Nome do Projeto
Correpetição como prática
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/04/2019 - 16/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
A atividade de correpetição consiste na colaboração entre pianistas e cantores (ou instrumentistas) com o objetivo de fornecer base musical para o desenvolvimento do trabalho individual do músico que recebe apoio do(a) pianista. Tendo origem na prática de ensaios de música lírica, a atividade se difundiu e se solidificou como um campo profissional importante para pianistas. No entanto, os currículos acadêmicos voltados para a educação de pianistas têm subestimado, se não ignorado, a importância deste nicho profissional. A capacitação de pianistas habilitados para exercer a correpetição é dever dos cursos desta subárea.

Objetivo Geral

Este Projeto de Ensino prevê a capacitação de pianistas para a correpetição e colaboração com outros músicos.

Justificativa

Os cursos de bacharelado em música da UFPel, mais notadamente as linhas de formação em canto, violino e flauta, têm demandado a colaboração de pianistas na formação individual de seus discentes. A demanda tem se feito mais notadamente presente na disciplina Seminário de Canto/Instrumento, visto que é neste fórum onde os alunos ensaiam a apresentação dos resultados parciais de seus projetos individuais, bem como em recitais previstos nos Projetos Pedagógicos destes cursos. As demandas por recitais públicos de meio e final de curso geralmente envolvem a necessidade de um pianista que colabore com o aluno que se apresenta. Portanto, este projeto de ensino vem sanar esta demanda formando pianistas discentes a atuarem com seus colegas.

Metodologia

- Realizaremos uma reunião com os pianistas envolvidos e professores para tratar dos horários dos Seminários, disponibilidade dos sujeitos envolvidos e atribuição de tarefas.
- O coordenador do projeto manterá encontros semanais com os pianistas para orientar tecnicamente na resolução de problemas e dificuldades. Além disso, os encontros oportunizarão a supervisão geral das atividades.

Resultados Esperados

Espera-se que os pianistas envolvidos concluam as atividades conhecendo suas limitações, os atributos necessários de um pianista colaborador, e saiam mais capacitados e confiantes para desenvolver estas atividades em suas carreiras. Além disso, o projeto deve introduzir o hábito de colaboração entre estudantes de modo que os vínculos musicais aconteçam mais espontaneamente, fomentando uma cultura interna de apoio às necessidades musicais dos discentes entre si.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA REIS PINHEIRO526/04/201920/07/2019
CRISTINE BELLO GUSE226/04/201916/12/2019
ERICA DE SOUZA ALVES526/04/201920/07/2019
FELIPE BUNILHA SANTOS526/04/201916/12/2019
FELIPE FRANÇA DE ANDRADE JUNQUEIRA2015/05/201915/12/2019
GERMANO GASTAL MAYER526/04/201916/12/2019
IGOR TADEU BAGGIO DA SILVA5
JOÃO ALBERTO DOS SANTOS FERREIRA FILHO226/04/201916/12/2019
LEONORA OXLEY RODRIGUES226/04/201916/12/2019
MAGALI LETICIA SPIAZZI RICHTER226/04/201916/12/2019
MARCELO MACEDO CAZARRE126/04/201916/12/2019
MAUREN LIEBICH FREY RODRIGUES201/09/201910/12/2019
OCTÁVIO AMARAL MACHADO2015/05/201915/12/2019
RAUL COSTA DAVILA226/04/201916/12/2019
TIAGO SABINO RIBAS226/04/201916/12/2019
ÉDER HENRIQUE FERREIRA SANTOS526/04/201920/07/2019

Página gerada em 21/12/2024 12:02:32 (consulta levou 0.035790s)