Nome do Projeto
Núcleo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Saúde Mental, Cognição e Comportamento (NEPSI)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
08/04/2019 - 21/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia
Resumo
A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma modalidade de psicoterapia, científica, ativa, focada no presente, focada na aprendizagem, individualizada, progressiva e breve.
Por ser uma modalidade de psicoterapia baseada em evidências, muitos estudos científicos (incluindo ensaios randomizados) foram realizados nos últimos anos com o objetivo de fundamentar sua efetividade na prática em saúde mental.
Desta forma, a proposta do NEPSI é discutir e fundamentar a compreensão discente sobre esta abordagem de psicoterapia bem como propor, planejar e executar atividades de pesquisa e intervenção para a comunidade.
Objetivo Geral
Realizar a discussão de aspectos teóricos, técnicos e metodológicos relacionados ao campo de conhecimento da saúde mental, cognição e comportamento.
Justificativa
Trata-se de um grupo de estudos com foco na abordagem teórica, técnica e metodológica da Terapia Cognitivo-Comportamental no contexto dos serviços de saúde.
Melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem sobre teorias relacionadas a teoria behaviorista, introdução à Terapia Cognitiva Comportamental e avaliação psicológica.
Melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem sobre teorias relacionadas a teoria behaviorista, introdução à Terapia Cognitiva Comportamental e avaliação psicológica.
Metodologia
Reuniões semanais com os discentes para orientações relativas à disciplinas do curso de Psicologia da UFPEL.
Apropriação do conhecimento produzido sobre o tema do NEPSI, incluindo a proposição, planejamento e execução de pesquisas e intervenções
Melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Apropriação do conhecimento produzido sobre o tema do NEPSI, incluindo a proposição, planejamento e execução de pesquisas e intervenções
Melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Resultados Esperados
Propiciar espaço para resolução de dúvidas e troca de conhecimentos em ambiente extra-classe.
Desenvolver abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes.
Melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem sobre teorias relacionadas a teoria behaviorista, introdução à Terapia Cognitiva Comportamental e avaliação psicológica.
Desenvolver abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes.
Melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem sobre teorias relacionadas a teoria behaviorista, introdução à Terapia Cognitiva Comportamental e avaliação psicológica.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
KAISSÉS COSTA SEDRÊS | 1 | 08/04/2019 | 21/12/2019 |
TIAGO NEUENFELD MUNHOZ | 1 | 08/04/2019 | 21/12/2019 |
VALTER ANDRE MACHADO MINHO JÚNIOR | 1 | 08/04/2019 | 21/12/2019 |