Nome do Projeto
Grupo SIMGER – Grupo de Apoio em Simulação, Modelagem e Gerenciamento de Campos de Petróleo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
09/05/2019 - 15/06/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Química - Petróleo e Petroquímica
Resumo
O Engenheiro de Petróleo deve analisar fatores econômicos, geológicos, tais como saturação de fluidos, porosidade, permeabilidade, entre outras propriedades estáticas. Definir estratégias para produção, como determinar o número de poços, localização, tipo de perfuração, especificações de operação e data de abertura e fechamento dos poços. Além de realizar o gerenciamento do campo petrolífero analisando a viabilidade técnico-econômica do investimento. Assim, fica evidente a importância das disciplinas de Avaliação Econômica de Projetos de Petróleo (Disciplina que permite a avaliação e quantificação da viabilidade econômica de um projeto de exploração de um Campo de petróleo); Simulação e Modelagem de Reservatórios (Disciplina que permite que os alunos aprendam a construir modelos de reservatórios de campos de petróleo); Engenharia de Reservatórios (Disciplina que permite correlacionar características estáticas e fluido-dinâmicas de um poço de petróleo); Estratégia de Explotação de Campos de Petróleo (Disciplina que permite estabelecer o tipo e localização da perfuração dos poços) e Gerenciamento de Campos de Petróleo (Disciplina que permite a avaliação da tomada de decisão e quantificação do risco na explotação de um Campo de petróleo). A presente proposta de Projeto, portanto, visa não apenas realizar as atividades que atendam os objetivos do projeto pedagógico do curso, mas também estabelecer mecanismos para aguçar o interesse dos discentes e propiciar a estes o entendimento das correlações das disciplinas de Avaliação Econômica de Projetos de Petróleo, Simulação e Modelagem de Reservatórios, Engenharia de Reservatórios, Estratégia de Explotação de Campos de Petróleo e Gerenciamento de Campos de Petróleo no contexto da formação do Engenheiro do Petróleo.

Objetivo Geral

Este Projeto apresenta basicamente os seguintes objetivos:
• O primeiro é aprimorar os conhecimentos dos alunos participantes nos conteúdos de Avaliação Econômica de Projetos de Petróleo, Simulação e Modelagem de Reservatórios, Engenharia de Reservatórios, Estratégia de Explotação de Campos de Petróleo e Gerenciamento de Campos de Petróleo. Como consequência, pretendemos reduzir os índices de reprovação e evasão nas disciplinas;
• O segundo objetivo é o de proporcionar aos alunos participantes do Projeto, uma possibilidade de contato com a prática docente, através do trabalho de atendimento e pensando na formação continuada, aperfeiçoar seus conhecimentos nas disciplinas que são profissionalizantes. Pois, acreditamos que é fundamental que o aluno (desempenhando o papel de orientador naquele momento) tenha um conhecimento profundo e amplo dos conteúdos, para ser capaz de examinar as construções dos projetos realizados nos softwares, na matemática envolvida e nos conceitos gerenciais.
Em suma, objetivamos com este projeto complementar e solidificar a formação dos alunos dos cursos de Engenharia de Petróleo.

Justificativa

A necessidade da criação desse projeto é motivada pela demanda por qualificação no processo de ensino e aprendizagem, além de melhor atender e acompanhar os alunos nas atividades teóricas e práticas das disciplinas de Avaliação Econômica de Projetos de Petróleo, Simulação e Modelagem de Reservatórios, Engenharia de Reservatórios, Estratégia de Explotação de Campos de Petróleo e Gerenciamento de Campos de Petróleo. O acompanhamento deficitário ou insuficiente do aluno, pode comprometer a formação e o estimulo para sua permanência em sala de aula, resultando no abandono ou reprovação.
As disciplinas têm como uma das avaliações principais, projetos utilizando diversos softwares. Sendo que, o acompanhamento individual dos alunos em sala de aula torna-se imprescindível, pois estes projetos apresentam especificidades. Assim, considerando o número elevado de discentes em aula, esse período torna-se insuficiente para sanar as dúvidas geradas durante a utilização dos programas e durante a elaboração do projeto final.
O alto grau de dificuldade e de extensão dos projetos, o crescente número de alunos no curso, o sobrecarga do professor durante a aula e o número de reprovações e desistências demonstram a necessidade deste grupo de estudos.

Metodologia

O projeto contará com a participação de alunos para as atividades de ensino das disciplinas Avaliação Econômica de Projetos de Petróleo, Simulação e Modelagem de Reservatórios, Engenharia de Reservatórios, Estratégia de Explotação de Campos de Petróleo e Gerenciamento de Campos de Petróleo.
A metodologia elaborada, para evitar a evasão e a reprovação nessas disciplinas, pretende desenvolver as habilidades do aluno de forma cooperativa, autônoma e crítica. Assim, serão utilizadas diferentes abordagens para o aprendizado: leituras, lista de exercícios, práticas em softwares (editores de planilha, simulador de fluxo e de cálculo numérico), simulador da bolsa de valores e apresentações de projetos.

O projeto será dividido em quatro etapas: orientação dos participantes do projeto, resolução de exercícios, práticas em softwares e avaliação final.

1ª Etapa - orientação dos participantes: será repassado aos alunos a base de dados que será utilizada em cada software (de acordo com cada disciplina) e as listas de exercícios repassadas em sala de aula. Ao longo do período do projeto serão marcadas reuniões para esclarecer as dúvidas e para aprofundar os assuntos abordados.

2ª Etapa - resolução de exercícios: os alunos dedicarão parte de suas horas a resolução das listas de exercícios, para posteriormente, nos horários de atendimento, ter maior desenvoltura na explicação dos exercícios.

3ª Etapa - Práticas em softwares: dentre as horas a serem cumpridas pelos alunos, estes deverão auxiliar o professores nas atividades práticas em sala de aula, além de dedicar horas ao atendimento aos alunos em atividades práticas.

4ª Etapa - Avaliação Final: será realizado um relatório comparativo, ao final de cada semestre, com o levantamento do número de alunos aprovados, desistentes e reprovados em cada disciplina. Posteriormente, em reunião, os integrantes do projeto discutirão as mudanças para o semestre subsequente, caso necessário.

Resultados Esperados

Os resultados e impactos esperados são:
• Sanar as principais dúvidas dos alunos participantes do Projeto, relacionadas às disciplinas acompanhadas;
• Solidificar os conhecimentos nas disciplinas profissionalizantes dos alunos que frequentam os atendimentos;
• Contribuir para a diminuição dos índices de reprovação e evasão dos alunos participantes;
• Consolidar a formação dos alunos do Projeto;
• Divulgar os resultados do Projeto em eventos ou periódicos científicos;
• Consolidar os conteúdos necessários para as disciplinas subsequentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALISSON MATEUS LAFUENTE COSTA409/05/201931/12/2019
ARIANE BORGES RIBEIRO409/05/201931/12/2019
FERNANDA VAZ ALVES RISSO209/05/201915/06/2020
LUAN MARQUES409/05/201931/12/2019
ROBERTO NUNES FERREIRA409/05/201931/12/2019
VALMIR FRANCISCO RISSO409/05/201915/06/2020

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