Nome do Projeto
Explorando R como ferramenta auxiliar nos conteúdos de Estatística.
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
13/05/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística
Resumo
O ensino da Estatística vem sendo abordado de forma teórica na maioria das disciplinas ofertadas à nível de graduação. Seja porque a carga horária da disciplina não contempla aulas práticas ou talvez pelo extenso conteúdo programático que tais disciplinas abordam. Sabe-se que uma das maneiras de absorver os conteúdos teóricos é a prática de exercícios, isto pode ser observado na maioria das literaturas básicas da área, alguns exemplos: Montgomery, D. C.; Runger, G. C., 2012; Andrade, D.F.; Ogliari, P.J, 2013; Morettin;Bussab, 2013; Devore, J, 2018. O maior impacto da estatística foi o surgimento dos computadores e o efeito que tiveram na prática dessa disciplina. Com a evolução da tecnologia (em todas as áreas da ciência) e a necessidade que os profissionais da área da estatística tem em utilizar o computador, seria apropriado ensinar os estudantes como usar computadores para este fim. Muitos dos softwares estatísticos só podem ser obtidos através de pacotes estatísticos licenciados, o que muitas vezes limita o acesso tanto a alunos quanto a professores. Neste sentido o ambiente R é excelente para ser utilizado como ferramenta que complementa e fortalece os conceitos teóricos da área da estatística, visto que é de livre acesso e permite o acesso gratuito para estudantes, professores, pesquisadores, comunidades acadêmicas e científicas.

Objetivo Geral

Aprendizado do ambiente R como ferramenta de apoio nas soluções de exercícios extra classe relacionados ao conteúdo de Estatística.

Justificativa

Levando em consideração que a maioria dos cursos de graduação apresenta uma disciplina de estatística inserida em sua grade curricular, que os conteúdos teóricos abordados nas disciplinas devem ser exercitados, que a prática de recursos computacionais é indispensável para os profissionais da área da estatística, seria muito apropriado despertar nos acadêmicos o interesse em usar pacotes estatísticos para resolver exercícios na área da estatística. Espera se que tais práticas possam motivar o interesse dos alunos no aprendizado da estatística visto que as aplicações da mesma se fazem presentes na maioria das publicações das mais diferentes áreas do conhecimento. A utilização de um pacote estatístico pode ser um ótimo complemento as técnicas tradicionais de resolução de exercícios e desta forma o R apresenta-se adequado para esta prática.

Metodologia

- Revisão bibliográfica e busca de material sobre os pacotes do R que trabalham com estatística básica.
- Reuniões semanais com a equipe para definir metas e trocar informações.
-Desenvolver atividades complementares usando os recursos disponíveis no R.

Resultados Esperados

- Aquisição de conhecimento em alguns pacotes de R, no que se refere ao conteúdo de Estatística ministrada para os cursos de graduação.
- Motivar a utilização do R para os alunos de graduação na solução de exercícios relacionados a disciplina.
- Produção de conteúdo didático para auxiliar nas aulas de Estatística.
- Interação aluno/docente no aprendizado conjunto dos pacotes do R.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINI613/05/201931/12/2019
EDUARDO DE SÁ BUENO NÓBREGA213/05/201931/12/2019
ELISIA RODRIGUES CORREA213/05/201931/12/2019
GISELDA MARIA PEREIRA413/05/201931/12/2019

Página gerada em 25/04/2024 17:01:07 (consulta levou 0.023055s)