Nome do Projeto
Introdução aos alunos ingressantes do curso de Engenharia Hídrica ao Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/05/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Resumo
O projeto “Introdução aos alunos ingressantes do curso de Engenharia Hídrica ao Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos” visa agregar os discentes que estão entrando no curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas, conhecimentos básicos sobre as principais ferramentas de gestão dos recursos hídricos. Tal projeto tem como objetivo mostrar a importância do Engenheiro Hídrico, referente ao planejamento do uso da água. Dessa forma, o projeto de ensino realizará minicursos sobre as mais diversas temáticas relacionadas a gestão dos recursos hídricos, oportunizando a reflexão acerca da disponibilidade e da demanda de água no Brasil. Dentro de um paradigma de eficiência hídrica no âmbito da Política Nacional de Recursos Hídricos e seus instrumentos como: a outorga de direito de uso dos recursos hídricos, cobrança pelo uso da água, plano de bacias hidrográficas e enquadramento dos corpos hídricos, além de outros temas atuais e importantes como reuso da água, água virtual e pagamento por serviços ambientais.

Objetivo Geral

Proporcionar aos alunos ingressantes do curso de Engenharia Hídrica um conhecimento básico, referente a gestão dos recursos hídricos, extremamente importante para a construção do pensamento crítico, relacionado à Política Nacional dos Recursos Hídricos e a efetiva implantação das suas ferramentas de planejamento e gestão da água, hídricos. Bem como, apresentar a importância do profissional Engenheiro Hídrico no planejamento e gestão dos recursos hídricos e, com isso, tentar diminuir a evasão dos alunos ingressantes.

Justificativa

A proposta deste projeto justifica-se, primeiramente, por proporcionar aos alunos ingressantes do curso de Engenharia Hídrica conhecimentos referentes à gestão dos recursos hídricos e a importância do Engenheiro Hídrico no planejamento do uso da água e, assim, os alunos terão uma maior compreensão da sua futura área de atuação. Além disso, proporcionará aos alunos participantes do projeto colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula, principalmente no que se refere à gestão dos recursos hídricos e, também, a oportunidade de exercer a didática ministrando palestras e minicursos, elaborados por eles.
A ideia central deste projeto originou-se com base em estudos prévios, onde foram aplicados nos últimos 3 anos, questionários sobre as principais temáticas da gestão de recursos hídricos aos alunos ingressantes do curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas. Com o resultado dos questionários foi possível verificar que grande parte dos alunos que ingressam no curso não possuem conhecimento sobre as ferramentas que auxiliam no planejamento do uso da água. PINHEIRO et al. (2017) verificou que os alunos ingressantes dos anos de 2016 e 2017, que cerca de 75% não sabiam responder “O que é água virtual? ”e cerca 55% não sabiam o que é outorga do direito de uso dos recursos hídricos.

Metodologia

No início do projeto será realizada uma reunião para avaliar o questionário existente e propor alguma alteração, a fim de verificar as principais deficiências dos alunos ingressantes do curso de Engenharia Hídrica. Logo após os questionários serão aplicados, sempre no primeiro semestre letivo, e em seguida será feita a análise das respostas. Com base nas respostas dos questionários será elaborado um cronograma com os principais temas, nas quais os alunos tiveram dúvida para determinar as datas das palestras e minicursos. As ações serão realizadas durante todo o ano letivo. Serão elaborados materiais didáticos como folhetos, cartilhas, apostilas, entre outros para atrair a atenção dos alunos sobre o tema abordado. No final do projeto será aplicado um novo questionário a fim de observar se o público alvo assimilou o conhecimento adquirido ao longo do projeto. Também serão elaborados resumos para publicações em eventos regionais e estaduais.

Resultados Esperados

Com a aplicação do questionário aos alunos ingressantes do curso de graduação em Engenharia Hídrica, espera-se traçar o perfil dos mesmos e com isso, conhecer suas principais deficiências relacionadas ao planejamento e gestão das águas, a fim de organizar palestras e minicursos que sejam importantes para sua a formação acadêmica. Tentar mostrar através do projeto uma das áreas de atuação do profissional Engenheiro Hídrico e, com isso diminuir a evasão dos discentes. E também proporcionar aos alunos integrantes do projeto um pouco do que é ensino e pesquisa, além de desenvolver os conhecimentos referentes a didática, desenvoltura em ministrar aulas e cursos, trabalho em grupo. Ao final do projeto será realizado um relatório técnico com o objetivo de demonstrar os principais resultados obtidos, sugerindo novas propostas de ações para a formação dos discentes. Além da submissão de trabalhos no Congresso de Extensão e Cultura da UFPel e de outras Instituições de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDA SILVEIRA GOMES815/05/201920/12/2019
GEORGE MARINO SOARES GONÇALVES815/05/201920/12/2019
GILBERTO LOGUERCIO COLLARES415/05/201920/12/2019
GUILHERME KRUGER BARTELS4
LUKAS DOS SANTOS BOEIRA815/05/201920/12/2019
LÚCIO DE ARAUJO NEVES4
MICHAELA BÁRBARA NETO4
PRISCILA DOS SANTOS PRIEBE815/05/201920/12/2019
REGINALDO GALSKI BONCZYNSKI415/05/201920/12/2019
VICTÓRIA DE SOUZA WOJAHN807/08/201920/12/2019
VIVIANE RODRIGUES DORNELES422/07/201920/12/2019
VIVIANE SANTOS SILVA TERRA415/05/201920/12/2019

Página gerada em 29/03/2024 12:28:25 (consulta levou 0.032786s)