Nome do Projeto
MODELO ANATÔMICO DE CÃO E GATO PARA UTILIZAÇÃO COMO MÉTODO ALTERNATIVO DE ENSINO NA MEDICINA VETERINÁRIA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
22/05/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Resumo
Tendo em vista os mandamentos éticos e a preocupação em não usar animais nas formas de experimentação, buscam-se alternativas para continuar viabilizando práticas veterinárias, pois a utilização de animais vivos em procedimentos invasivos ou penosos, mesmo que com clara finalidade didática ou acadêmica, só faria sentido no momento em que não se vislumbrasse qualquer alternativa capaz de substituí-lo.
A utilização de métodos alternativos, portanto, evitaria que animais hígidos fossem submetidos a procedimentos extenuantes e invasivos, ofertando meios tão eficientes quanto, e um benefício humanitário incontestavelmente considerável. considerável.
Objetivo Geral
Confecção de modelos anatômicos didáticos para serem utilizados nas disciplinas de Anatomia, Semiologia, Radiologia e Clinicas Médicas da UFPel.
Justificativa
As condutas médicas em animais devem sempre ser permeadas por balizes éticas e de bem estar-animal, principalmente aquelas preceituadas pelos Códigos Profissionais de Ética (MORAES, 2005).
Logo no artigo 4º do Código de Ética Médica de Medicina Veterinária encontra-se que “o médico veterinário deve utilizar procedimentos humanitários para evitar o sofrimento e a dor aos animais”. Nas últimas décadas é expressiva a mudança nos conceitos de bem-estar animal, tanto no setor de produção, pets e principalmente nos locais onde a experimentação é necessária, como nos estabelecimentos de ensino e pesquisa (ZANETTI, 2009).
Logo no artigo 4º do Código de Ética Médica de Medicina Veterinária encontra-se que “o médico veterinário deve utilizar procedimentos humanitários para evitar o sofrimento e a dor aos animais”. Nas últimas décadas é expressiva a mudança nos conceitos de bem-estar animal, tanto no setor de produção, pets e principalmente nos locais onde a experimentação é necessária, como nos estabelecimentos de ensino e pesquisa (ZANETTI, 2009).
Metodologia
A construção do modelo didático terá por base um cachorro de pequeno porte e gato adulto, com escore corporal 2. Estes cadáver serão oriundos de animais que vão a óbito no Hospital de Clinicas Veterinária da UFPel, sendo livre de doenças infectocontagiosas e zoonóticas. O corpo será congelado a -20º C até o processamento. Após descongelado e dissecado para a remoção de tecidos moles, deixando intactas as articulações e seus ligamentos. A estrutura da cavidade torácica será preservada. A seguir a carcaça será fixada em formalina 10% durante 3 dias. Realizar-se-ão sequencias de criodesidratação, para remoção de líquidos. Tecidos gordurosos serão removidos manualmente nas dissecações. Usara-se glicerina em ligamentos para viabilizar sua flexibilidade, e as articulações sinoviais serão reorganizadas e reforçadas com ligamentos de látex de modo que permitam o movimento natural sem que haja ruptura. Contará com a coluna vertebral fixa, com utilização de mangueiras e utensílios para sustentabilidade da cervical com baixa densidade radiográfica Falanges fixas e apresentando pele e pelos sintéticos e preenchimento corpóreo de estopa.
Resultados Esperados
Promover o maior entendimento do aluno nos procedimentos imaginológicos e de diciplinas afins utilizando um modelo inanimado.
Confeccionar um modelo que mimetize os orgãos encontrados num animal vivo.
Aumentar a absorção e o conhecimento nas disciplinas de radiologia veterinária, práticas em diagnóstico por imagem, práticas em radiologia.
Confeccionar um modelo que mimetize os orgãos encontrados num animal vivo.
Aumentar a absorção e o conhecimento nas disciplinas de radiologia veterinária, práticas em diagnóstico por imagem, práticas em radiologia.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALANA MORAES DE BORBA | 1 | 22/05/2019 | 31/12/2019 |
AMANDA ANDERSSON PEREIRA STARK | 2 | 22/05/2019 | 31/12/2019 |
ANA LUISA SCHIFINO VALENTE | 4 | 22/05/2019 | 31/12/2019 |
ANDREZA BERNARDI DA SILVA | 2 | 22/05/2019 | 31/12/2019 |
CRISTIANO SILVA DA ROSA | 2 | 22/05/2019 | 31/12/2019 |
FABRICIO DE VARGAS ARIGONY BRAGA | 2 | 22/05/2019 | 31/12/2019 |
GUILHERME ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA CAVALCANTI | 4 | 22/05/2019 | 31/12/2019 |
JOSAINE CRISTINA DA SILVA RAPPETI | 2 | 22/05/2019 | 31/12/2019 |
JÉSSICA MARONEZE SZIMINSKI | 4 | 22/05/2019 | 31/12/2019 |
LUCIELE TUROW DOMINGUES | 2 | 22/05/2019 | 31/12/2019 |
MAGDO EDUARDO DA COSTA IGANSI | 2 | 22/05/2019 | 31/12/2019 |
MARIANA CRISTINA HOEPPNER RONDELLI | 2 | 22/05/2019 | 31/12/2019 |
MARLETE BRUM CLEFF | 2 | 22/05/2019 | 31/12/2019 |
PAULO RAUL PIRES MACHADO | 2 | 22/05/2019 | 31/12/2019 |
THAÍS COZZA DOS SANTOS | 1 | 22/05/2019 | 31/12/2019 |