Nome do Projeto
Material didático de Apoio para Disciplina de Produtos de Adesão e Colagem
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
06/05/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais
Resumo
A proposta está direcionada a estruturação de material didático de apoio a disciplina Produtos de Adesão e Colagem, bem como fornecer a comunidade em geral acesso a bibliografia. Além de propiciar o uso de ideias diferenciadas para o desenvolvimento e maior atratividade no ensino aprendizagem. Em consonância com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Industrial Madeireira - PPPCEIM.

Objetivo Geral

Elaborar material técnico-científico, em forma de apostila digital e vídeos, para a disciplina de Produtos de Adesão e Colagem e comunidade em geral.

Justificativa

A madeira é utilizada para as mais variadas finalidades, desde confecção de mobiliário até majestosas estruturas utilizadas na construção civil. Esta versatilidade de uso se deve a diversidade de espécies de madeiras existentes, as suas propriedades físico-mecânicas, isolantes e a sua estética diferenciada. Contudo, a madeira também apresenta algumas desvantagens para seu uso, podendo-se destacar sua limitação em relação ao diâmetro e comprimento da tora que fornecerá madeira serrada para as mais diversas finalidades. Desta maneira, o uso de adesivos e a possibilidade de reconstituição da madeira permitem um maior aproveitamento de peças que anteriormente seriam descartadas como resíduo. A disciplina de Produtos de Adesão e Colagem tem por objetivo propiciar aos acadêmicos conhecimentos sobre os produtos de madeira obtidos por meio do processo de colagem da madeira sólida e reconstituição da madeira através do profundo conhecimento dos mecanismos de adesão e da química envolvida nos diferentes tipos de adesivos utilizados nestes processos. Neste sentido, a proposta de elaboração de uma apostila que congrega conteúdo relacionado a este assunto será uma importante contribuição, tanto para os acadêmicos da disciplina como para comunidade do setor madeireiro (marcenarias, carpintarias, indústrias de painéis, produção de molduras ...). Esta proposta torna-se mais relevante se for considerada a escassez de material bibliográfico em língua portuguesa sobre este tema, particularmente abordando as particularidades do processo de colagem em madeiras sólidas e reconstituída. Bem como a motivação dos acadêmicos por meio da elaboração de tecnologia diferenciada através de vídeos didáticos sobre temas diversos relacionados a colagem e reconstituição da madeira. Iniciativa necessária a um curso que apresenta elevada evasão e retenção dos acadêmicos.

Metodologia

A apostila será organizada a partir de uma revisão de literatura, considerando livros, artigos científicos e demais publicações nacionais e internacionais que abordam este tema. Além da experiência prática e acadêmica do professor envolvido no projeto. A formatação do texto seguirá as normas vigentes da ABNT na UFPel. A editoração e projeto gráfico do texto final será realizado por profissionais da área.

Os vídeos didáticos serão desenvolvidos com auxílio de câmera digital e editados por meio de software de acesso livre com duração máxima de 5 minutos.

Resultados Esperados

Como resultados e impactos almeja-se o desenvolvimento de um material de qualidade que atenda as necessidades do meio acadêmico e setor madeireiro.

Prévia do Sumário da apostila:

Teoria da adesão; Influência das características da madeira sobre a colagem; Tipos de adesivos e classificação de uso; Metodologia de colagem; Madeira reconstituída; Colagem de madeira sólida; Preservação e colagem.

Por meio dos vídeos estima-se um maior envolvimento da comunidade acadêmica com relação ao conhecimento acerca dos processos industriais de colagem e da comunidade de modo geral.

As ações citadas devem também propiciar uma maior visibilidade ao curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFPel com previsão de redução da evasão.

Indicadores, Metas e Resultados

-

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CINTIA BOLDT SOUZA206/05/201931/12/2019
ERIKA DA SILVA FERREIRA206/05/201931/12/2019
MATEUS FISS TIMM206/05/201931/12/2019
PEDRO HENRIQUE DE MORAES KOLTON2015/05/201915/12/2019

Página gerada em 28/04/2024 18:06:11 (consulta levou 0.031900s)