Nome do Projeto
Grupo GESEG - Grupo de Apoio em Gestão, Economia e Segurança em Projetos de Campos de Petróleo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
09/05/2019 - 15/06/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Química - Petróleo e Petroquímica
Resumo
O direito e a oportunidade a educação superior, atualmente, tem contemplado um número maior de jovens brasileiros por meio do ENEM. Consequentemente, elevou-se o número de alunos em sala de aula e a necessidade de atenção especial para com os discentes. Propiciar a estes jovens a qualidade de ensino e aprendizagem permite combater a reprovação, retenção e evasão nos cursos de graduação, concedendo, também, oportunidades de lapidar ou aperfeiçoar o desenvolvimento acadêmico. O Engenheiro de Petróleo deve analisar fatores econômicos, gerenciais e de segurança. Além de realizar o gerenciamento do campo petrolífero analisando a viabilidade técnico-econômica do investimento. Assim, fica evidente a importância das disciplinas de Administração, Gestão e Contabilidade no Setor de Petróleo e Empreendedorismo (Disciplinas que permitem o despertar dos alunos para a importância de gerir e empreender de forma segura e eficiente, tanto no setor de petróleo quanto em outro setor); Economia Aplicada ao Petróleo (Disciplina que permite a introdução do aluno na viabilidade econômica de um projeto de exploração de um Campo de petróleo); Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) no Setor de Petróleo (Disciplina que permite mostrar os riscos e formas de minimizar os riscos de acidentes no setor de petróleo); Planejamento de Experimentos Aplicado a Engenharia de Petróleo (Disciplina que permite estudar metodologias que possam ajudar a planejar de forma eficiente experimentos e simulações que envolvam riscos associados a campos de petróleo). A presente proposta de Projeto, portanto, visa não apenas realizar as atividades que atendam aos objetivos do projeto pedagógico do curso, mas também estabelecer mecanismos para aguçar o interesse dos discentes e propiciar a estes o entendimento das correlações das disciplinas de Administração, Gestão, Economia e SMS no contexto da formação do Engenheiro do Petróleo.

Objetivo Geral

Este Projeto apresenta basicamente os seguintes objetivos:
• O primeiro é aprimorar os conhecimentos dos alunos participantes nos conteúdos de Administração, Gestão e Contabilidade no Setor de Petróleo e Empreendedorismo, Economia Aplicada ao Petróleo, Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) no Setor de Petróleo e Planejamento de Experimentos Aplicado a Engenharia de Petróleo. Como consequência, pretendemos reduzir os índices de reprovação e evasão nas disciplinas;
• O segundo objetivo é o de proporcionar aos alunos participantes do Projeto, uma possibilidade de contato com a prática docente e pensando na formação continuada, aperfeiçoar seus conhecimentos nas disciplinas que são profissionalizantes. Pois, acreditamos que é fundamental que o aluno (desempenhando o papel de orientador naquele momento) tenha um conhecimento profundo e amplo dos conteúdos, para ser capaz de examinar as construções dos projetos.
Em suma, objetivamos com este projeto complementar e solidificar a formação dos alunos dos cursos de Engenharia de Petróleo.

Justificativa

A necessidade da criação desse projeto é motivada pela demanda por qualificação no processo de ensino e aprendizagem, além de melhor atender e acompanhar os alunos nas atividades teóricas e práticas das disciplinas de Administração, Gestão e Contabilidade no Setor de Petróleo e Empreendedorismo, Economia Aplicada ao Petróleo, Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) no Setor de Petróleo e Planejamento de Experimentos Aplicado a Engenharia de Petróleo. O acompanhamento deficitário ou insuficiente do aluno, pode comprometer a formação e o estimulo para sua permanência em sala de aula, resultando no abandono ou reprovação.
As disciplinas de Administração, Gestão e Contabilidade no Setor de Petróleo e Empreendedorismo, tem como característica desenvolver a capacidade de empreender dos alunos através de acompanhamento individual dos alunos em casos reais e hipotéticos de negócios, por isso torna-se imprescindível um acompanhamento mais de perto de cada um dos alunos. Assim, considerando o número elevado de discentes em aula, esse período torna-se insuficiente para sanar as dúvidas geradas durante a as aulas.
No que se refere à disciplina de Economia Aplicada, os alunos desenvolvem ao longo do semestre alguns projetos que abordam temas como: renda variável, bolsa de valores e valor presente líquido. Tais projetos, necessitam de acompanhamento por parte do professor sobre recursos gráficos de análise técnica e análise especifica de mercado acionário.
Ademais, durante a disciplina é desenvolvida uma planilha de análise da viabilidade econômica sobre a produção de um campo de petróleo. Esse projeto é de grande complexidade, pois exige a construção de planilhas automatizadas através do software de edição de planilhas.

Metodologia

O projeto contará com a participação de alunos que acompanharão as atividades de ensino das disciplinas Administração, Gestão e Contabilidade no Setor de Petróleo e Empreendedorismo, Economia Aplicada ao Petróleo, Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) no Setor de Petróleo e Planejamento de Experimentos Aplicado a Engenharia de Petróleo.
A metodologia elaborada, para evitar a evasão e a reprovação nessas disciplinas, pretende desenvolver as habilidades do aluno de forma cooperativa, autônoma e crítica. Assim, serão utilizadas diferentes abordagens para o aprendizado: leituras, lista de exercícios, práticas em softwares (editores de planilha), simulador da bolsa de valores e apresentações de projetos.
O projeto será dividido em quatro etapas: orientação dos alunos, resolução de exercícios, práticas em softwares e avaliação final.

1ª Etapa - orientação dos alunos participantes do projeto: será repassado aos alunos a base de dados (de acordo com cada disciplina) e as listas de exercícios repassadas em sala de aula. Ao longo do período do projeto serão marcadas reuniões para esclarecer as suas dúvidas e aprofundar os assuntos abordados.

2ª Etapa - resolução de exercícios: os alunos dedicarão parte de suas horas a resolução das listas de exercícios, para posteriormente, nos horários de atendimento, ter maior desenvoltura na explicação dos exercícios.

3ª Etapa - Práticas em softwares: dentre as horas a serem cumpridas pelos alunos, estes deverão auxiliar o professores nas atividades práticas em sala de aula, além de dedicar horas ao atendimento aos alunos em atividades práticas.

4ª Etapa - Avaliação Final: será realizado um relatório comparativo, ao final de cada semestre, com o levantamento do número de alunos aprovados, desistentes e reprovados em cada disciplina. Posteriormente, em reunião, os integrantes do projeto discutirão as mudanças para o semestre subsequente, caso necessário.

Resultados Esperados

Os resultados e impactos esperados são:
• Sanar as principais dúvidas dos alunos participantes do Projeto, relacionadas às disciplinas;
• Solidificar os conhecimentos nas disciplinas profissionalizantes dos alunos que frequentam as atividades;
• Contribuir para a diminuição dos índices de reprovação e evasão dos alunos participantes;
• Consolidar a formação dos bolsistas do Projeto;
• Divulgar os resultados do Projeto em eventos ou periódicos científicos;
• Consolidar os conteúdos necessários para as disciplinas subsequentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CATHERINE GAYER OLLERMANN401/08/201931/12/2019
FERNANDA VAZ ALVES RISSO409/05/201915/06/2020
JOÃO GUILHERME CYRILLO KERN409/05/201931/07/2019
LAÍS BARTH SCHNORRENBERGER401/08/201931/12/2019
LUCAS RAFAEL SILVA DA SILVEIRA409/05/201915/06/2020
VALMIR FRANCISCO RISSO209/05/201915/06/2020

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