Nome do Projeto
Grupo de estudos em Química Forense
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
13/05/2019 - 12/05/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Química
Resumo
Por projetos entende-se empreendimentos temporários com o objetivo de criar produtos ou resolver problemas. Para tal finalidade, envolve compromissos, intenções e diretrizes relativas a um público alvo, com princípios, intenções, ações, objetivos e metas pré-definidos. No âmbito do ensino, essa definição pode ser ampliada pela inserção dos parâmetros de busca de oportunidades, estabelecimento de desafios, e atendimento a necessidades ou interesses de um sistema educacional, com a finalidade de planejar, coordenar e executar ações voltadas para a melhoria de processos educativos e de formação humana, em seus diferentes níveis e contextos.
Dentro do espaço universitário, especialmente, o desenvolvimento de um projeto de ensino deve estar voltado para abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes, contribuindo para a formação acadêmico-profissional destes. Ainda, no que se refere ao sistema educacional em que o discente encontra-se inserido, a execução de projetos de ensino pode contribuir efetivamente para a redução dos índices de reprovação, retenção e evasão dos cursos.
Objetivo Geral
Contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem de discentes do curso de Bacharelado em Química Forense, fomentando a busca por inovações e o interesse por atualizações da área.
Justificativa
O Curso de Bacharelado em Química Forense da Universidade Federal de Pelotas, foi criado em 2012, com duração de 9 semestres na modalidade presencial, e aulas em turno integral. O objetivo geral do curso é formar um profissional em nível de bacharelado, capaz de solucionar as dúvidas de um crime ou de um acidente, por meio da Química utilizando métodos analíticos/instrumentais apropriados. Desta forma, o profissional deverá interagir com profissionais das mais diversas áreas, incluindo medicina forense e criminalística, reduzindo o tempo na investigação e na solução de processos. Isto faz com que, atualmente, a grade curricular do curso conte com uma carga horária expressiva de atividades práticas voltadas ao estudo/entendimento/desenvolvimento de experimentos baseados em conceitos químicos, que possam auxiliar na elucidação de processos periciais. Assim, considerando que a área das Ciências Forenses encontra-se em ascensão no cenário da pesquisa brasileira, e que o desenvolvimento de novas técnicas analíticas com aplicabilidade nesta área é crescente, torna-se de extrema importância o desenvolvimento de estudos em Química Forense, no âmbito da universidade, enquanto formadora de profissionais, a fim de acompanhar as frequentes atualizações na área, e promover melhorias didático-pedagógicas em experimentos a ela relacionados. Assim, entende-se que o desenvolvimento de um projeto de ensino intitulado "Grupo de estudos em Química Forense" pode contribuir para a melhoria e atualização das atividades práticas desenvolvidas no âmbito da graduação no curso de Bacharelado em Química Forense desta instituição, além de fomentar a busca por novas aplicabilidades e desenvolvimento de métodos químicos voltados para a elucidação de situações periciais.
Metodologia
Os discentes integrantes da equipe, sob orientação docente, serão envolvidos em processos de pesquisa e elaboração de material didático de apoio às atividades práticas que integram os componentes curriculares do curso, especialmente em disciplinas específicas da área Forense. Ainda, os discentes serão estimulados a desenvolver novos ensaios químicos, com aplicabilidade em situações periciais.
Serão agendados encontros da equipe, com frequência quinzenal ou mensal, de acordo com a disponibilidade, para a apresentação e discussão de novas tendências na área da Química Forense, envolvendo o desenvolvimento de novos métodos químicos e técnicas analíticas.
Ao final do projeto será elaborado um relatório das atividades desenvolvidas durante o período de execução deste. Ainda, serão preparados materiais para apresentação do projeto e resultados na próxima edição do Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, e/ou outros eventos e periódicos semelhantes.
Cabe ressaltar também, que será solicitada uma cota de bolsa de iniciação ao ensino (modalidade PBA-UFPel), de acordo com o edital de Seleção de Projetos de Ensino para Bolsas de 2019, com o intuito de contemplar um discente envolvido nas atividades do projeto.
Serão agendados encontros da equipe, com frequência quinzenal ou mensal, de acordo com a disponibilidade, para a apresentação e discussão de novas tendências na área da Química Forense, envolvendo o desenvolvimento de novos métodos químicos e técnicas analíticas.
Ao final do projeto será elaborado um relatório das atividades desenvolvidas durante o período de execução deste. Ainda, serão preparados materiais para apresentação do projeto e resultados na próxima edição do Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, e/ou outros eventos e periódicos semelhantes.
Cabe ressaltar também, que será solicitada uma cota de bolsa de iniciação ao ensino (modalidade PBA-UFPel), de acordo com o edital de Seleção de Projetos de Ensino para Bolsas de 2019, com o intuito de contemplar um discente envolvido nas atividades do projeto.
Resultados Esperados
Como resultados e/ou impactos, espera-se o desenvolvimento de materiais didáticos de apoio às atividades experimentais em linguagem clara e condizente com a realidade discente, que contribuam para um melhor entendimento das atividades laboratoriais; a atualização de atividades práticas que relacionam conceitos químicos com situações periciais e/ou a adequação de experimentos químicos para a realidade do cenário Forense; a discussão constante de atualidades em Química Forense, englobando novas metodologias e aplicabilidades de técnicas analítico/instrumentais para o auxílio à elucidação de crimes diversos; o envolvimento de discentes com atividades didático-pedagógicas, contribuindo para o sentimento de pertencimento destes em relação ao curso, principalmente pelo envolvimento com inovações e atualizações dos conteúdos práticos; a contribuição para a diminuição dos índices de reprovação, retenção e evasão do curso, mediante a motivação dos discentes, e melhoria das atividades didáticas desenvolvidas em atividades práticas; a elaboração de relatório final de atividades com expressão dos resultados obtidos; a apresentação dos resultados à comunidade universitária no Congresso de Ensino de Graduação, realizado pela instituição, e em eventos ou periódicos afins.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA CRUZ IACKS | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
ANDERSON CRIZEL PINHEIRO HOLZ | 2 | 13/05/2019 | 12/05/2020 |
CARLA DE ANDRADE HARTWIG | 4 | 13/05/2019 | 12/05/2020 |
CATARINE CAVADA | 2 | 13/05/2019 | 12/05/2020 |
CINTIA DA COSTA VIANNA | 2 | 13/05/2019 | 12/05/2020 |
CLARISSA MARQUES MOREIRA DOS SANTOS | 1 | 13/05/2019 | 12/05/2020 |
EMILLY FIUZA RODRIGUES | 2 | 13/05/2019 | 12/05/2020 |
HENRIQUE RODRIGUES DOS SANTOS | 2 | 13/05/2019 | 12/05/2020 |
THUANY CARDOZO E CARDOSO | 2 | 13/05/2019 | 12/05/2020 |