Nome do Projeto
ESPAÇO DOBRA: Exercícios de criação entre a palavra, a página e a não página
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/05/2019 - 15/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
A presente proposta de projeto de ensino procura fazer do Espaço Dobra, espaço constituído e amadurecido em duas edições de projeto de ensino, um espaço para o exercício da palavra e suas relações com o mundo e as artes visuais. Partindo da página, (livro ou não livro) indo até a não página.
Espaço Dobra é um espaço que organizamos no CA, para estudo e produção de publicações
artísticas, (cartazes, livros, lambes, material didático e de divulgação de eventos artísticos e etc).
Este espaço também contempla processos de registro e catalogação de um acervo de publicações relevantes no panorama nacional e internacional e recebe doações de publicações artísticas de outras universidades, artistas e pesquisadores parceiros.
O projeto ocorre com recursos próprios desta coordenadora desde março de 2016, e conta com o trabalho voluntário de alunos. Funciona na sala 307 do bloco A do Centro de Artes, com computador e uma impressora Risográfica, que se caracteriza por capacidade de
grandes tiragens em baixo custo.
Ele se destina também a produção de material didático e de divulgação de eventos dos cursos do Centro de Artes,
atendendo através desse ponto os Projetos Pedagógicos dos cursos de Design Gráfico, Artes Visuais Bacharelado e
Artes Visuais Licenciatura, que contempla a formação e o desenvolvimento de capacidades de criação e produção
articuladas à realidade tecnológica e empreendedorísticas dos diferentes campos de atuação. Lembrando por fim que
esse espaço estaria como lugar de exercício e prática efetiva da palavra na arte por via de publicações, ampliando o tempo de produção e reflexão já iniciado em disciplinas
do currículo.
Objetivo Geral
Oferecer espaço de exercícios para a criação, produção, catalogação e consulta ao acervo de publicações artísticas.
Justificativa
Acreditamos que o espaço proporciona ao aluno um maior alcance de produção efetiva e tecnológica ao envolver-se
em produções e publicações. Também vemos como um instrumento de combate a evasão por proporcionar a atuação junto a um grupo de criação por via da palavra e publicações.
Oferece maior acesso a produções relevantes e históricas do cenário nacional e internacional através do acervo de
publicações que formamos e assim também um incentivo à pesquisa. O espaço funciona como um importante
instrumento de ensino e aprendizagem para os professores do Centro de Artes e seus alunos.
A experiência de catalogação, organização de acervo também é mais um aprendizado que o projeto proporciona,
apresentando métodos de trabalho e cuidado com acervos em papel. Para além dessas capacidades, todas elas
ligadas aos Projetos Pedagógicos, acreditamos que o incentivo à publicação também é um estímulo à escrita e leitura,
algo de fundamental importância nos dias atuais.
em produções e publicações. Também vemos como um instrumento de combate a evasão por proporcionar a atuação junto a um grupo de criação por via da palavra e publicações.
Oferece maior acesso a produções relevantes e históricas do cenário nacional e internacional através do acervo de
publicações que formamos e assim também um incentivo à pesquisa. O espaço funciona como um importante
instrumento de ensino e aprendizagem para os professores do Centro de Artes e seus alunos.
A experiência de catalogação, organização de acervo também é mais um aprendizado que o projeto proporciona,
apresentando métodos de trabalho e cuidado com acervos em papel. Para além dessas capacidades, todas elas
ligadas aos Projetos Pedagógicos, acreditamos que o incentivo à publicação também é um estímulo à escrita e leitura,
algo de fundamental importância nos dias atuais.
Metodologia
Através de grupo de estudo, criação, produção, publicação, em parceria com professores colaboradores, receberemos
alunos que queiram
desenvolver pesquisa artística, material didático ou projeto gráfico nesse espaço. O espaço contempla um acervo que
também servirá como fonte de pesquisa para o estudo e criação de novos projetos.
alunos que queiram
desenvolver pesquisa artística, material didático ou projeto gráfico nesse espaço. O espaço contempla um acervo que
também servirá como fonte de pesquisa para o estudo e criação de novos projetos.
Resultados Esperados
O interesse pela criação e produção de qualidade estética, ética e de baixo custo.
A ampliação de conhecimento técnico é científico no campo artístico e gráfico.
O desenvolvimento do interesse por leitura e escrita, ampliando acessos e criando capacidade de partilha do material
criado em baixo custo para um público ainda mais amplo.
A ampliação de conhecimento técnico é científico no campo artístico e gráfico.
O desenvolvimento do interesse por leitura e escrita, ampliando acessos e criando capacidade de partilha do material
criado em baixo custo para um público ainda mais amplo.
Indicadores, Metas e Resultados
Nos dois cursos de Artes Visuais e nos dois cursos de Design até então, não existe uma disciplina que trate de publicações artísticas, no entanto os professores abordam o tema procurando explorar de forma prática e reflexiva durante as aulas. Esse projeto destina-se a ser um espaço aberto a professores e alunos que para além das disciplinas tenham como utilizar o Espaço Dobra como uma ferramenta didático-pedagógicas inovadora no campo da arte e design.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA DA ROSA BANDEIRA | 1 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
CARLOS HENRIQUE SANTOS | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
EDUARDO ROCHA | 1 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
ELIVELTO ALVES DE SOUZA | 1 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
EMANUELA DI FELICE | 1 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
FERNANDA FEDRIZZI LOUREIRO DE LIMA | 1 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
GABRIELA DA COSTA GOMES | 4 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
GABRIELA LEITE DA CUNHA | 4 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
HELENA DE ARAUJO NEVES | 1 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
HELENE GOMES SACCO | 4 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
HENRIQUE TORRES DE SOUZA | 1 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
LAÍS POSSAMAI TAVARES | 4 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
MARCIA REGINA PEREIRA DE SOUSA | 1 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
NICOLAS BEIDACKI | 8 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
ROSANGELA FACHEL DE MEDEIROS | 1 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
RÔMULO RUAN VELHO GUEDES | 1 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
STELA SOARES NOGUEIRA KUBIAKI | 4 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |