Nome do Projeto
Sistemas de Informações Geográficas como ferramenta de Planejamento Urbano e Regional
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
12/04/2019 - 10/04/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
Resumo
O projeto de ensino pretende elaborar material didático sobre Sistemas de Informações Geográficas (SIG), enfocando a sua utilização como ferramenta de Planejamento Urbano e Regional. Os conteúdos a serem abordados se referem à conceitos básicos sobre geoinformação e à utilização do software livre e aberto QGIS. O material produzido pretende apoiar as disciplinas práticas de estudos urbanos, especificamente as disciplinas de Planejamento Urbano e Planejamento Regional do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, bem como, dar suporte a trabalhos de pesquisa e extensão que necessitam da utilização de SIG para a realização de análise espacial e para a construção de mapas temáticos. As disciplinas de Planejamento Regional e de Planejamento Urbano utilizam o SIG para a realização dos exercícios práticos e desenvolvem conteúdo sobre o assunto, por isso identifica-se uma necessidade de sistematizar o conhecimento produzido e abordado, além de facilitar e ampliar o acesso dos alunos, professores e pesquisadores a um material de consulta específico para esta área de conhecimento.

Objetivo Geral

O projeto de ensino pretende contribuir com as disciplinas práticas de estudos urbanos e regionais, especificamente com as disciplinas de Planejamento Urbano e Planejamento Regional, bem como, dar suporte a trabalhos de pesquisa e extensão que necessitam da utilização de SIG para a realização de análise espacial e para a construção de mapas temáticos.
Para isso, a proposta do projeto consiste em produzir material didático sobre Sistemas de Informações Geográficas e sua utilização como ferramenta de planejamento, abordando conceitos básicos e conhecimento específico para a utilização do software QGIS.

Justificativa

Os Sistemas de Informações Geográficas são uma importante ferramenta de planejamento urbano e regional, sendo muito utilizada na prática profissional nessa área, tanto no setor público como no setor privado. Assim, o conhecimento teórico e prático sobre SIG é fundamental para a formação e atuação dos arquitetos e urbanistas, que estão habilitados a trabalhar com Planejamento Urbano e Regional. As disciplinas de Planejamento Urbano e de Planejamento Regional da FAUrb abordam conteúdos de SIG e realizam atividades práticas utilizando o SIG como ferramenta de planejamento. A partir da prática didático-pedagógica nessas disciplinas foi possível observar que: 1) há interesse, curiosidade e empenho por parte do alunos em aprender e desenvolver habilidades sobre este conteúdo; 2) devido à complexidade do tema (não pela dificuldade, mas pela amplitude dos assuntos) e a utilização prática do SIG na disciplina, identifica-se a necessidade de um material de apoio que acompanhe o aluno ao longo do semestre, facilitando a consulta a qualquer momento; 3) os materiais disponíveis sobre o assunto apresentam enfoques diversificados, dada a variedade de aplicações possíveis dessa ferramenta, dificultado o acesso a conteúdos específicos voltados para o Planejamento Urbano e Regional.
Nesse sentido, a proposta de elaboração de material didático que contemple os conteúdos sobre SIG desenvolvidos nas disciplinas e necessários à prática profissional na área Planejamento Urbano e Regional são fundamentais para o maior aproveitamento da ferramenta disponível e para possibilitar o fácil acesso e o aprofundamento do conhecimento nessa área.

Metodologia

A metodologia proposta consiste na organização e estudo do material disponível sobre o tema; identificação dos conteúdos abordados sobre o assunto nas disciplinas práticas de estudos urbanos e regionais da FAUrb-UFPel; sistematização dos conteúdos considerandos pertinentes para compor o material didático; elaboração de textos e tutoriais de utilização do software QGIS para a produção do material didático.

Resultados Esperados

O principal resultado esperado pela realização do projeto de ensino é promover a ampliação e facilidade de acesso ao conhecimento fundamental sobre Sistemas de Informações Geográficas e a sua utilização em planos, projetos e demais atividades práticas na área de planejamento urbano e regional. Pretende-se ainda contribuir para a formação mais completa e atualizada do profissional que irá trabalhar nessa área, possibilitando o desenvolvimento do conhecimento em SIG - ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada nas atividades voltadas para o desenvolvimento e o planejamento de cidades e regiões.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA NETO DE FARIA212/04/201910/04/2020
ANA PAULA POLIDORI ZECHLINSKI412/04/201910/04/2020
CLEITON ALCANTARA DE SOUZA2015/05/201915/12/2019
LUANA PAVAN DETONI212/04/201910/04/2020
MAURICIO COUTO POLIDORI212/04/201910/04/2020
NADIANE FONTES CASTRO212/04/201910/04/2020
PAULA PEDREIRA DEL FIOL212/04/201910/04/2020

Página gerada em 14/11/2019 04:28:29 (consulta levou 0.053839s)