Nome do Projeto
Correpetição como prática
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/04/2019 - 16/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
A atividade de correpetição consiste na colaboração entre pianistas e cantores (ou instrumentistas) com o objetivo de fornecer base musical para o desenvolvimento do trabalho individual do músico que recebe apoio do(a) pianista. Tendo origem na prática de ensaios de música lírica, a atividade se difundiu e se solidificou como um campo profissional importante para pianistas. No entanto, os currículos acadêmicos voltados para a educação de pianistas têm subestimado, se não ignorado, a importância deste nicho profissional. A capacitação de pianistas habilitados para exercer a correpetição é dever dos cursos desta subárea.
Objetivo Geral
Este Projeto de Ensino prevê a capacitação de pianistas para a correpetição e colaboração com outros músicos.
Justificativa
Os cursos de bacharelado em música da UFPel, mais notadamente as linhas de formação em canto, violino e flauta, têm demandado a colaboração de pianistas na formação individual de seus discentes. A demanda tem se feito mais notadamente presente na disciplina Seminário de Canto/Instrumento, visto que é neste fórum onde os alunos ensaiam a apresentação dos resultados parciais de seus projetos individuais, bem como em recitais previstos nos Projetos Pedagógicos destes cursos. As demandas por recitais públicos de meio e final de curso geralmente envolvem a necessidade de um pianista que colabore com o aluno que se apresenta. Portanto, este projeto de ensino vem sanar esta demanda formando pianistas discentes a atuarem com seus colegas.
Metodologia
- Realizaremos uma reunião com os pianistas envolvidos e professores para tratar dos horários dos Seminários, disponibilidade dos sujeitos envolvidos e atribuição de tarefas.
- O coordenador do projeto manterá encontros semanais com os pianistas para orientar tecnicamente na resolução de problemas e dificuldades. Além disso, os encontros oportunizarão a supervisão geral das atividades.
- O coordenador do projeto manterá encontros semanais com os pianistas para orientar tecnicamente na resolução de problemas e dificuldades. Além disso, os encontros oportunizarão a supervisão geral das atividades.
Resultados Esperados
Espera-se que os pianistas envolvidos concluam as atividades conhecendo suas limitações, os atributos necessários de um pianista colaborador, e saiam mais capacitados e confiantes para desenvolver estas atividades em suas carreiras. Além disso, o projeto deve introduzir o hábito de colaboração entre estudantes de modo que os vínculos musicais aconteçam mais espontaneamente, fomentando uma cultura interna de apoio às necessidades musicais dos discentes entre si.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAMILA REIS PINHEIRO | 5 | 26/04/2019 | 20/07/2019 |
CRISTINE BELLO GUSE | 2 | 26/04/2019 | 16/12/2019 |
ERICA DE SOUZA ALVES | 5 | 26/04/2019 | 20/07/2019 |
FELIPE BUNILHA SANTOS | 5 | 26/04/2019 | 16/12/2019 |
FELIPE FRANÇA DE ANDRADE JUNQUEIRA | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
GERMANO GASTAL MAYER | 5 | 26/04/2019 | 16/12/2019 |
IGOR TADEU BAGGIO DA SILVA | 5 | ||
JOÃO ALBERTO DOS SANTOS FERREIRA FILHO | 2 | 26/04/2019 | 16/12/2019 |
LEONORA OXLEY RODRIGUES | 2 | 26/04/2019 | 16/12/2019 |
MAGALI LETICIA SPIAZZI RICHTER | 2 | 26/04/2019 | 16/12/2019 |
MARCELO MACEDO CAZARRE | 1 | 26/04/2019 | 16/12/2019 |
MAUREN LIEBICH FREY RODRIGUES | 2 | 01/09/2019 | 10/12/2019 |
OCTÁVIO AMARAL MACHADO | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
RAUL COSTA DAVILA | 2 | 26/04/2019 | 16/12/2019 |
TIAGO SABINO RIBAS | 2 | 26/04/2019 | 16/12/2019 |
ÉDER HENRIQUE FERREIRA SANTOS | 5 | 26/04/2019 | 20/07/2019 |