Nome do Projeto
Oficinas de aprendizado da disciplina de Topografia II (DER)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
08/05/2019 - 07/05/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Resumo
Esse projeto de ensino tem como objetivo contribuir para o aprimoramento e qualificação do ensino de Topografia II através de oficinas de aprendizado realizadas ao longo dos semestres letivos.
Na disciplina de topografia II o índice de reprovação é maior de que 50%, e ao longo de três anos um conjunto de professores preocupados com esses índices vêm criando estratégicas para ajudar os alunos, uma dessas estratégias é ter alunos que realizam monitoria da disciplina e no ano passado surgiu o projeto de ensino de oficinas para o estudo de topografia. Com esse projeto contava com dois alunos bolsistas que junto com o coordenador do projeto promoveram 25 encontros, oportunizando mais de 100 alunos.
A disciplina de topografia envolve cálculos matemáticos e demanda da prática regular de estudo, portanto, com as oficinas os alunos são motivados a estudar e tem a oportunidade de sanar dúvidas. Pretende-se no ano de 2019 dar continuidade no projeto das oficinas, em um horário estratégico, hora do intervalo do almoço, visando dar oportunidade de um maior número de alunos frequentarem esses encontros.
As atividades desenvolvidas nas oficinas tem-se uma abordagem didática-pedagógica inovadora, o aluno bolsista é preparado pelo coordenador do projeto para conduzir as oficinas e nela apresentar propostas de exercícios e debates relacionados às maiores dificuldades encontradas ao longo do semestre em topografia. Com esse projeto tanto o bolsista quanto os alunos que cursam a disciplina de topografia são favorecidos, pois ambos têm a oportunidade de aprender cada vez mais. Busca-se nessas oficinas associar a teoria vista em sala de aula com exercícios práticos, de forma a ampliar a capacidade de construção e abstração do conhecimento por parte dos alunos.
Objetivo Geral
Esse projeto de ensino tem como objetivo principal oferecer oficinas estratégicas de estudo da disciplina de topografia II, priorizando a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Como consequência disso, pretende-se cada vez mais reduzir os índices de reprovação e evasão dos alunos dessas disciplinas principalmente pela dificuldade de entendimentos dos conhecimentos básicos.
Justificativa
Os alunos no contexto geral estão chegando para cursar as disciplinas de topografia com imensa dificuldade em cálculos matemáticos básicos. Como o número de alunos por turma é de mais de 50 alunos, o professor não conseguem trabalhar as dificuldades de forma individual. Na disciplina de topografia II metade da carga horária é prática, sendo assim, os alunos realizam trabalhos práticos que demandam de tempo para escrever os relatórios e realizar os cálculos matemáticos necessários, por vezes eles desanimam pelas dificuldades que encontram, as oficinas tem por objetivo apoiar os alunos também nessas atividades.
Os alunos que tem mais dificuldade acabam se isolando, não conseguindo demonstrar as suas dificuldades e acabem não obtendo sucesso na 1º avaliação semestral e as vezes desistindo da disciplina. Uma forma de auxiliar esses alunos e realizar uma aproximação com os professores é a monitoria, prática pedagogicamente comum e necessária, tendo-se em vista o número de alunos que cursam essa disciplina. Porém, após uma reflexão dos números de reprovações e evasões verificamos que, a atividade de monitoria continua sendo importantíssima, mas devemos realizar outras ações para aprimorar e qualificar o processo de ensino-aprendizagem os alunos. Portanto, esse projeto de ensino é uma tentativa de realizar atividades distintas da monitoria, através de oficinas estratégicas para o ensino-aprendizado dos alunos que cursam as disciplinas de topografia II no DER (Departamento de Engenharia Rural). Com as oficinas é possível identificar os tópicos de maior dificuldade dos alunos, trabalhá-los e motivá-los a ter a prática regular de estudo. Pretende-se oferecer semanalmente uma ou duas oficinas, para que se isso possa ocorrer os bolsistas são de grande importância, sem eles não conseguiremos realizar esse trabalho. Esse semestre (1º/2019) têm 165 alunos matriculados em Topografia II divididos em três turmas. Seriam ideais dois bolsistas para ter um contato mais próximo com e
Os alunos que tem mais dificuldade acabam se isolando, não conseguindo demonstrar as suas dificuldades e acabem não obtendo sucesso na 1º avaliação semestral e as vezes desistindo da disciplina. Uma forma de auxiliar esses alunos e realizar uma aproximação com os professores é a monitoria, prática pedagogicamente comum e necessária, tendo-se em vista o número de alunos que cursam essa disciplina. Porém, após uma reflexão dos números de reprovações e evasões verificamos que, a atividade de monitoria continua sendo importantíssima, mas devemos realizar outras ações para aprimorar e qualificar o processo de ensino-aprendizagem os alunos. Portanto, esse projeto de ensino é uma tentativa de realizar atividades distintas da monitoria, através de oficinas estratégicas para o ensino-aprendizado dos alunos que cursam as disciplinas de topografia II no DER (Departamento de Engenharia Rural). Com as oficinas é possível identificar os tópicos de maior dificuldade dos alunos, trabalhá-los e motivá-los a ter a prática regular de estudo. Pretende-se oferecer semanalmente uma ou duas oficinas, para que se isso possa ocorrer os bolsistas são de grande importância, sem eles não conseguiremos realizar esse trabalho. Esse semestre (1º/2019) têm 165 alunos matriculados em Topografia II divididos em três turmas. Seriam ideais dois bolsistas para ter um contato mais próximo com e
Metodologia
Oficinas de aprendizado da disciplina de Topografia II (DER) foram pensadas visando atender os alunos na sua totalidade, portanto em horários estratégicos e com conteúdos específicos. Os bolsistas irão acompanhar em alguns momentos as atividades de monitoria visando identificar os conteúdos de maior dificuldade dos alunos. Irão ser realizados encontros semanais entre o professor orientador e os bolsistas para planejar das atividades a serem desenvolvidas ao longo do mês e como serão conduzidas as oficinas. Os bolsistas serão desafiados a refletir sobre os conteúdos a ser trabalhados, propondo sugestões e/ou fazendo uma avaliação com relação aos diferentes meios usados na metodologia de ensino. Essa reflexar será importante para conduzir os trabalhos e devem ser apresentadas ao orientador. As oficinas serão realizadas semanalmente e divulgadas via colegiados dos cursos de Agronomia e também através do Cobalto via mensagens aos alunos. O aluno bolsista terá que antes da oficina ter o material pronto para aprovação do orientador. Nos encontros (oficinas) o orientador do projeto estará junto com os bolsistas para sanar as dúvidas, os bolsistas usaram o quadro negro para propor e explicar os exercícios e se necessário um material multimídia.
Resultados Esperados
Almeja-se como resultado desse projeto uma diminuição no número de reprovação, retenção e evasão dos alunos. As atividades desse projeto, as oficinas, o contato com os bolsistas, e os professores extraclasse, darão apoio ao processo de ensino- aprendizagem dos alunos e criará um ambiente favorável à exposição de dificuldades e minimização das dúvidas. A figura do bolsista é importante, pois eles serão capazes de desenvolver uma linguagem de ensino diferente da adotada pelo professor, aproximando-se cada vez mais dos alunos.
Indicadores, Metas e Resultados
Poderão ser realizadas outras avaliações desse projeto ao longo do período de sua existência.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
FIORAVANTE JAEKEL DOS SANTOS | 2 | 08/05/2019 | 07/05/2020 |
MAURÍCIO KLUG MEDEIROS | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
PETER CORRÊA LOPES | 10 | 08/05/2019 | 07/05/2020 |
RODRIGO RIZZI | 2 | 08/05/2019 | 07/05/2020 |
SERGIO LEAL FERNANDES | 2 | 08/05/2019 | 07/05/2020 |
SUELEN CRISTINA MOVIO HUINCA | 4 | 08/05/2019 | 07/05/2020 |