Nome do Projeto
Elaboração de Apostilas de Harmonia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
10/05/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
Este projeto já vem sendo realizado e sucessivamente prorrogado desde março de 2011, dando continuidade ao plano inicial de elaboração de quatro apostilas correspondentes às disciplinas de Harmonia I a IV. De acordo com orientação da PRE não está sendo encaminhada nova solicitação de prorrogação, mas sim este novo cadastro para adequação ao sistema SEI, como se o projeto estivesse começando agora.

Objetivo Geral

Permitir uma maior autonomia por parte do aluno no tocante ao estudo teórico, já que o material escrito poderá ser lido em casa, reduzindo assim a necessidade de esclarecimentos teóricos por parte do professor; desta forma, as atividades em sala de aula podem incluir em maior proporção a orientação de exercícios práticos de execução vocal e instrumental, de escrita harmônica, de percepção de acordes e encadeamentos harmônicos, da audição analítica de gravações, etc.

Justificativa

Na revisão dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Música-Bacharelado, promovida em 2010, foram reformuladas as caracterizações das disciplinas de Harmonia I a IV, sendo incluídos alguns conteúdos até então não abordados, especialmente no âmbito do vocabulário harmônico da música popular, e também metodologias de ensino-aprendizagem adequadas a essas novas propostas. Também foram reordenados os conteúdos a serem ministrados, visando a otimização do processo de ensino-aprendizagem.

Nesta intenção de reorganização e de ampliação das manifestações harmônicas a serem estudadas, surgiu a necessidade de elaboração de um material didático ao mesmo tempo conciso, prático e abrangente. Geralmente os textos sobre harmonia enfocam apenas uma faceta do estudo, seja esta a harmonia tradicional, a funcional, ou a harmonia voltada a estudos de arranjo e improvisação de música popular (estes últimos vêm sendo apenas recentemente - e lentamente - incorporados no meio acadêmico musical). Raramente encontra-se um texto que reúna várias abordagens tão diferentes, ainda que um músico devidamente instruído e suficientemente versátil – como atualmente entende-se que deva ser o perfil do egresso dos bacharelados em Música – geralmente traga consigo vários desses conhecimentos, tanto por haver consultado diversas fontes como também por sua experiência prática.

O enorme volume de traduções de livros técnicos sobre música para a língua inglesa contrasta com a enorme falta de esforço nesse sentido em nosso país. Também é fácil constatar que são poucos os alunos de graduação do bacharelado em música da UFPel que lêem fluentemente em algum idioma diferente do português e do espanhol. No caso específico de livros sobre harmonia, somente em 2001 é que o Brasil teve acesso ao tratado de Schoenbrg (Harmonielehre) em tradução para a língua portuguesa (Harmonia), livro este escrito em 1911 – ou seja, uma espera de 90 anos!

Metodologia

• Encontros presenciais semanais entre o(s) colaborador(es) e o professor coordenador do projeto, além de comunicação e orientações por meios eletrônicos;

• O texto de cada apostila seguirá a estrutura de um sumário, ambos elaborados pelo professor coordenador do projeto, o qual definirá também o conteúdo das figuras ilustrativas;

• Os colaboradores editarão digitalmente os exemplos gráficos e em partituras, opinarão quanto ao conteúdo do texto e dos exemplos, auxiliando também na revisão geral das apostilas;

Resultados Esperados

• Que os alunos dos bacharelados em Música passem a ter um material escrito conciso e claro, em língua portuguesa, sobre os assuntos a serem estudados ao longo do curso;

• Que as apostilas despertem nos alunos o espírito crítico e reflexivo;

• Que o material elaborado permita que as aulas de harmonia passem a ter um caráter bem mais prático.

Indicadores, Metas e Resultados

Estima-se que haverão futuras prorrogações a serem solicitadas para os próximos anos letivos, uma vez que a experiência de 2011 para cá mostra que as atividades do projeto demandam muito tempo de dedicação para que se mantenha um alto nível de qualidade acadêmica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Christian Lucas Teixeira 206/10/201914/12/2019
GABRIEL FARO DEZORDI604/06/201920/07/2019
GUILHERME CAMPELO TAVARES610/05/201931/12/2019
GUSTAVO SOARES FERNANDES PIRES416/09/201914/12/2019
PAULA ANDREA GARZÓN BOCANEGRA2015/05/201915/12/2019

Página gerada em 28/03/2024 22:45:20 (consulta levou 0.033038s)