Nome do Projeto
Leituras & Dramaturgias Compartilhadas 2019/1
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
10/05/2019 - 19/07/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
A ideia de um grupo de estudo em literatura dramática surgiu do anseio de alguns estudantes e da observação feita pela coordenadora do pouco contato (e dificuldade neste contato) que os discentes do curso de Teatro-Licenciatura têm com textos teatrais durante seu percurso acadêmico.
A dramaturgia em quaisquer períodos de sua história sofreu modificações de acordo com a realidade e período cultural em que estava inserida e é de extrema relevância que o professor de teatro em formação possa conhecer mais sobre o tema, lendo textos teatrais e ampliando seu repertório dramático-literário.
O grupo é aberto a estudantes de graduação de diversas áreas, contudo o enfoque principal está nos estudantes de Teatro, dispostos a conhecer mais sobre dramaturgia e leitura compartilhada.
A ideia inicial é que o projeto possa ocorrer semestralmente, com participação de novos integrantes.
Objetivo Geral
Criar um grupo de leitura compartilhada de peças teatrais de diversas épocas, refletindo sobre a importância da literatura dramática na formação do professor de teatro.
Justificativa
O Curso de Teatro-Licenciatura da UFPel estrutura-se em três eixos principais: disciplinas práticas, pedagogia do teatro/estágios e teoria e história do teatro. Neste último eixo encontra-se o espaço onde é possível o estudo da dramaturgia mundial. Contudo, verifica-se que, devido ao grande escopo de literatura dramática a ser incluído no currículo, são feitos recortes que acabam por excluir estudos mais aprofundados de dramaturgia. Soma-se a isso a grande dificuldade que muitos discentes têm com a leitura, seja por falta de tempo, ou mesmo de hábito. O entendimento das obras na leitura individual e silenciosa também prejudica o estudante que precisa se familiarizar com textos teatrais.
Nesse sentido, este projeto justifica-se por ser uma oportunidade de aproximar os estudantes da literatura dramática, através de leituras compartilhadas de peças teatrais de diversas épocas e discussão de suas características, temáticas etc.
As leituras em voz alta se mostram um recurso ainda pouco explorado e que tem potencial para auxiliar o estudo sobre literatura dramática, visto que a vocalização da palavra (incentivando consequentemente a escuta) promove maior interesse e compreensão, carregando o aspecto da partilha e da sensibilização maior dos sentidos.
O grupo terá, a cada semestre, a oportunidade de ler e estudar em coletivo textos e autores teatrais.
Nesse sentido, este projeto justifica-se por ser uma oportunidade de aproximar os estudantes da literatura dramática, através de leituras compartilhadas de peças teatrais de diversas épocas e discussão de suas características, temáticas etc.
As leituras em voz alta se mostram um recurso ainda pouco explorado e que tem potencial para auxiliar o estudo sobre literatura dramática, visto que a vocalização da palavra (incentivando consequentemente a escuta) promove maior interesse e compreensão, carregando o aspecto da partilha e da sensibilização maior dos sentidos.
O grupo terá, a cada semestre, a oportunidade de ler e estudar em coletivo textos e autores teatrais.
Metodologia
A metodologia prevê encontros semanais de leitura compartilhada/vocalizada de textos teatrais e discussão sobre os mesmos. A escolha dos textos será feita pela coordenadora do projeto, abrangendo diferentes épocas, e ouvindo também sobre o interesse dos participantes. O grupo será formado por até 20 estudantes. Os encontros terão duração de duas horas em sala reservada do Centro de Artes da UFPel. Nos encontros, todos terão a oportunidade de ler em voz alta, explorando suas possibilidades criativas de leitura. Prevê-se a leitura de 10 textos teatrais(ou fragmentos) ao longo do semestre.
Resultados Esperados
O grupo de estudo pretende aproximar os estudantes de graduação com a literatura dramática, impactando diretamente em sua formação e desempenho acadêmico, pois algumas das dificuldades pelo não hábito de leitura poderão ser minimizadas. Os estudantes envolvidos atuarão também como disseminadores do projeto, já que poderão valer-se dos textos lidos em seus trabalhos artísticos e acadêmicos. Pretende-se também que as leituras compartilhadas impactem como meio de reflexão dos estudantes sobre diferentes épocas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALISSON LUIZ CARDOSO SAMBORAY GODOI | 2 | 10/05/2019 | 19/07/2019 |
André Lima Barros | 2 | 10/05/2019 | 19/07/2019 |
CARLOS EDUARDO MIRANDA DA SILVA | 2 | 10/05/2019 | 19/07/2019 |
CATARINA LEITE RASSIER | 2 | 10/05/2019 | 19/07/2019 |
DARA FERREIRA FUCOLO | 2 | 10/05/2019 | 19/07/2019 |
FERNANDA VIEIRA FERNANDES | 4 | 10/05/2019 | 19/07/2019 |
ISMÁILER RODRIGUEZ BORGES | 2 | 10/05/2019 | 19/07/2019 |
LARISSA SILVA DA SILVA | 2 | 10/05/2019 | 19/07/2019 |
LETÍCIA CONTER DA CUNHA | 2 | 10/05/2019 | 19/07/2019 |
MARIA DA CONCEIÇÃO BARCELOS FLORES | 2 | 10/05/2019 | 19/07/2019 |
MILENA BARRETO GONCALVES ROSA | 2 | 10/05/2019 | 19/07/2019 |
MURILO DE AVILA ROLHANO | 2 | 10/05/2019 | 19/07/2019 |
MÉLANIE WREGE | 2 | 10/05/2019 | 19/07/2019 |
PATRICIA GARCIA BOHLMANN | 2 | 10/05/2019 | 19/07/2019 |
SAMARA COUTINHO MACHADO | 2 | 10/05/2019 | 19/07/2019 |