, serão disponibilizados cadernos de exercícios com gabarito para que possam ser utilizados na elaboração de exercícios complementares.
Em horários pré-estabelecidos os alunos voluntários e/ou bolsistas auxiliarão os alunos que cursam as disciplinas de representação gráfica, complementando conteúdos desenvolvidos em aula através da elaboração de exercícios gráficos possibilitando a compreensão do espaço tridimensional utilizando normas de desenho técnico, maquetes e ferramentas computacionais na resolução de problemas bidimensionais.
Serão elaborados e aplicados exercícios que possam solucionar problemas analíticos de forma gráfica permitindo a integração de conteúdos de cálculo, álgebra linear e geometria analítica com os conteúdos de geometria descritiva, desenho técnico e representação gráfica.
Será confeccionada uma ficha cadastral para o registro dos alunos que comparecerem nas atividades. Com isso será possível o cadastro do o tipo e quantidade de exercício requisitado pelo aluno, a quantidade e frequência dos alunos nas atividades, proporcionando posterior análise de evolução de aprendizado, índice de evasão e reprovação.
Durante as reuniões serão apresentados vídeos demonstrativos que auxiliem os alunos na elaboração de maquetes, serão disponibilizados cadernos de exercícios com gabarito para que possam ser utilizados na elaboração de exercícios complementares.
Em horários pré-estabelecidos os alunos voluntários e/ou bolsistas auxiliarão os alunos que cursam as disciplinas de representação gráfica, complementando conteúdos desenvolvidos em aula através da elaboração de exercícios gráficos possibilitando a compreensão do espaço tridimensional utilizando normas de desenho técnico, maquetes e ferramentas computacionais na resolução de problemas bidimensionais.
Serão elaborados e aplicados exercícios que possam solucionar problemas analíticos de forma gráfica permitindo a integração de conteúdos de cálculo, álgebra linear e geometria analítica com os conteúdos de geometria descritiva, desenho técnico e representação gráfica.
Será confeccionada uma ficha cadastral para o registro dos alunos que comparecerem nas atividades. Com isso será possível o cadastro do o tipo e quantidade de exercício requisitado pelo aluno, a quantidade e frequência dos alunos nas atividades, proporcionando posterior análise de evolução de aprendizado, índice de evasão e reprovação.
Resultados Esperados
Acredita-se que o resultado gerado de forma imediata será a diminuição da evasão pois, a através da aplicação da metodologia proposta será possível, um maior interesse por parte dos alunos nos assuntos ministrados.
Acredita-se que os índices de reprovação diminuirão pois, a criação do grupo possibilitará o atendimento individualizado e específico aos alunos que cursam as disciplinas da área, proporcionando maior motivação em função da troca de experiencia entre os alunos membros do grupo e os que estarão cursando as disciplinas da área.
Este projeto visa proporcionar aos alunos maior capacidade de percepção tridimensional, possibilitando a abstração de informações do mundo físico para a elaboração de soluções de projetos no decorrer do curso de graduação.
Acredita-se que os índices de reprovação diminuirão pois, a criação do grupo possibilitará o atendimento individualizado e específico aos alunos que cursam as disciplinas da área, proporcionando maior motivação em função da troca de experiencia entre os alunos membros do grupo e os que estarão cursando as disciplinas da área.
Este projeto visa proporcionar aos alunos maior capacidade de percepção tridimensional, possibilitando a abstração de informações do mundo físico para a elaboração de soluções de projetos no decorrer do curso de graduação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANGELA PETRUCCI VASCONCELOS | 3 | 01/05/2019 | 31/12/2019 |
CHEINER STURBELLE SCHIAVON | 4 | 01/05/2019 | 31/12/2019 |
DANIEL SILVA GUIMARAES | 3 | 01/05/2019 | 31/12/2019 |
DIEGO KRUMREICH SCHMECHEL | 4 | 01/05/2019 | 31/12/2019 |
EVANDRO HÜBNER BUBOLZ | 4 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |
ISABELA FERNANDES ANDRADE | 1 | 01/05/2019 | 31/12/2019 |
JULIANA DO AMARAL MARTINS GRIMMLER | 2 | 08/10/2019 | 31/12/2019 |
MARIVAN DA SILVA PINHO | 4 | 01/05/2019 | 31/12/2019 |
ROGER TOSCAN SPAGNOLO | 4 | 01/05/2019 | 31/12/2019 |
WESLEY REINOSO | 4 | 06/05/2019 | 31/12/2019 |