Nome do Projeto
Seminários sobre práticas alternativas em alimentação e nutrição
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2019 - 13/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
A Ciência da Nutrição se destina a compreender e aprofundar estudos sobre os alimentos e seus conteúdos nutricionais que, ao serem consumidos, influenciam diretamente no crescimento e desenvolvimento da vida humana. Porém, a visão biologicista da relação do homem com os alimentos ultrapassa fronteiras à medida que se compreendem os determinantes culturais, sociais, políticos, econômicos e, a própria história da humanidade, como influenciadores nas práticas alimentares da população brasileira. A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) envolve diversos critérios, para que sejam garantidos oferta alimentar e o adequado consumo. Importante, também, ocorrer o fornecimento de alimentos que assegurem melhor valor nutricional e a inocuidade alimentar, sem os agentes biológicos e químicos que possam comprometer a qualidade alimentícia. A qualidade de muitos alimentos produzidos em nosso país e disponibilizados ao consumo humano está duvidosa, como apontam relatórios sobre as elevadas doses de agrotóxicos utilizados na agricultura e, a identificação de resíduos de produtos químicos em quantidades acima dos limites permitidos pela legislação (RIGOTTO et al., 2012; GREENPEACE, 2016). Os alimentos orgânicos de produção agroecológica são produtos de boa qualidade, pois são frescos e integrais, de valor nutricional equilibrado, com menor toxicidade, com características organolépticas preservadas e que duram mais (AZEVEDO, 2012).

Objetivo Geral

Proporcionar aos estudantes conhecimentos a respeito de alternativas alimentares saudáveis, com ênfase em alimentos orgânicos de base agroecológica.

Justificativa

O nutricionista é profissional da área da saúde formado segundo os princípios da ciência da Nutrição e, contribui para com a saúde de indivíduos e coletividades (CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS, 2014, p.1). Os cursos superiores devem se organizar em sintonia com o perfil de profissional a ser formado. A participação ativa de estudantes no processo de ensino e aprendizagem é algo necessária e positiva, o que confere significado ao que lhes é ensinado (PEDROSO; CUNHA, 2008). Considera-se o ambiente acadêmico um meio fecundo para a disseminação de conhecimentos científicos, sejam tradicionais ou inovadores. Na formação em nutrição é preciso avançar nas ações educacionais, ao encontro das potencialidades e necessidades da sociedade. Há lacunas importantes no desenvolvimento de algumas competências e habilidades essenciais na formação do nutricionista (SOARES; AGUIAR, 2010). Cabe à formação acadêmica estimular a busca de conhecimento e, promover o pensamento reflexivo, sobre a teoria e a prática, preparando os futuros nutricionistas para a adoção de alimentos de qualidade, em prol da saúde humana e na garantia de acesso à alimentação saudável pela população.

Metodologia


Encontros presenciais e quinzenais;
Seminários a partir de leitura de textos;
Escrita de resenhas;
Visitas técnicas orientadas.

Resultados Esperados

Estima-se que os participantes se engajem na proposta deste projeto de ensino, realizem as atividades propostas e, com isso, ampliem seus conhecimentos teóricos e práticos sobre os assuntos elencados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
KATERIN MILENA GALLEGOS SOSA2015/05/201913/12/2019
SONIA TERESINHA DE NEGRI402/05/201913/12/2019

Página gerada em 26/04/2024 18:53:05 (consulta levou 0.023239s)