Nome do Projeto
Grupo de Estudo em Bioquímica- Ampliando conhecimentos e compartilhando experiências
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
06/05/2019 - 30/04/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Bioquímica
Resumo
Com o avanço das tecnologias de informação e rapidez na obtenção das mesmas, via internet, temos acompanhado
dificuldades enfrentadas por professores em sala de aula na tarefa de tornar a forma de ensino mais interessante,
muito embora os esforços empregados não sejam na sua totalidade convertidos em melhor compreensão dos
conteúdos. Esta dificuldade tem sido bastante percebida no estudo da Bioquímica, que é uma disciplina diretamente
relacionada com um campo onde as pesquisas científicas são extremamente produtivas e rápidas, com descobertas
importantes a cada dia, mas que, porém, requer os conhecimentos básicos já bem estabelecidos. Os professores, em
sua maioria, tiveram formação pautada no método tradicional de ensino, quando o aluno assiste ao professor expor um
assunto, depois estuda e se prepara para as provas. Uma preocupação dos docentes envolvidos com o ensino da
Bioquímica é promover mudanças estratégicas na conduta do processo ensino-aprendizagem, com vistas a maximizar
o rendimento dos alunos, os quais historicamente apresentam sérias dificuldades e frequentes dúvidas na disciplina em
questão, o que se reflete em alto índice de reprovação. Os métodos ativos de ensino aprendizagem contemplam
diferentes estratégias, nas quais os alunos passam a ser agentes ativos no processo de ensino aprendizagem,
participando da preparação, discussão e exposição do conteúdo. Ao contrário do método tradicional, nos métodos
ativos de ensino, o uso dos recursos tecnológicos é imprescindível para a conclusão das tarefas propostas. Neste
sentido, a utilização de método de ensino baseado em instrução (peer instruction) parece ser um recurso de relativa
facilidade operacional e que permite gerar avanços no processo ensino-aprendizagem, considerando as diferentes
particularidades de cada grupo de alunos.
Objetivo Geral
- Integrar o uso de metodologias ativas ao ensino da Bioquímica, através da criação de grupos de estudo para atividades extra classe, visando o aprimoramento da qualidade do ensino e a melhoria do desempenho dos alunos
Justificativa
A Aprendizagem Baseada em Instrução é o método que se baseia no estudo preliminar de temas e
assuntos pelos alunos. O professor orienta o tema e suas literaturas básicas. Os alunos têm o trabalho
de pesquisar e estudar. Antes do encontro com o professor/tutor, os alunos fazem contato com o
mesmo, por meio de chat, para averiguar capacidade de responder questões relacionadas ao tema. No
momento discussão, os alunos que já tiveram contato com o conteúdo terão condições para
argumentarem e acrescentarem ao conteúdo já estudado. Segundo MAZUR (2009) para o método por
instrução funcionar os alunos devem estar cientes do método de ensino o qual estão estudando e
conhecer o papel de cada agente do processo de ensino aprendizagem. Segundo WOELK (2005) o
método por instrução visa engajar ativamente o aluno no processo de aprendizagem.
O método de ensino por instrução exige uma preparação prévia dos alunos e do professor, sendo
bastante efetivo em grupos pequenos, e pode-se enumerar algumas etapas para o método de
aprendizagem por instrução:
1. informar o aluno do processo o qual ele está inserido
2. estudo prévio
3. avaliação por chat ou programas específicos
4. teste conceitual
5. breve exposição
6. discussão em grupo
7. alunos respondem a questionamentos e definem quais objetivos foram atingidos
A ideia desse projeto, que visa a utilização de discussão de artigos científicos para aplicação do método
Aprendizagem Baseada em Instrução, em horário alternativo àquele das aulas teóricas e práticas da
disciplina, como uma forma de consolidação de conhecimentos teóricos básicos, veio da busca em unir a
parte funcional de algumas formas de ensino já trabalhas em outros momentos, como o uso de Mapas
Metabólicos e discussão de Casos Clínicos (Aprendizagem baseada em problemas) e, ao mesmo tempo,
poder dar uma resposta ao aluno das aplicações práticas da Bioquímica, envolvendo-o na execução de
estudos práticos.
assuntos pelos alunos. O professor orienta o tema e suas literaturas básicas. Os alunos têm o trabalho
de pesquisar e estudar. Antes do encontro com o professor/tutor, os alunos fazem contato com o
mesmo, por meio de chat, para averiguar capacidade de responder questões relacionadas ao tema. No
momento discussão, os alunos que já tiveram contato com o conteúdo terão condições para
argumentarem e acrescentarem ao conteúdo já estudado. Segundo MAZUR (2009) para o método por
instrução funcionar os alunos devem estar cientes do método de ensino o qual estão estudando e
conhecer o papel de cada agente do processo de ensino aprendizagem. Segundo WOELK (2005) o
método por instrução visa engajar ativamente o aluno no processo de aprendizagem.
O método de ensino por instrução exige uma preparação prévia dos alunos e do professor, sendo
bastante efetivo em grupos pequenos, e pode-se enumerar algumas etapas para o método de
aprendizagem por instrução:
1. informar o aluno do processo o qual ele está inserido
2. estudo prévio
3. avaliação por chat ou programas específicos
4. teste conceitual
5. breve exposição
6. discussão em grupo
7. alunos respondem a questionamentos e definem quais objetivos foram atingidos
A ideia desse projeto, que visa a utilização de discussão de artigos científicos para aplicação do método
Aprendizagem Baseada em Instrução, em horário alternativo àquele das aulas teóricas e práticas da
disciplina, como uma forma de consolidação de conhecimentos teóricos básicos, veio da busca em unir a
parte funcional de algumas formas de ensino já trabalhas em outros momentos, como o uso de Mapas
Metabólicos e discussão de Casos Clínicos (Aprendizagem baseada em problemas) e, ao mesmo tempo,
poder dar uma resposta ao aluno das aplicações práticas da Bioquímica, envolvendo-o na execução de
estudos práticos.
Metodologia
As atividades terão organização semanal, e será desenvolvida da seguinte forma:
1ª Etapa – Formação dos Grupos de estudo e dos tópicos a serem trabalhados;
2ª Etapa – Treinamento dos alunos na busca de artigos científicos e seleção de artigos;
3ª Etapa – Execução –Discussão dos artigos selecionados, e estabelecimento de relação com conteúdos teóricos
vistos em aula e também com a futura atividade profissional.
4ª Etapa – Análise – Avaliação das percepções dos alunos acerca do incremento de conhecimento, bem como
avaliações do que foi coletado e observado pelo professor durante a execução do projeto.
1ª Etapa – Formação dos Grupos de estudo e dos tópicos a serem trabalhados;
2ª Etapa – Treinamento dos alunos na busca de artigos científicos e seleção de artigos;
3ª Etapa – Execução –Discussão dos artigos selecionados, e estabelecimento de relação com conteúdos teóricos
vistos em aula e também com a futura atividade profissional.
4ª Etapa – Análise – Avaliação das percepções dos alunos acerca do incremento de conhecimento, bem como
avaliações do que foi coletado e observado pelo professor durante a execução do projeto.
Resultados Esperados
Espera-se, como resultado da participação no grupo de estudos, que o discente aprofunde seus conhecimentos em
Bioquímica e desenvolva a capacidade de aplicação da teoria a casos práticos, através associação dos conhecimentos
atualizados obtidos pelas publicações científicas e atuação profissional. Almeja-se ainda estimular que os integrantes
do grupo a partir dos estudos sintam-se imbuídos a redigir artigos sobre os casos propostos e a produzir documentos
de trabalho, com o intuito de colaborar com o debate e socialização do conhecimento. Associado a isso, a geração de
pensamento crítico reflexivo, externada através de questionamentos e busca de material auxiliar para aprendizado
também configura-se como resultado desejado.
Bioquímica e desenvolva a capacidade de aplicação da teoria a casos práticos, através associação dos conhecimentos
atualizados obtidos pelas publicações científicas e atuação profissional. Almeja-se ainda estimular que os integrantes
do grupo a partir dos estudos sintam-se imbuídos a redigir artigos sobre os casos propostos e a produzir documentos
de trabalho, com o intuito de colaborar com o debate e socialização do conhecimento. Associado a isso, a geração de
pensamento crítico reflexivo, externada através de questionamentos e busca de material auxiliar para aprendizado
também configura-se como resultado desejado.
Indicadores, Metas e Resultados
Projeto existente desde 2017, tendo sido interrompido por estar cadastrado na forma física, incompatível com a solicitação de prorrogação do mesmo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GUILHERME RIBEIRO FERREIRA CARDOZO | 4 | 06/05/2019 | 30/04/2020 |
JOÃO PEDRO LIPPOLIS BARCELLOS FERREIRA | 4 | 06/05/2019 | 30/04/2020 |
KATERIN MILENA GALLEGOS SOSA | 4 | 06/05/2019 | 30/04/2020 |
LEONARDO DA SILVA SILVEIRA | 4 | 06/05/2019 | 30/04/2020 |
MARIANA GONÇALVES XAVIER | 4 | 06/05/2019 | 30/04/2020 |
PAULO SERGIO VIEIRA MACHADO | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
RAPHAELA CASSOL PICCOLI | 4 | 06/05/2019 | 30/04/2020 |
REJANE GIACOMELLI TAVARES | 2 | 06/05/2019 | 30/04/2020 |