Nome do Projeto
Grupo de Estudos em Tecnologia da Madeira - GETECMA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/04/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais
Resumo
Este projeto de ensino visa ampliar o conhecimento da área de atuação do futuro egresso em Engenharia Industrial Madeireira sobre as possibilidades inerentes as tecnologias empregadas no meio acadêmico e na industria de beneficiamento da madeira. Bem como propor aos acadêmicos que cursam os diferentes períodos do curso a participarem de atividades de ensino que proporcionem sua integração com os colegas de turma, professores e técnicos de diferentes áreas do meio acadêmico.

Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo geral proporcionar a continuidade das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos em Tecnologia da Madeira - GETECMA fomentando o conhecimento sobre as diferentes áreas de atuação do curso de Engenharia Industrial Madeireira.

Justificativa

A justificativa para realização deste projeto é embasada na falta de conhecimento sobre o curso de Engenharia Industrial Madeireira por meio dos ingressantes do Sisu e Pave, havendo necessidade de maior integração entre os professores e alunos de diferentes períodos do curso. Desta forma, ocorrerá a propagação do conhecimento por meio de estudos fundamentados em artigos científicos, bem como por outras formas de acesso a informação (meio digital, revistas, jornais e etc). Tendo como objetivo o estímulo do ensino-aprendizagem por meio da troca de informações e discussões em grupo orientada por professores que atuam no curso. Havendo a possibilidade de geração de diferentes interações e proposições de atividades que corroborem com a diminuição da evasão e retenção que atualmente é muito significativa nesse curso de engenharia.

Metodologia

A metodologia empregada para o desenvolvimento do projeto de ensino será baseada em encontros quinzenais e/ou mensais realizados na Sala de Estudos Prof. Dr. Celso Foelkel, com os alunos interessados e corpo docente onde ocorrerá o desenvolvimento de debates técnicos por meio da orientação dos professores vinculados ao projeto.

Ao fim de cada encontro será aplicado um questionário para avaliação da qualidade do evento, bem como o direcionamento de melhorias com relação a forma de abordagem dos encontros e outras atividades fomentadas pela ação dos discentes

O estímulo as oportunidades idealizadas por meio da participação discente direcionará ações paralelas que estarão vinculadas ao grupo de estudos, sendo viabilizadas por meio da coordenadora do projeto .

As ações citadas podem estar relacionadas a realização de visitas técnicas, oficinas, palestras e cursos de curta duração com enfoque direcionado ao curso.

Resultados Esperados

Espera-se estimular tanto os alunos quanto a equipe técnica envolvida, na atualização das atividades e técnicas utilizadas no setor madeireiro e de base florestal, divulgando informações, bem como possibilitando a integração com diferentes grupos de pesquisa e empresas que atuam no setor.

Indicadores, Metas e Resultados

O Grupo de Estudos em Tecnologia da Madeira - GETECMA foi criado no ano de 2015 e teve atividades desenvolvidas até 2017. A equipe técnica que participou dos encontros auxiliou de forma direta no esclarecimento das diferentes áreas de atuação do perfil de egresso do curso e a demandas técnicas questionadas pelos discentes. Nesse ano percebe-se por meio da avaliação dos anos anteriores a necessidade de vincular mais atividades fora do âmbito dos encontros, como a necessidade do contato mais direto com empresas e atuação do discente por meio de oficinas e palestras divulgando seu conhecimento sobre o aprendizado adquirido pelas atividades desenvolvidas no curso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CINTIA BOLDT SOUZA226/04/201931/12/2019
ERIKA DA SILVA FERREIRA226/04/201931/12/2019
VITORIA CORREIA MOTA CANIL2015/05/201915/12/2019

Página gerada em 14/11/2019 20:01:48 (consulta levou 0.049538s)