Nome do Projeto
Programa de Apoio para o Desenvolvimento de Recursos Adaptados e Tecnologias Assistivas para Estudantes de Graduação que apresentam deficiências, Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação da UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/05/2019 - 15/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Educação Especial
Resumo
Considerando que “o movimento pela inclusão educacional defende o direito que todos os alunos têm de pertencer, aprender e participar da formalização da educação, sem discriminação, em todos os níveis e modalidades de ensino” (Vieira, Severo e Albertani, 2014) e de acordo com o item VI da política Nacional de educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: “Na educação superior, a transversalidade da educação especial se efetiva por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação dos alunos. Estas ações envolvem o planejamento e a organização de recursos e serviços para a promoção da acessibilidade arquitetônica, nas comunicações, nos sistemas de informação, nos materiais didáticos e pedagógicos, que devem ser disponibilizados nos processos seletivos e no desenvolvimento de todas as atividades que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão.”, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) desenvolve, a partir de 2017, iniciativa pioneira de ofertar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino superior, através de uma avaliação compreensiva discente realizada por Educadoras especiais e Psicopedagogas da Seção de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), a fim de elencar as necessidades educativas específicas de cada estudante para que seu aprendizado se desenvolva de forma qualificada e acessível. O AEE objetiva propiciar condições adequadas para que o sujeito com direito a este apoio possa progredir com liberdade para construir seu aprendizado, com acesso a recursos que lhe permitirão o desenvolvimento de habilidades que o capacitem a produzir conhecimento em seu contexto de ensino. Nestes espaços constituem-se salas de recursos multifuncionais, nas quais produzem-se materiais didáticos e pedagógicos, bem como tecnologias assistivas que integram a oferta do atendimento especializado, objetivando a autonomia e independência do alunado com deficiências, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades/Superdotação.

Objetivo Geral

Desenvolver recursos didáticos e pedagógicos adaptados, tecnologias assistivas que venham a ampliar as habilidades funcionais das pessoas que apresentam deficiências, Transtorno do Espectro Autista e Altas habilidades/Superdotação objetivando sua independência e autonomia no percurso acadêmico, bem como dar suporte aos cursos de graduação no ensino de disciplinas de forma ajustada às necessidades específicas de cada estudante.

Justificativa

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Coordenação e Inclusão e Diversidade (CID) diante das demandas de estudantes com necessidades educativas especiais sentiram a necessidade de um projeto institucional que auxiliasse nas necessidades educativas específicas de alunos da graduação. Para isso, esta Coordenação juntamente com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão propõe a criação de uma sala de recursos multifuncionais na qual desenvolver-se-ão recursos didáticos e pedagógicos adaptados, tecnologias assistivas que venham a ampliar as habilidades funcionais das pessoas com deficiências, Transtorno do Espectro Autista e Altas habilidades/Superdotação objetivando sua independência e autonomia no percurso acadêmico, bem como dar suporte aos cursos de graduação no ensino de disciplinas de forma ajustada às necessidades específicas de cada estudante . Uma das ações previstas no projeto será a concessão de bolsas de ensino para estudantes de áreas afins ao conhecimento para elaboração destes materiais adaptados, compatíveis à necessidade educativa de cada acadêmico.
Desta forma, este projeto de ensino, o qual proporciona à UFPel a vanguarda na elaboração e produção de recursos didáticos e pedagógicos adaptados e tecnologias assistivas, visa atender às necessidades educacionais específicas de acesso ao conhecimento pelos(as) discentes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades/ Superdotação da UFPel, conforme a necessidade de cada estudante que receba apoio especializado, adaptando as práticas pedagógicas, metodológicas e de informação de forma a eliminar as barreiras metodológicas que entravam o processo de aprendizagem e flexibilizando o conteúdo curricular para garantir uma universidade inclusiva.

Metodologia

Este projeto visa à implementação e avaliação de um projeto institucional aos alunos com necessidades educativas específicas que apresentem deficiências Transtorno do Espectro Autista e Altas habilidades/Superdotação. Pretende-se conceder bolsas de estudos (Bolsas de Iniciação ao Ensino do Programa de Bolsas Acadêmicas-PBA) para a atuação do bolsista, pelo período de 20h semanais, para o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos adaptados, tecnologias assistivas que venham a ampliar as habilidades funcionais daquelas pessoas, objetivando seu melhor desempenho na Universidade preservando sua autonomia e independência.
A Seção de Atendimento Educacional Especializado do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, através de suas Educadoras Especializadas será responsável pelo plano de trabalho e avaliação de cada bolsista que atuar em sua área de trabalho, repassando suas avaliações à chefia imediata da SAEE, com supervisão da chefia do NAI. Os bolsistas serão selecionados via edital segundo áreas de interesse conforme as demandas dos cursos de graduação desta Instituição, dentre eles Terapia Ocupacional, Design Digital, Design Gráfico, entre outros.

Resultados Esperados

- Minimização das dificuldades que conduzem à reprovação.
- Desenvolvimento autônomo com sucesso das atividades acadêmicas por parte dos alunos com necessidades educativas específicas.
- Apoio e suporte aos cursos de graduação para adaptação didática e pedagógica frente às necessidades específicas de estudantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GEAN CARLOS BRANDAO415/05/201915/12/2019
LIDIANE BILHALVA RODRIGUES4
MARIA DA GRAÇA GONÇALVES CUNHA NEVES4
NADIA DOS SANTOS GONÇALVES PORTO415/05/201915/12/2019
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ415/05/201915/12/2019
RODRIGO DA SILVA VITAL415/05/201915/12/2019
YARKAN ANJEL2010/06/201915/12/2019

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