Nome do Projeto
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO A DISCIPLINA DE QUÍMICA APLICADA PARA AS TURMAS DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GEOLÓGICA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
13/05/2019 - 12/05/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Química - Petróleo e Petroquímica
Resumo
A presente proposta confere uma reflexão no contexto pedagógico do ensino da disciplina de Química Aplicada oferecida aos cursos de engenharia geológica e engenharia de petróleo/UFPel. Desde o ano de 2010 o professor Antonio Carlos da Silva Ramos vem oferecendo semestralmente a disciplina e colhendo observações e experiências para melhor abordagem da ementa em sala de aula. O próprio nome da disciplina sugere uma contextualização do ensino da Química voltada aos interesses dos alunos de engenharia. Apesar da experiência, da contextualização e de práticas diversas objetivando tornar o conteúdo mais atrativo, ainda se verifica uma alta evasão e reprovação. Assim, a proposta se resume em criar um material de apoio didático objetivando melhorar o aprendizado dos alunos.

Objetivo Geral

Em linhas gerais o objetivo do projeto é o de preparar um material de apoio didático utilizado como ferramenta aplicada durante as aulas. O material visa oferecer uma contextualização dos conteúdos com a prática da Química no exercício profissional, refletindo um vínculo com a realidade da atividade e proporcionando maior interesse por parte do aluno.

Justificativa

A disciplina de Química Aplicada ministrada aos cursos de engenharia geológica e engenharia de petróleo tem altos índices de reprovação. Algumas turmas, por exemplo, chegaram a ter apenas 30% de aprovação. Esses índices refletem vários fatores, a saber: a deficiência no ensino de química que muitos alunos trazem do ensino médio; a alta evasão devido alunos que trocam de curso ou alunos que retornam para suas cidades. Verificam-se também os alunos que simplesmente desistem da disciplina e, finalmente os reprovados. A fim de tentar melhorar os índices de aprovação propõe-se desenvolver um material de apoio didático a ser utilizado como um artifício complementar voltado ao ensino em sala de aula.

Metodologia

A apostila com exercícios teóricos será preparada a partir de referências gerais de textos de química e química tecnológica. Os experimentos serão pensados de forma a exemplificar problemas operacionais no âmbito da atividade profissional e que possam ser ilustrados em condições controladas em laboratório. As aulas em apresentação de slides serão preparadas empregando o software power point e, de forma a produzir conhecimento complementar aos conteúdos abordados em sala de aula. Os tópicos das aulas complementares serão selecionados a partir de exemplos obtidos no âmbito das atividades de engenharia.

Resultados Esperados

Entre os principais resultados, espera-se:
- contribuir para melhorar o índice de aprovação na disciplina;
- reduzir a evasão nos cursos;
- melhorar o interesse dos alunos pela disciplina;
- produtos (apostila, lista de exercícios, roteiros de aulas práticas, slides de aulas) a serem disponibilizado aos alunos;
- maior conscientização do conteúdo da disciplina na formação do profissional engenheiro.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO CARLOS DA SILVA RAMOS413/05/201912/05/2020
FERNANDO STEIMETZ2015/05/201915/12/2019

Página gerada em 26/04/2024 10:13:03 (consulta levou 0.091010s)