Nome do Projeto
Bjerknes 2019
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/05/2019 - 13/02/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia Sinótica
Resumo
O projeto Bjerknes iniciou em 2017 como grupo de estudo para análise, discussão e previsão das condições atmosféricas atuantes. O grupo se reune uma vez por semana para debater as condições sinóticas tais como sistemas de alta e baixa pressão, frentes frias, tempestades e fenômenos ocorridos ou previstos com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curto de graduação e pós-graduação em meteorologia. O nome Bjerknes é uma homenagem ao meteorologista norueguês Vilhelm Bjerknes (1862-1951) o qual introduziu o sistema de análise e previsão de tempo utilizado até hoje.

Objetivo Geral


Colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos nos cursos de graduação e pós-graduação por meio de análises, discussões e previsões das condições atmosféricas atuantes na região.

Justificativa

O curso de meteorologia possui uma grande quantidade de aulas teóricas. Os sistemas de tempo são complexos e sua previsão não é uma tarefa fácil. Soma-se ainda o fato de que cada dia possui uma previsibilidade diferente. Portanto, torna-se necessário exercitar constantemente as atividades de análise, discussão e previsão atmosférica de modo que os conhecimentos teóricos sejam aplicados e sedimentados por meio de atividades práticas e interativas entre alunos, professores e profissionais atuantes.

Metodologia

A metodologia consiste em reunir os participantes semanalmente atendendo as seguintes atividades:
1. Selecionar semanalmente dois ou mais alunos para produzir e apresentar a discussão mostrando as condição daquela semana e divulgar o tema de interesse;
2. Elaborar uma tabela com previsão de temperatura e precipitação para Pelotas;
3. Comparar e avaliar a previsão realizada na semana anterior com dados e imagens observados;
4. Convidar palestrantes e profissionais para ampliar o conhecimento geral e de aplicação da ciência;
5. Elaborar um relatório anual contendo uma compilação das atividades realizadas no semestre bem como sua avaliação.

Resultados Esperados

Com a execução do projeto de ensino Bjerknes espera-se:

1. Uma maior integração entre alunos, professores e profissionais do CPMET na discussão de temas atuais de meteorologia;
2. Uma maior inserção dos alunos ingressantes nas atividades práticas e teóricas no curso;
3. Uma maior interação dos alunos de pós-graduação com os de graduação;
4. Aprofundamento das análises e previsões meteorológicas melhorando a destreza e habilidade em analisar e prever o tempo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE BECKER NUNES203/05/201913/02/2020
CARINA KLUG PADILHA REINKE203/05/201913/02/2020
DÉBORA DE SOUZA SIMÕES203/05/201913/02/2020
ELITON LIMA DE FIGUEIREDO203/05/201913/02/2020
EMILY CLAUDIA PEREIRA RAMOS203/05/201913/02/2020
FERNANDO RAFAEL BATISTA RIBEIRO JUNIOR203/05/201913/02/2020
GUSTAVO SCHIAVON NEVES203/05/201913/02/2020
KARIN LUÍSA MARQUES203/05/201913/02/2020
LEONARDO CALVETTI203/05/201913/02/2020
LUCAS ALBERTO FUMAGALLI COELHO203/05/201913/02/2020
LUCAS D'AVILA MARTEN203/05/201913/02/2020
LUIZ GABRIEL CASSOL MACHADO203/05/201913/02/2020
MATEUS DA SILVA TEIXEIRA203/05/201913/02/2020
MULLER JÚNIOR MARTINS DOS SANTOS203/05/201913/02/2020
WILLIAM LOPES203/05/201913/02/2020

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