Nome do Projeto
Grupo de Estudo em Bioquímica- Ampliando conhecimentos e compartilhando experiências
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
06/05/2019 - 30/04/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Bioquímica
Resumo
Com o avanço das tecnologias de informação e rapidez na obtenção das mesmas, via internet, temos acompanhado dificuldades enfrentadas por professores em sala de aula na tarefa de tornar a forma de ensino mais interessante, muito embora os esforços empregados não sejam na sua totalidade convertidos em melhor compreensão dos conteúdos. Esta dificuldade tem sido bastante percebida no estudo da Bioquímica, que é uma disciplina diretamente relacionada com um campo onde as pesquisas científicas são extremamente produtivas e rápidas, com descobertas importantes a cada dia, mas que, porém, requer os conhecimentos básicos já bem estabelecidos. Os professores, em sua maioria, tiveram formação pautada no método tradicional de ensino, quando o aluno assiste ao professor expor um assunto, depois estuda e se prepara para as provas. Uma preocupação dos docentes envolvidos com o ensino da Bioquímica é promover mudanças estratégicas na conduta do processo ensino-aprendizagem, com vistas a maximizar o rendimento dos alunos, os quais historicamente apresentam sérias dificuldades e frequentes dúvidas na disciplina em questão, o que se reflete em alto índice de reprovação. Os métodos ativos de ensino aprendizagem contemplam diferentes estratégias, nas quais os alunos passam a ser agentes ativos no processo de ensino aprendizagem, participando da preparação, discussão e exposição do conteúdo. Ao contrário do método tradicional, nos métodos ativos de ensino, o uso dos recursos tecnológicos é imprescindível para a conclusão das tarefas propostas. Neste sentido, a utilização de método de ensino baseado em instrução (peer instruction) parece ser um recurso de relativa facilidade operacional e que permite gerar avanços no processo ensino-aprendizagem, considerando as diferentes particularidades de cada grupo de alunos.

Objetivo Geral

- Integrar o uso de metodologias ativas ao ensino da Bioquímica, através da criação de grupos de estudo para atividades extra classe, visando o aprimoramento da qualidade do ensino e a melhoria do desempenho dos alunos

Justificativa

A Aprendizagem Baseada em Instrução é o método que se baseia no estudo preliminar de temas e
assuntos pelos alunos. O professor orienta o tema e suas literaturas básicas. Os alunos têm o trabalho
de pesquisar e estudar. Antes do encontro com o professor/tutor, os alunos fazem contato com o
mesmo, por meio de chat, para averiguar capacidade de responder questões relacionadas ao tema. No
momento discussão, os alunos que já tiveram contato com o conteúdo terão condições para
argumentarem e acrescentarem ao conteúdo já estudado. Segundo MAZUR (2009) para o método por
instrução funcionar os alunos devem estar cientes do método de ensino o qual estão estudando e
conhecer o papel de cada agente do processo de ensino aprendizagem. Segundo WOELK (2005) o
método por instrução visa engajar ativamente o aluno no processo de aprendizagem.
O método de ensino por instrução exige uma preparação prévia dos alunos e do professor, sendo
bastante efetivo em grupos pequenos, e pode-se enumerar algumas etapas para o método de
aprendizagem por instrução:
1. informar o aluno do processo o qual ele está inserido
2. estudo prévio
3. avaliação por chat ou programas específicos
4. teste conceitual
5. breve exposição
6. discussão em grupo
7. alunos respondem a questionamentos e definem quais objetivos foram atingidos
A ideia desse projeto, que visa a utilização de discussão de artigos científicos para aplicação do método
Aprendizagem Baseada em Instrução, em horário alternativo àquele das aulas teóricas e práticas da
disciplina, como uma forma de consolidação de conhecimentos teóricos básicos, veio da busca em unir a
parte funcional de algumas formas de ensino já trabalhas em outros momentos, como o uso de Mapas
Metabólicos e discussão de Casos Clínicos (Aprendizagem baseada em problemas) e, ao mesmo tempo,
poder dar uma resposta ao aluno das aplicações práticas da Bioquímica, envolvendo-o na execução de
estudos práticos.

Metodologia

As atividades terão organização semanal, e será desenvolvida da seguinte forma:
1ª Etapa – Formação dos Grupos de estudo e dos tópicos a serem trabalhados;
2ª Etapa – Treinamento dos alunos na busca de artigos científicos e seleção de artigos;
3ª Etapa – Execução –Discussão dos artigos selecionados, e estabelecimento de relação com conteúdos teóricos
vistos em aula e também com a futura atividade profissional.
4ª Etapa – Análise – Avaliação das percepções dos alunos acerca do incremento de conhecimento, bem como
avaliações do que foi coletado e observado pelo professor durante a execução do projeto.

Resultados Esperados

Espera-se, como resultado da participação no grupo de estudos, que o discente aprofunde seus conhecimentos em
Bioquímica e desenvolva a capacidade de aplicação da teoria a casos práticos, através associação dos conhecimentos
atualizados obtidos pelas publicações científicas e atuação profissional. Almeja-se ainda estimular que os integrantes
do grupo a partir dos estudos sintam-se imbuídos a redigir artigos sobre os casos propostos e a produzir documentos
de trabalho, com o intuito de colaborar com o debate e socialização do conhecimento. Associado a isso, a geração de
pensamento crítico reflexivo, externada através de questionamentos e busca de material auxiliar para aprendizado
também configura-se como resultado desejado.

Indicadores, Metas e Resultados

Projeto existente desde 2017, tendo sido interrompido por estar cadastrado na forma física, incompatível com a solicitação de prorrogação do mesmo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GUILHERME RIBEIRO FERREIRA CARDOZO406/05/201930/04/2020
JOAO PEDRO LIPPOLIS BARCELLOS FERREIRA406/05/201930/04/2020
KATERIN MILENA GALLEGOS SOSA406/05/201930/04/2020
LEONARDO DA SILVA SILVEIRA406/05/201930/04/2020
MARIANA GONÇALVES XAVIER406/05/201930/04/2020
PAULO SERGIO VIEIRA MACHADO2015/05/201915/12/2019
RAPHAELA CASSOL PICCOLI406/05/201930/04/2020
REJANE GIACOMELLI TAVARES206/05/201930/04/2020

Página gerada em 14/11/2019 17:26:28 (consulta levou 0.055432s)