Nome do Projeto
Aprender a ensinar e ensinar a aprender: Metodologias ativas em disciplinas da ESEF
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
25/04/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
Os procedimentos metodológicos utilizados para o processo de ensino-aprendizagem podem variar de acordo com um série de circunstâncias e características. Não obstante, alguns procedimentos têm sido propostos com o intuito de situar o aluno no protagonismo deste processo, exigindo sua participação ativa na proposição, desenvolvimento e avaliação de atividades relacionadas à temática a ser desenvolvida. Nesta perspectiva, as Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem têm se destacado.

Objetivo Geral

Identificar se metodologias ativas de ensino-aprendizagem aumentam a motivação e o envolvimento com as disciplinas e seus conteúdos, e aumentam a percepção de aprendizagem de alunos da graduação e pós graduação da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Justificativa

Apesar de novos métodos de ensino estarem sendo propostos e testados em todos os níveis educacionais (infantil, fundamental, médio e superior), os métodos tradicionais, centrados na figura do professor, ainda prevalecem. Na perspectiva de proporcionar aos alunos a experiência e aproximação com outros procedimentos metodológicos de ensino, onde o protagonismo das ações de ensino-aprendizagem passam também a ser dos alunos, é que este projeto de ensino está pautado. A justificativa para a utilização destes métodos está sustentada na necessidade de maior envolvimento dos alunos com os conteúdos e tarefas, justamente por estar dividida a responsabilidade de condução deste processo entre todos, professor e alunos. Esta forma de condução das ações de ensino-aprendizagem permite aos alunos apropriarem-se do conhecimento com autoria, produzir, reproduzir, compartilhar, discutir, refletir e utilizar este conhecimento de forma consciente. Ainda, faz com que os alunos identifiquem situações e momentos em que novos conhecimentos devam ser apreendidos e/ou construídos.

Metodologia

Metodologicamente este projeto de ensino será operacionalizada através de aulas organizadas em diferentes formatos de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem; Elas serão registradas em diários de aula onde, além da caracterização metodológica da aula, as percepções do professor acerca dos principais encaminhamentos e acontecimentos também serão anotadas para posterior análise. Dentre os métodos ativos que serão utilizados para a condução do processo ensino-aprendizagem estarão: a) a sala de aula invertida; b) Aprendizagem baseada em projetos; c) estudo de caso; e d) aprendizagem entre pares/times

Resultados Esperados

Relativamente aos alunos envolvidos das diferentes disciplinas espera-se que: a) desenvolvam autonomia para a resolução de problemas relacionados à sua formação acadêmica; b) ampliem sua confiança relativa à sua formação; c) passem a interpretar a a aprendizagem e a sua formação como sua responsabilidade; e d) entendam a importância do protagonismo para seu aprendizado e sua formação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIEL GUSTAVO BERGMANN325/04/201931/12/2019
LORENA RODRIGUES SILVA325/04/201931/12/2019

Página gerada em 23/04/2024 10:23:49 (consulta levou 0.039862s)