Nome do Projeto
MAIScroquis: Produção de momentos e materiais didáticos para apoiar o desenvolvimento de croquis de arquitetura
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/04/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Exercícios de croquis em perspectiva e sombras caracterizam-se como as principais atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Geometria Gráfica e Digital 4, GGD4, criada em 2011, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel. Tais atividades, anteriormente, eram desenvolvidas em uma disciplina nomeada como “Perspectiva e Sombras”. Em sua origem, os exercícios de “perspectiva e sombras” promoviam a produção de traçados com precisão, apoiando-se no uso de instrumentos tradicionais de desenho (régua, jogo de esquadros, compasso). A disciplina não era direcionada para a habilitação de produção do croqui a mão livre. Este direcionamento foi sendo dado a partir de 1999, quando foi criado o Curso de Especialização em Desenho Técnico e Gráfica Computacional. Este curso, que envolveu diretamente docentes desta disciplina, esteve centrado na reflexão sobre a necessidade de reestruturação da área de representação a partir do advento da computação gráfica. Em 2001 a disciplina passou a contar com materiais didáticos digitais disponibilizados em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), direcionados a motivar o uso das tecnologias de representação gráfica digital, as quais disponibilizam a automatização do processo projetivo utilizando-se da modelagem tridimensional. A partir deste momento, especialmente pela dinâmica de uso de um AVA como espaço de extensão da própria disciplina, foi sendo possível construir uma memória das trajetórias didáticas estabelecidas em cada edição da mesma (hoje esta disciplina passou a ser optativa). No âmbito desta disciplina foi também sendo estabelecido um espaço de reflexão entre as habilidades a serem priorizadas: entre o desenho manual e o informatizado (Borda, Silveira e Torrezan, 2004). Investe-se em uma formação que aborda, paralelamente, os dois extremos: o croqui em perspectiva a mão livre e a representação precisa e dinâmica a partir dos meios computacionais (modelagem digital).

Objetivo Geral

Melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem da produção de croquis em perspectiva de arquitetura;
2) Desenvolver abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas;
3) Inserir o discentes nas atividades de ensino.

Justificativa

O propósito de intensificar o uso dos meios digitais, conforme exposto anteriormente exige uma infraestrutura física, de espaço e equipamentos adequados, a qual não se tem disponível. O uso da modalidade a distancia é uma das alternativas, produzindo e disponibilizando novos objetos de aprendizagem que qualifiquem ainda mais o processo de ensino-aprendizagem e possibilitem a geração de momentos a distância, de maneira autônoma por cada estudante ou docente. Por outro lado, considera-se importante
continuar com o propósito de ter a memória dos processos de ensino/aprendizagem, como patrimônio institucional, descrevendo os novos tipos de momentos didáticos que estão sendo gerados. Cabe destacar as possibilidades vislumbradas em configurar disciplinas
a distância, dentro de um cenário que consiga garantir qualidade e flexibilidade no processo de ensino-aprendizagem. As tecnologias digitais estão em
constante evolução, inclusive disponibilizando dispositivos com interfaces táteis e próprias para o desenho a mão livre.
Faz-se necessário investir no reconhecimento e apropriação de tais tecnologias como um processo natural de evolução
das práticas de representação e consequentemente de revisão das ações didáticas desta área de conhecimento.

Metodologia

Para atingir os objetivos propostos este projeto de ensino está estruturado através das seguintes etapas, as quais devem contar com o apoio da atividade de monitoria e de bolsistas em todas elas:
1)Revisão Bibliográfica: Ampliação da revisão bibliográfica que apoia a formação para o desenvolvimento da produção de croquis
em perspectiva para arquitetura frente à exploração de tecnologias digitais de representação; Ampliação da revisão bibliográfica que apoia a atividade docente de produção de momentos e materiais
didáticos frente ao conceito de objetos de aprendizagem e de ambientes virtuais de aprendizagem;
2)Caracterização dos momentos didáticos atuais. Descrição e análise dos momentos didáticos atualmente promovidos no âmbito do processo formativo de disciplinas de Projeto de Arquitetura, frente à revisão bibliográfica;
3)Atualização e/ou Redesenho dos momentos didáticos, observando-se as potencialidades das tecnologias digitais em facilitar e intensificar o processo de aprendizagem;
4) Identificação e/ou revisão de materiais didáticos adequados aos momentos didáticos propostos, a partir do conceito de objeto de aprendizagem;
5) Experimentação e validação dos momentos e materiais didáticos em questão;
6) Sistematização e disponibilização dos momentos e materiais didáticos de maneira aberta.

Resultados Esperados

Registro de uma trajetória de aprendizagem para a produção de croqui a partir de um conhecimento geométrico estruturado (memória dos processos de aprendizagem);
Disponibilização da descrição de momentos didáticos estruturados para esta trajetória;
Disponibilização de materiais didáticos configurados como objetos de aprendizagem;
Reconhecimento e apropriação, quando pertinente, das tecnologias atuais de informação, comunicação e representação digitais para a configuração da trajetória referida e consequente melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem;
Contribuir para a formação do corpo discente para a atividade de ensino/aprendizagem.
Impactos esperados:
Espera-se que a experiência didática estabelecida com este projeto promova a intensificação do uso do croqui em perspectiva junto à atividade projetual no âmbito de disciplinas de projeto. Conforme citado anteriormente, o investimento de uma única disciplina (GGD 4, atualmente não obrigatória e sem a possibilidade de ser oferecida como optativa por falta de corpo docente) na produção de croqui, da maneira como vem sendo realizado, não tem sido capaz de promover a intensificação e continuidade desta prática ao longo do curso de arquitetura. Os estudantes que cursam tal disciplina, adquirem a capacidade de desenvolver mas não se apropriam como ferramenta projetual efetiva. Aposta-se na requalificação dos momentos e materiais didáticos através do uso de tecnologias digitais,
configurados de tal maneira que permitam a disponibilização de um sistema de educação continuada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA215/04/201931/12/2019
IVANA PATRICIA IAHNKE STEIM115/04/201931/12/2019
LIZIANE DE OLIVEIRA JORGE215/04/201931/12/2019
LUIS FERNANDO SILVEIRA VICTORIA215/04/201931/12/2019

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