Nome do Projeto
Expandindo conhecimentos: práticas de ensino-aprendizagem na UFPel campus Pelotas
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
22/04/2019 - 19/06/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Interdisciplinar
Resumo
A ideia de realizar este Projeto de Ensino surgiu pela necessidade sentida pelos próprios alunos de conhecer os campus da Universidade Federal de Pelotas, um pouco da cidade na qual se insere e de participar de eventos promovidos pela UFPel (Pelotas). Queremos, de alguma forma, nos aproximar da Universidade a qual pertencemos.
Vivemos uma situação muito específica em Eldorado do Sul, os espaços, as iniciativas da Universidade, os programas e a vivência estudantil são dimensões que nossos alunos não vivenciam, por isso acabam não desenvolvendo as dimensões de pertencimento ao meio acadêmico.
Objetivo Geral
Possibilitar aos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre (CSTTT) conhecer sua universidade, desenvolvendo um sentimento de pertencimento à mesma, bem como à cidade de Pelotas e suas características culturais, gastronômicas, culturais e patrimoniais.
Justificativa
Foi com esse olhar que propusemos este projeto, buscando ampliar seus conhecimentos a partir de outros espaços universitários e urbanos. O projeto foi pensado de forma a contemplar várias atividades que ainda serão planejadas durante a sua vigência.
A primeira atividade será uma visita dos alunos e equipe organizadora aos espaços universitários, como o CEng, o Centro de Ciências Humanas, o Centro de Integração do Mercosul, a Reitoria, o Restaurante Universitário, entre outros, mas também buscou-se fazer um roteiro que contemplasse espaços culturais, museus, culinária típica, história e patrimônio histórico. Entende-se que esta experiência possibilitará ampliar seus conhecimentos acerca da sua universidade e da cidade de Pelotas, origem da mesma.
A primeira atividade será uma visita dos alunos e equipe organizadora aos espaços universitários, como o CEng, o Centro de Ciências Humanas, o Centro de Integração do Mercosul, a Reitoria, o Restaurante Universitário, entre outros, mas também buscou-se fazer um roteiro que contemplasse espaços culturais, museus, culinária típica, história e patrimônio histórico. Entende-se que esta experiência possibilitará ampliar seus conhecimentos acerca da sua universidade e da cidade de Pelotas, origem da mesma.
Metodologia
Inicialmente, antes de qualquer atividade planejada, será realizada a divulgação, entre a comunidade acadêmica do CSTTT para que a equipe organizadora possa ter preenchida todas as vagas de participação.
Em conjunto com a divulgação será realizada o cronograma da atividade. Para a realização da divulgação, contaremos com a colaboração dos docentes e discentes participantes do projeto, bem como da secretaria do Curso de Tecnologia em Transportes Terrestres. Teremos também a PROPLAN como parte da equipe organizadora que ajudará a viabilizar as atividades no que for possível.
Tanto o coordenador do projeto, quanto os docentes e discentes colaboradores, irão organizar as atividades propostas para cada atividade. Para isto, será realizada uma reunião com os mesmos na semana que antecede a atividade, no turno da tarde, para que sejam distribuídas as funções de cada um.
Em conjunto com a divulgação será realizada o cronograma da atividade. Para a realização da divulgação, contaremos com a colaboração dos docentes e discentes participantes do projeto, bem como da secretaria do Curso de Tecnologia em Transportes Terrestres. Teremos também a PROPLAN como parte da equipe organizadora que ajudará a viabilizar as atividades no que for possível.
Tanto o coordenador do projeto, quanto os docentes e discentes colaboradores, irão organizar as atividades propostas para cada atividade. Para isto, será realizada uma reunião com os mesmos na semana que antecede a atividade, no turno da tarde, para que sejam distribuídas as funções de cada um.
Resultados Esperados
Espera-se que ao final do projeto os alunos participantes tenham adquirido um sentimento de pertencimento à Universidade que até então não está bem desenvolvido entre eles. Assim, espera-se que sejam satisfeitas as aspirações dos discentes em poder participar efetivamente da Universidade em seus campus de Pelotas.
Será exigido dos alunos participantes um Relatório Técnico de cada atividade a qual participou, estimulando a curiosidade durante o processo e os questionamentos para a elaboração do relatório. Será uma forma de estímulo aos acadêmicos para que tenham uma visão crítica e sejam capazes de analisar os detalhes de cada atividade.
Espera-se também uma maior integração entre os alunos de diferentes turmas e entre os professores participantes do projeto. Também uma maior integração no curso após a viagem.
Será exigido dos alunos participantes um Relatório Técnico de cada atividade a qual participou, estimulando a curiosidade durante o processo e os questionamentos para a elaboração do relatório. Será uma forma de estímulo aos acadêmicos para que tenham uma visão crítica e sejam capazes de analisar os detalhes de cada atividade.
Espera-se também uma maior integração entre os alunos de diferentes turmas e entre os professores participantes do projeto. Também uma maior integração no curso após a viagem.
Indicadores, Metas e Resultados
Este é um evento que conta com a colaboração da Pró Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA DE SOUZA GOMES | 2 | 22/04/2019 | 19/06/2019 |
ALESSANDRO BORBA DA SILVA | 2 | 22/04/2019 | 19/06/2019 |
CLARA NATALIA STEIGLEDER WALTER | 3 | 22/04/2019 | 19/06/2019 |
FABIO SARAIVA DA ROCHA | 3 | 22/04/2019 | 19/06/2019 |
LEANDRO PASSOS RANGEL | 2 | 22/04/2019 | 19/06/2019 |
OTAVIO MARTINS PERES | 3 | 22/04/2019 | 19/06/2019 |
PAULA RENATA PRESTES EHLERS | 2 | 22/04/2019 | 19/06/2019 |
PEDRO LUIS MACHADO SANCHES | 3 | 22/04/2019 | 19/06/2019 |
RAQUEL DA FONSECA HOLZ | 4 | 22/04/2019 | 19/06/2019 |