Nome do Projeto
PROGEO: PROdução de momentos e materiais didáticos para as disciplinas de GEOmetria Gráfica e Digital 1 e 2/DAURB/FAURB/UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/04/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Exercícios de representação gráfica a partir dos sistemas paralelos de projeção, especificamente de geometria descritiva, caracterizam-se como atividades introdutórias e de fundamentação para a formação em arquitetura e estão propostos no âmbito das disciplinas Geometria Gráfica e Digital 1 e 2, GGD 1 e 2. Tais atividades, anteriormente, eram desenvolvidas junto à “Geometria Descritiva". Em sua origem, os exercícios de representação promoviam a produção de traçados com precisão, apoiando-se no uso de instrumentos tradicionais de desenho (régua, jogo de esquadros, compasso) para a construção de representações em épura, linguagem própria da geometria descritiva. A disciplina não era direcionada para a habilitação da produção de traçados a mão livre e quase não havia espaço também para o investimento na produção de modelos físicos. Ambas atividades de fundamental importância para o desenvolvimento da percepção espacial e de competências para a representação gráfica. A execução de tais modelos se fazia custosa especialmente quando envolvia geometrias complexas. O uso de modelos digitais tridimensionais como aproximação da experiência concreta de visualização e operação com as figuras geométricas, paulatinamente foi sendo inserido no contexto das disciplinas. Paralelamente, estas passaram a contar com a dinâmica de uso de um ambiente virtual de aprendizagem, sendo possível construir uma memória das trajetórias didáticas estabelecidas em cada edição das mesmas. Em Vasconselos, Vecchia e Borda, 2014 tem-se o relato da evolução das estratégias didáticas até então utilizadas, as quais transitam entre o uso de instrumentos tradicionais, traçado à mão livre, meios computacionais, incluindo o conceito de desenho paramétrico. E, como diferencial cada vez mais presente, tem-se o investimento na exploração da fabricação digital como potencialização da estratégia de trazer a materialidade para a disciplina.

Objetivo Geral

1) Melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem das disciplinas GGD 1 e 2;
2) Desenvolver abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas;

Justificativa

Embora os materiais atualmente disponibilizados no AVA sigam sendo utilizados como fundamentos das disciplinas,
tanto como apoio às aulas presenciais e teóricas como para a ambientação dos próprios docentes que passaram a
atuar no âmbito da mesma, as trajetórias de aprendizagem que estão sendo delimitadas já não estão contando com um
registro adequado junto ao AVA. O propósito de intensificar o uso dos meios digitais, conforme exposto anteriormente
exige uma infraestrutura física, de espaço e equipamentos adequados, a qual não se tem disponível. O uso da
modalidade a distancia é uma das alternativas, produzindo e disponibilizando novos objetos de aprendizagem que
qualifiquem ainda mais o processo de ensino-aprendizagem e possibilitem a geração de momentos a distância, de
maneira autônoma por cada estudante ou docente. Por outro lado, considera-se importante continuar com o propósito
de ter a memória da disciplina, como patrimônio institucional, descrevendo os novos tipos de momentos didáticos que
estão sendo gerados. Cabe destacar as possibilidades vislumbradas em configurar disciplinas a distância, dentro de um
cenário que consiga garantir qualidade e flexibilidade no processo de ensino-aprendizagem. Ressalta-se também a
importância deste investimento em relação à proposta de intensificar a exploração das tecnologias digitais, de
modelagem e fabricação. As tecnologias de fabricação digital, permitindo o trânsito entre os modelos físicos e digitais,
se apresentam para promover a evolução das práticas de representação e consequentemente de revisão das ações
didáticas desta área de conhecimento.

Metodologia

Para atingir os objetivos propostos este projeto de ensino está estruturado através das seguintes etapas:
1)Revisão Bibliográfica
Ampliação da revisão bibliográfica que apoia a formação para o desenvolvimento da percepção espacial frente à
exploração de tecnologias digitais de representação;
Ampliação da revisão bibliográfica que apoia a atividade docente de produção de momentos e materiais didáticos frente
ao conceito de objetos de aprendizagem e de ambientes virtuais de aprendizagem;
2)Caracterização dos momentos didáticos atuais. Descrição e análise dos momentos didáticos atualmente promovidos
no âmbito do processo formativo referido, frente à revisão bibliográfica;
3)Atualização e/ou Redesenho dos momentos didáticos, observando-se as potencialidades das tecnologias digitais em
facilitar e intensificar o processo de aprendizagem;
4) Identificação e/ou revisão de materiais didáticos adequados aos momentos didáticos propostos, a partir do conceito
de objeto de aprendizagem
5) Experimentação e validação dos momentos e materiais didáticos em questão;
6) Sistematização e disponibilização dos momentos e materiais didáticos de maneira aberta.

Resultados Esperados

Os resultados esperados são:
Registro das trajetórias de aprendizagem (memória das disciplinas);
Disponibilização da descrição de momentos didáticos estruturados para estas trajetórias;
Disponibilização de materiais didáticos configurados como objetos de aprendizagem;
Reconhecimento e apropriação, quando pertinente, das tecnologias atuais de informação, comunicação e
representação digitais para a configuração das trajetórias referidas e consequente melhoria da qualidade do processo
de ensino-aprendizagem;

Impactos esperados:
Qualificação dos momentos e materiais didáticos através do uso de tecnologias digitais, configurados de tal maneira
que permitam a disponibilização de um sistema de educação continuada além de intensificar a cultura de produção de
modelos físicos a partir da fabricação digital.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA215/04/201931/12/2019
IVANA PATRICIA IAHNKE STEIM115/04/201931/12/2019
JANICE DE FREITAS PIRES215/04/201931/12/2019
KARINE CHALMES BRAGA415/04/201931/12/2019
RUBIA INÊS DE ALMEIDA BASGALUPP415/04/201931/12/2019

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