Nome do Projeto
Avaliação Psicológica de crianças e adolescentes
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
22/07/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia
Resumo
A formação em Psicologia tem por objetivos gerais dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício de diversas competências e habilidades gerais, conforme Resolução CNE/CES Nº 8, de 7 de maio de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Psicologia. Brasília, 2004: Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta, e análise de dados em projetos de pesquisa; Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e sócio-culturais dos seus membros;Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos
assim o recomendar;) Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras
comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação; Apresentar trabalhos e discutir idéias em público;Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.
Objetivo Geral
Desenvolver o raciocínio clínico, articulando elementos teórico-conceituais da Psicologia ao longo do processo Psicodiagnóstico. Discriminar teorias divergentes que tangem o Psicodiagnóstico: modelo psicodinâmico, modelo cognitivo-neuropsicológico e fenomenológico-existencial interventivo.
Justificativa
Justifica-se que as as competências, básicas, devem se apoiar nas habilidades de: planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
Metodologia
O grupo terá reuniões se,manais com 2 horas de duração, onde serão aestudados a origem, função e substrato conceitual do processo de avaliação psicológica;. Ética profissional e
procedimentos legais. Os passos do processo de avaliação. Diferentes finalidades e aplicações da avaliação. Técnicas específicas de avaliação da história de vida, de processos cognitiva e da personalidade: entrevista clínica, entrevista motivacional, entrevista diagnóstica, técnicas projetivas, psicométricas e de Aplicação da Bateria de Testes; Recursos Complementares; Integração dos Dados;
Entrevista Devolutiva; Laudo Psicológico.
• O contrato do processo de avaliação psicológica: com adultos, adolescentes e crianças.
• A Entrevista Inicial: entrevistas como instrumento diagnóstico; A Relação psicólogo-paciente ; A entrevista inicial com pais na avaliação psicológica infantil e de adolescentes.
• Entrevista de Anamnese: entrevista diagnóstica familiar.
• A Entrevista Inicial com a Criança e com o Adolescente: técnica ludodiagnóstica e recursos com o adolescente.
• Planejamento da Bateria de Testes. Discussão a respeito da utilização de testes neste contexto (Resolução 002/2003)
• Integração dos Dados: O pensamento clínico na integração dos dados e na demanda dos
objetivos do diagnóstico; aplicações do pensamento clínico diagnóstico a diversos contextos.
• Entrevista Devolutiva: adulto, pais, criança e adolescente.
• O Fechamento do Processo da avaliação psicológica. O Encaminhamento: ao solicitante e/ou cliente. Relatório ou Laudo Psicológico: informes e pareceres (Resolução 007/2003).
rastreamento psiquiátrico. Devolução e encaminhamentos clínicos.
procedimentos legais. Os passos do processo de avaliação. Diferentes finalidades e aplicações da avaliação. Técnicas específicas de avaliação da história de vida, de processos cognitiva e da personalidade: entrevista clínica, entrevista motivacional, entrevista diagnóstica, técnicas projetivas, psicométricas e de Aplicação da Bateria de Testes; Recursos Complementares; Integração dos Dados;
Entrevista Devolutiva; Laudo Psicológico.
• O contrato do processo de avaliação psicológica: com adultos, adolescentes e crianças.
• A Entrevista Inicial: entrevistas como instrumento diagnóstico; A Relação psicólogo-paciente ; A entrevista inicial com pais na avaliação psicológica infantil e de adolescentes.
• Entrevista de Anamnese: entrevista diagnóstica familiar.
• A Entrevista Inicial com a Criança e com o Adolescente: técnica ludodiagnóstica e recursos com o adolescente.
• Planejamento da Bateria de Testes. Discussão a respeito da utilização de testes neste contexto (Resolução 002/2003)
• Integração dos Dados: O pensamento clínico na integração dos dados e na demanda dos
objetivos do diagnóstico; aplicações do pensamento clínico diagnóstico a diversos contextos.
• Entrevista Devolutiva: adulto, pais, criança e adolescente.
• O Fechamento do Processo da avaliação psicológica. O Encaminhamento: ao solicitante e/ou cliente. Relatório ou Laudo Psicológico: informes e pareceres (Resolução 007/2003).
rastreamento psiquiátrico. Devolução e encaminhamentos clínicos.
Resultados Esperados
• Planejamento da Bateria de Testes. Discussão a respeito da utilização de testes neste contexto
(Resolução 002/2003)
• Integração dos Dados: O pensamento clínico na integração dos dados e na demanda dos
objetivos do diagnóstico; aplicações do pensamento clínico diagnóstico a diversos contextos.
• Entrevista Devolutiva: adulto, pais, criança e adolescente.
• O Fechamento do Processo do diagnóstico psicológico. O Encaminhamento: ao solicitante e/ou
cliente. Relatório ou Laudo Psicológico: informes e pareceres (Resolução 007/2003).
(Resolução 002/2003)
• Integração dos Dados: O pensamento clínico na integração dos dados e na demanda dos
objetivos do diagnóstico; aplicações do pensamento clínico diagnóstico a diversos contextos.
• Entrevista Devolutiva: adulto, pais, criança e adolescente.
• O Fechamento do Processo do diagnóstico psicológico. O Encaminhamento: ao solicitante e/ou
cliente. Relatório ou Laudo Psicológico: informes e pareceres (Resolução 007/2003).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRÉ REINHARDT RÖSLER | 4 | 22/07/2019 | 20/12/2019 |
ANNE SANTOS STONE | 8 | 22/07/2019 | 20/12/2019 |
AYO MAIÁ FREITAS SANTOS | 4 | 22/07/2019 | 20/12/2019 |
CAROLINA LIMA DA SILVA | 8 | 22/07/2019 | 20/12/2019 |
CÍNTIA WEBER CARDOSO | 8 | 22/07/2019 | 20/12/2019 |
DARA PEREIRA RODRIGUES | 10 | 22/07/2019 | 20/12/2019 |
FERNANDA FONTANA | 4 | 22/07/2019 | 20/12/2019 |
FRANCIELLY TAVARES DA CUNHA | 2 | 01/10/2019 | 20/12/2019 |
GEISSE ABEL POPPING | 4 | 01/10/2019 | 20/12/2019 |
JAINI DA PORCIÚNCULA | 8 | 22/07/2019 | 20/12/2019 |
KAISSÉS COSTA SEDRÊS | 8 | 01/10/2019 | 20/12/2019 |
LARISSA MENEZES LOPES QUINTANA | 8 | 22/07/2019 | 20/12/2019 |
MARIA MANUELA SOUSA ALBUQUERQUE VALENTE | 8 | 22/07/2019 | 20/12/2019 |
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRA | 2 | 22/07/2019 | 20/12/2019 |
MARIANA BARBOZA LOPES | 8 | 22/07/2019 | 20/12/2019 |
MAÍNA BAEZ MARQUES VIEIRA | 4 | 01/10/2019 | 20/12/2019 |
NICOLLY DOMINGUES FERNANDES | 4 | 01/10/2019 | 20/12/2019 |
PAOLA LEAL DE OLIVEIRA | 4 | 01/10/2019 | 20/12/2019 |
RAFAELA SOARES VILLAR | 8 | 01/08/2019 | 20/12/2019 |
SHEILA BANEIRO HECK | 4 | 22/07/2019 | 20/12/2019 |
TALITA DOS SANTOS MASTRANTONIO | 8 | 22/07/2019 | 20/12/2019 |
TATIÉLE SCHNEIDER | 8 | 22/07/2019 | 20/12/2019 |
VALTER ANDRE MACHADO MINHO JÚNIOR | 4 | 22/07/2019 | 20/12/2019 |
VALÉRIA ORTIZ DE SOUZA | 4 | 01/10/2019 | 20/12/2019 |