Nome do Projeto
O Uso de Jogos Didáticos na Educação- uma abordagem a partir da mídia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/05/2019 - 15/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Resumo
O presente projeto de ensino parte das vivencias pedagógicas na disciplina de Gênero e Comunicação. Tem a intenção de promover novas formas de comunicação para o ensino, bem como, reflexões e problematizações nas práticas universitárias. Busca ser um recurso nas atividades educativas, para abordar, debater, questionar e discutir com jovens e adolescentes, no nível universitário e regular de ensino, temáticas fundamentais, como estereótipos de gênero, violência, preconceitos, racismo, sexualidade, feminismo, corpo, masculinidade, feminilidade, discursos em rede (bullying, ciberbullyng, assédio) e discursos sexistas, levando a sensibilização, ao pensamento crítico e uma cultura promotora de igualdade de gênero e da não-violência.

Objetivo Geral

Promover, com o recurso de jogos didáticos no ensino, uma abordagem didática, lúdica, reflexiva, inclusiva e integrada,a fim de abordar assuntos discriminatórios, preconceituosos e excludentes existentes no campo acadêmico, social e midiático.

Justificativa

Considerando o Projeto Pedagógico do Curso que busca utilizar diferentes cenários de ensino-aprendizagem permitindo ao aluno conhecer e vivenciar situações variadas em equipes multiprofissionais, além de estimular o aluno a lidar com problemas reais, assumindo responsabilidades crescentes, compatíveis com seu grau de autonomia. Considerando a formação que pretende capacitar o jornalista a exercer a sua função intelectual de produtor e difusor de informações e conhecimentos de interesse para a cidadania, além do perfil do aluno em adotar um criativo procedimento de seleção, hierarquização e apresentação de fatos sociais, sendo capazes de qualificar o senso comum, enriquecendo o universo cultural dos indivíduos, justifica-se o presente projeto. A partir disso, a proposição de jogos didáticos na educação, como uma ferramenta para refletir sobre assuntos culturais e sociais presentes na mídia. Por sua vez, além de da utilização no meio acadêmico, pretende propiciar que os acadêmicos do curso de Jornalismo, organizem espaços no ensino regular, fundamental e médio nas escolas de Pelotas, como forma de propiciar a interdisciplinaridade, a multidisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Ao desenvolver esse trabalho entre professores e alunos, estabelece-se uma relação entre os conteúdos, interação e produção de sentidos, além de contemplar com questões latentes na sociedade e de inclusão social.

Metodologia

Os jogos didáticos serão aplicados para os alunos e os jogadores irão refletir sobre assuntos sociais e culturais presentes na mídia. Além disso, irão através de uma única imagem, construir narrativas que revelam os vários sentidos para um único acontecimento. Podendo também, reverberar suas próprias impressões e vivencias, propondo um debate. A pessoa responsável pela atividade, irá contextualizar e apresentar as temáticas que serão trabalhadas;
Essa metodologia pretende aliar a vertente lúdica e pedagógica, o que traz várias vantagens no processo de ensino-aprendizagem.
Com o uso de jogos, opta-se por um processo de aprendizagem centrado no público-alvo, enquanto protagonistas fundamentais.
A metodologia responsabiliza cada participante pela sua própria aprendizagem e desafia as pessoas envolvidas a explorarem os seus valores, conceitos e preconceitos, partilhando entre os pares as reflexões, como forma de possibilitar cada pessoa a se reconstruir e transformar.

Resultados Esperados

Incrementar nos acadêmicos e comunidade, um nível de conscientização e reeducação para o combate ao preconceito e violência de gênero;
Estabelecer parcerias entre a universidade e a rede regular de ensino para um programa social e cultural de jogos lúdicos na educação;
Integrar um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas (jogos cooperativos, educação para a mídia, dinâmicas de grupo e outras técnicas), para abordar as questões de gênero e trabalhar discursos de ódio em rede, junto de adolescentes e jovens.

Indicadores, Metas e Resultados

Fomentar testemunhos, diante das atividades propostas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXSANDRO DA SILVA DOS SANTOS2015/05/201915/12/2019
HILLARY ORESTES KOSBY415/05/201915/12/2019
MARINA PINTO TOMAZ215/05/201915/12/2019
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO415/05/201915/12/2019
MICAEL MACHADO DA SILVA2015/05/201915/12/2019

Página gerada em 28/03/2024 19:36:17 (consulta levou 0.028475s)