Nome do Projeto
Gênero e Relações Internacionais: uma introdução ao debate acadêmico feminista (GENERIs).
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/05/2019 - 14/05/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Ciência Política - Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais
Resumo
A iniciativa de institucionalizar um projeto de ensino sobre feminismo, gênero e Relações Internacionais (RI) está associada à crescente demanda discente do curso de RI, especialmente, por parte de suas alunas. Este cenário não é exclusivo à UFPel, considerando que o interesse e a preocupação com o tema têm aumentado nos últimos anos no Brasil. Algumas razões podem explicar essa procura, tais como a democratização do perfil discente e docente da área; a inserção de novas questões de estudo e pesquisa na disciplina das RIs; a relevância internacional do “gender studies” e seu encontro com as RIs nas últimas três décadas, especialmente nos Estados Unidos e Inglaterra. No país, especialmente após o aumento do ingresso das mulheres na carreira diplomática a partir dos anos 2000 e a eleição da primeira mulher presidenta da república em 2010, a participação das mulheres no poder, partidos políticos e política nacional e internacional ganhou novo fôlego, abrindo espaço para diferentes objetos e problemáticas de investigação. Do ponto de vista mais teórico, o feminismo em RI, vertente teórica pós-positivista que desfruta de importância cada vez maior na área, é perifericamente trabalhado no âmbito da disciplina Teoria das Relações Internacionais II – tanto na UFPel, quanto na grande maioria das universidades públicas e privadas que oferecem o curso.
Objetivo Geral
Proporcionar ao corpo discente participante do projeto o estudo introdutório sobre feminismo e política em geral e sobre gênero e RI em particular.
Justificativa
A proposta deste projeto de ensino, portanto, justifica-se pela intenção de preenchimento dessa lacuna de formação teórico-conceitual em relação ao debate feminista específico produzido nas RIs, ao mesmo tempo em que pretende contemplar uma demanda já histórica das alunas do curso, alinhando-as com a grande tendência nacional de ensino e pesquisa. Ressalta-se ainda que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação de Relações Internacionais, expressas na Resolução CNE nº4, de 4 de outubro de 2017, define o conteúdo de Teoria de RI como integrante do Eixo de Formação Estruturante, dentre os quatro grandes eixos que alicerçam os conteúdos das disciplinas do curso. Assim, o objeto de estudo do projeto de ensino se refere diretamente a um dos componentes apontados nas DCNs como relevante na formação dos estudantes. Igualmente, a Portaria do Inep nº 448, de 30 de maio de 2018, que trata do conteúdo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), enumera como características de referência da formação do profissional de RI a diversidade cultural, social, étnico-racial, religiosa, de gênero e de orientação sexual.
Metodologia
* Pesquisa bibliográfica;
* Leitura, apresentação e debate dos textos;
* Exibição de filmes ou documentários;
* Produção escrita individual de um verbete para composição coletiva de um mapa conceitual – uma espécie de “dicionário” – sobre Gênero e RI.
* Leitura, apresentação e debate dos textos;
* Exibição de filmes ou documentários;
* Produção escrita individual de um verbete para composição coletiva de um mapa conceitual – uma espécie de “dicionário” – sobre Gênero e RI.
Resultados Esperados
Espera-se contribuir com a formação teórica das discentes, oferecendo-lhes um arcabouço conceitual para interpretar algumas das grandes questões do debate público e acadêmico hoje, no país e no mundo.
Ao final do projeto, objetiva-se também reunir os verbetes elaborados e disponibilizar coletivamente para as integrantes do projeto.
Ao final do projeto, objetiva-se também reunir os verbetes elaborados e disponibilizar coletivamente para as integrantes do projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CAROLINA SILVEIRA RODRIGUES | 4 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
ANDRESSA COSTA MORAES | 4 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
BENH VICENTE MEDEIROS DE FREITAS | 4 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
CECILIA MARIA MELO MARTINS | 4 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
CRISTINA STERN SCHIAVON | 4 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
EDUARDA LETIELE DA ROSA AZEREDO | 4 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
ESTELA DAMIAN CORRÊA | 4 | 15/05/2019 | 30/08/2019 |
FERNANDA DE MOURA FERNANDES | 5 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
GIOVANA DE OLIVEIRA | 4 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
KAI MARQUES FERREIRA | 4 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
KELLY PEREIRA CORDEIRO | 4 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
KÁSSIA PAOLA SCHIERHOLT | 4 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
LAÍS APARECIDA MACIEL | 4 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
LETÍCIA ALVES SILVEIRA | 4 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
LUANA BARROS LACERDA | 4 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
LUCIANA MARIA DE ARAGAO BALLESTRIN | 5 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
LUIZ GUSTAVO LINO PEREIRA | 4 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
LUÍSA MANSAN MUNARI BORGES | 4 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
MARIA EDUARDA ECHEVERRYA BITTENCOURT | 4 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
VITÓRIA RIBEIRO BORGELT | 4 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |
YNDIRA COELHO SOARES | 4 | 15/05/2019 | 14/05/2020 |