Nome do Projeto
Fabricação de PCB 2019
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/04/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Elétrica
Resumo
Existem várias teorias que tentam demonstrar como ocorre o processo de aprendizado. Vejamos algumas das teorias a seguir:
Segundo a teoria de Vygostky (1987, apud Lampreia, 1999) o aprendizado passa por um papel do social, em que “a formação de conceitos científicos se dá na escola a partir da cooperação entre a criança e o professor que, trabalhando com o aluno, explica, dá informações, questiona, corrige e faz o aluno explicar”. Em outras palavras, o aprendizado de um indivíduo contido em um grupo social irá aprender o que seu grupo produz, ou seja, o conhecimento surge primeiro no grupo e, então é interiorizado pelo indivíduo.
Carl Rogers (apud Mogilka, 1999), ao observar o aprendizado experimental, considera que “uma ação pedagógica só é efetivamente democrática quando se baseia no interesse genuíno, na necessidade e na motivação intrínseca do indivíduo”. Assim, de acordo com Rogers, a motivação é um fator essencial para o aprendizado bem-sucedido.
Como terceira visão de aprendizado temos a proposta de Paulo Freire que é trazida por Gadotti (1999, apud Albino, 2003). “Educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica, na qual a prática é orientada pela teoria, que reorienta essa prática, num processo de constante aperfeiçoamento”.
A ideia trazida por esses três estudiosos do processo de aprendizado se resume em: O trabalho em grupo (o orientador e seus orientados) produz e dissemina o conhecimento no grupo; o interesse do aluno é fundamental no aprendizado; e pratica é necessária para o aprendizado, sendo a teoria ligada a essa prática.
Objetivo Geral
Fornecer aos alunos a oportunidade para que eles criem placas de circuito impresso de qualidade superior de forma a aumentar a taxa de sucesso ao desenvolverem atividades curriculares e extracurriculares, aumentando o interesse do aluno pelo curso e pela carreira escolhida e, também, impulsionar pesquisas em diversas áreas dentro da UFPel.