Nome do Projeto
Programa de Apoio para o Desenvolvimento de Recursos Adaptados e Tecnologias Assistivas para Estudantes de Graduação que apresentam deficiências, Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação da UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/05/2019 - 15/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Educação Especial
Resumo
Considerando que “o movimento pela inclusão educacional defende o direito que todos os alunos têm de pertencer, aprender e participar da formalização da educação, sem discriminação, em todos os níveis e modalidades de ensino” (Vieira, Severo e Albertani, 2014) e de acordo com o item VI da política Nacional de educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: “Na educação superior, a transversalidade da educação especial se efetiva por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação dos alunos. Estas ações envolvem o planejamento e a organização de recursos e serviços para a promoção da acessibilidade arquitetônica, nas comunicações, nos sistemas de informação, nos materiais didáticos e pedagógicos, que devem ser disponibilizados nos processos seletivos e no desenvolvimento de todas as atividades que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão.”, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) desenvolve, a partir de 2017, iniciativa pioneira de ofertar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino superior, através de uma avaliação compreensiva discente realizada por Educadoras especiais e Psicopedagogas da Seção de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), a fim de elencar as necessidades educativas específicas de cada estudante para que seu aprendizado se desenvolva de forma qualificada e acessível. O AEE objetiva propiciar condições adequadas para que o sujeito com direito a este apoio possa progredir com liberdade para construir seu aprendizado, com acesso a recursos que lhe permitirão o desenvolvimento de habilidades que o capacitem a produzir conhecimento em seu contexto de ensino. Nestes espaços constituem-se salas de recursos multifuncionais, nas quais produzem-se materiais didáticos e pedagógicos, bem como tecnologias assistivas que integram a oferta do atendimento especializado, objetivando a autonomia e independência do alunado com deficiências, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades/Superdotação.
Objetivo Geral
Desenvolver recursos didáticos e pedagógicos adaptados, tecnologias assistivas que venham a ampliar as habilidades funcionais das pessoas que apresentam deficiências, Transtorno do Espectro Autista e Altas habilidades/Superdotação objetivando sua independência e autonomia no percurso acadêmico, bem como dar suporte aos cursos de graduação no ensino de disciplinas de forma ajustada às necessidades específicas de cada estudante.