Nome do Projeto
Elaboração de Apostilas de Harmonia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
10/05/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
Este projeto já vem sendo realizado e sucessivamente prorrogado desde março de 2011, dando continuidade ao plano inicial de elaboração de quatro apostilas correspondentes às disciplinas de Harmonia I a IV. De acordo com orientação da PRE não está sendo encaminhada nova solicitação de prorrogação, mas sim este novo cadastro para adequação ao sistema SEI, como se o projeto estivesse começando agora.
Objetivo Geral
Permitir uma maior autonomia por parte do aluno no tocante ao estudo teórico, já que o material escrito poderá ser lido em casa, reduzindo assim a necessidade de esclarecimentos teóricos por parte do professor; desta forma, as atividades em sala de aula podem incluir em maior proporção a orientação de exercícios práticos de execução vocal e instrumental, de escrita harmônica, de percepção de acordes e encadeamentos harmônicos, da audição analítica de gravações, etc.
Justificativa
Na revisão dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Música-Bacharelado, promovida em 2010, foram reformuladas as caracterizações das disciplinas de Harmonia I a IV, sendo incluídos alguns conteúdos até então não abordados, especialmente no âmbito do vocabulário harmônico da música popular, e também metodologias de ensino-aprendizagem adequadas a essas novas propostas. Também foram reordenados os conteúdos a serem ministrados, visando a otimização do processo de ensino-aprendizagem.
Nesta intenção de reorganização e de ampliação das manifestações harmônicas a serem estudadas, surgiu a necessidade de elaboração de um material didático ao mesmo tempo conciso, prático e abrangente. Geralmente os textos sobre harmonia enfocam apenas uma faceta do estudo, seja esta a harmonia tradicional, a funcional, ou a harmonia voltada a estudos de arranjo e improvisação de música popular (estes últimos vêm sendo apenas recentemente - e lentamente - incorporados no meio acadêmico musical). Raramente encontra-se um texto que reúna várias abordagens tão diferentes, ainda que um músico devidamente instruído e suficientemente versátil – como atualmente entende-se que deva ser o perfil do egresso dos bacharelados em Música – geralmente traga consigo vários desses conhecimentos, tanto por haver consultado diversas fontes como também por sua experiência prática.
O enorme volume de traduções de livros técnicos sobre música para a língua inglesa contrasta com a enorme falta de esforço nesse sentido em nosso país. Também é fácil constatar que são poucos os alunos de graduação do bacharelado em música da UFPel que lêem fluentemente em algum idioma diferente do português e do espanhol. No caso específico de livros sobre harmonia, somente em 2001 é que o Brasil teve acesso ao tratado de Schoenbrg (Harmonielehre) em tradução para a língua portuguesa (Harmonia), livro este escrito em 1911 – ou seja, uma espera de 90 anos!
Nesta intenção de reorganização e de ampliação das manifestações harmônicas a serem estudadas, surgiu a necessidade de elaboração de um material didático ao mesmo tempo conciso, prático e abrangente. Geralmente os textos sobre harmonia enfocam apenas uma faceta do estudo, seja esta a harmonia tradicional, a funcional, ou a harmonia voltada a estudos de arranjo e improvisação de música popular (estes últimos vêm sendo apenas recentemente - e lentamente - incorporados no meio acadêmico musical). Raramente encontra-se um texto que reúna várias abordagens tão diferentes, ainda que um músico devidamente instruído e suficientemente versátil – como atualmente entende-se que deva ser o perfil do egresso dos bacharelados em Música – geralmente traga consigo vários desses conhecimentos, tanto por haver consultado diversas fontes como também por sua experiência prática.
O enorme volume de traduções de livros técnicos sobre música para a língua inglesa contrasta com a enorme falta de esforço nesse sentido em nosso país. Também é fácil constatar que são poucos os alunos de graduação do bacharelado em música da UFPel que lêem fluentemente em algum idioma diferente do português e do espanhol. No caso específico de livros sobre harmonia, somente em 2001 é que o Brasil teve acesso ao tratado de Schoenbrg (Harmonielehre) em tradução para a língua portuguesa (Harmonia), livro este escrito em 1911 – ou seja, uma espera de 90 anos!
Metodologia
• Encontros presenciais semanais entre o(s) colaborador(es) e o professor coordenador do projeto, além de comunicação e orientações por meios eletrônicos;
• O texto de cada apostila seguirá a estrutura de um sumário, ambos elaborados pelo professor coordenador do projeto, o qual definirá também o conteúdo das figuras ilustrativas;
• Os colaboradores editarão digitalmente os exemplos gráficos e em partituras, opinarão quanto ao conteúdo do texto e dos exemplos, auxiliando também na revisão geral das apostilas;
• O texto de cada apostila seguirá a estrutura de um sumário, ambos elaborados pelo professor coordenador do projeto, o qual definirá também o conteúdo das figuras ilustrativas;
• Os colaboradores editarão digitalmente os exemplos gráficos e em partituras, opinarão quanto ao conteúdo do texto e dos exemplos, auxiliando também na revisão geral das apostilas;
Resultados Esperados
• Que os alunos dos bacharelados em Música passem a ter um material escrito conciso e claro, em língua portuguesa, sobre os assuntos a serem estudados ao longo do curso;
• Que as apostilas despertem nos alunos o espírito crítico e reflexivo;
• Que o material elaborado permita que as aulas de harmonia passem a ter um caráter bem mais prático.
• Que as apostilas despertem nos alunos o espírito crítico e reflexivo;
• Que o material elaborado permita que as aulas de harmonia passem a ter um caráter bem mais prático.
Indicadores, Metas e Resultados
Estima-se que haverão futuras prorrogações a serem solicitadas para os próximos anos letivos, uma vez que a experiência de 2011 para cá mostra que as atividades do projeto demandam muito tempo de dedicação para que se mantenha um alto nível de qualidade acadêmica.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Christian Lucas Teixeira | 2 | 06/10/2019 | 14/12/2019 |
GABRIEL FARO DEZORDI | 6 | 04/06/2019 | 20/07/2019 |
GUILHERME CAMPELO TAVARES | 6 | 10/05/2019 | 31/12/2019 |
GUSTAVO SOARES FERNANDES PIRES | 4 | 16/09/2019 | 14/12/2019 |
PAULA ANDREA GARZÓN BOCANEGRA | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |