Nome do Projeto
Prática de Ensaios Laboratoriais aplicados à Pavimentação (ano 3)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
21/05/2019 - 20/05/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Resumo
O presente projeto trata-se do terceiro ano do projeto “Prática de Ensaios Laboratoriais aplicados à Pavimentação”, cujo primeiro ano teve vigência entre meses de Junho de 2016 a Abril de 2017 e o segundo ano entre os meses de Setembro de 2017 a Setembro de 2018. A partir da criação do curso de Engenharia Civil na Universidade Federal de Pelotas, através da Portaria 0941/2010, foram obtidos recursos financeiros para o desenvolvimento da infraestrutura do referido curso. Dentro da infraestrutura do curso, estão inclusos os Laboratórios de Ensino, cujos recursos foram oriundos de projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão, bem como os editais PROEQUIP. Entre os laboratórios de ensino que contribuem ao curso de Engenharia Civil, está o Laboratório de Pavimentação, cuja contribuição é efetiva na disciplina de Pavimentação (15000313) do curso de Engenharia Civil, bem como contribui ao aprendizado das disciplinas de Mecânica dos Solos (15000005), Pavimentação Avançada (15000329), Mecânica dos Solos Avançada (15000330) e Obras em Terra (15000018), do mesmo curso. A partir de recursos oriundos essencialmente dos editais PROEQUIP 2013 e 2014, o Laboratório de Pavimentação adquiriu equipamentos que permitem a execução de ensaios laboratoriais essenciais para a caracterização de materiais empregados em obras de infraestrutura rodoviária, cruciais para a verificação da qualidade dos referidos materiais, qualificando-os ou não para seu uso em campo. Em meados de 2018, com o ingresso dos Professores Ingrid Milena Reyes Martinez Belchior e Leandro Sanzi Aquino ao quadro de docentes do Centro de Engenharias, a área da Geotécnica fortalece-se dentro do CEng, abrindo horizontes de trabalho ao Laboratório de Pavimentação em função da expertise dos novos docentes, favorecendo às áreas de pesquisa, ensino e extensão na área da Geotécnica dentro do Centro de Engenharias.

Objetivo Geral

O presente Projeto de Ensino tem como objetivo a qualificação técnica de alunos de graduação do curso do Centro de Engeharias da UFPel com disciplinas na área da Geotécnica para compreensão, execução e interpretação de resultados de ensaios laboratoriais aplicados à Pavimentação e à Engenharia Geotécnica.

Justificativa

As disciplinas de Pavimentação (15000313), Mecânica dos Solos (15000005), Pavimentação Avançada (15000329), Mecânica dos Solos Avançada (15000330) e Obras em Terra (15000018), preveem o estudo do comportamento dos materiais empregados em obras de rodovias e/ou da engenharia Geotécnica. Porém, em função dos programas de ensino restritos das disciplinas, nem sempre é possível contemplar o estudo de maneira profunda e prática, devido a limitações de tempo e infraestrutura. Assim, é crucial proporcionar aos alunos maior tempo de contato com a prática de laboratório na área, proporcionando um aprendizado prático do comportamento e caracterização dos materiais de Pavimentação e Geotécnica, bem como execução dos ensaios. Muitas vezes, o engenheiro geotécnico/rodoviário precisa ter contato visual e tátil com o material, sentindo sua plasticidade, rugosidade, consistência, de modo a tomar decisões de projeto e campo com base mais realista. Tal contato será possibilitado aos alunos através da disponibilidade do Laboratório, preparando-os mais adequadamente para enfrentarem situações de obra e ao mesmo tempo incentivando-os ao interesse pelas áreas de Pavimentação e Geotécnica. Ademais, vale ressaltar que atualmente a área de Pavimentação goza de investimentos do governo Federal, evidenciado pelas duplicações de rodovias como a BR116, trecho Pelotas-Guaíba. Além disto, visto que grande parte da malha viária nacional se constitui de estradas não pavimentadas, sendo boa parte estradas vicinais e que geralmente são de responsabilidade dos municípios, além da falta de recursos corriqueira, muitas vezes a falta de conhecimento técnico conduz a gastos desnecessários com tentativas de melhoramento executadas nessas estradas.
Os fatos citados acima demandarão engenheiros preparados para projeto e execução destas obras, com conhecimento técnico mínimo para projetá-las e/ou executá-las com maior eficiência possível.

Metodologia

A metodologia a ser empregada consiste em encontros semanais de 4 (quatro) horas com os alunos envolvidos no projeto, no Laboratório de Pavimentação do Centro de Engenharias (sala 103), no qual cada encontro seguirá as seguintes diretrizes:
i) Concepção teórica dos ensaios: explicações, por parte do Coordenador do Projeto e Professores Colaboradores, do ensaio em si e do que o comportamento do material observado no ensaio implica na realidade observada em campo;
ii) Demonstração ou orientação, por parte do Coordenador do Projeto e Professores Colaboradores, do procedimento de ensaio a ser realizado no dia, com o apoio da(s) norma(s) técnica(s) que rege(m) o ensaio;
iii) Execução, por parte dos alunos, dos procedimentos de ensaios demonstrados pelo coordenador, sob a supervisão do mesmo;
iv) Orientação, por parte do Coordenador do Projeto e Professores Colaboradores, da interpretação dos resultados do ensaio realizado;
v) Quando se julgar pertinente, pretende-se enviar previamente material didático e as normas técnicas sobre os ensaios a serem realizados no laboratório, de modo a facilitar a orientação dos alunos envolvidos; e
vi) Avaliações periódicas do aprendizado dos alunos, quando pertinente, com ensaios a realizar e confecção de relatórios.
Além das atividades citadas, pretende-se aproveitar o feedback dos alunos participantes nos anos anteriores do projeto e implementar na versão atual. Ideias como uma plataforma digital para disponibilização de material didático e estabelecimento de metas/cronograma para geração de dados para publicações serão implementadas.

Resultados Esperados

O presente projeto de ensino almeja os seguintes impactos:
i) Reforço e aprofundamento dos conhecimentos nas áreas de Pavimentação e Geotécnica aos alunos interessados;
ii) Estímulo dos alunos a se interessar pelas áreas de Pavimentação e Geotécnica, frente às áreas mais tradicionais da Engenharia Civil, como Construção Civil e Estruturas;
iii) Forte atividade do laboratório de Pavimentação do Centro de Engenharias, criada a cultura de execução frequente de ensaios em suas dependências;
iv) Atração do interesse de empresas e outras Universidades a fazer interação com o Laboratório de Pavimentação, em função da forte atividade do laboratório, a capacitação técnica e interesse dos alunos na execução dos ensaios, e
v) Captação de recursos financeiros para o Laboratório de Pavimentação, dado o interesse de empresas citado em iv.

Indicadores, Metas e Resultados

A presente proposta de projeto refere-se à segunda renovação do projeto de ensino "Prática de Ensaios Laboratoriais aplicados à Pavimentação". Portanto, o questionário de avaliação mencionado anteriormente já foi feito com os alunos participantes do projeto, no qual constatou-se o seguinte:

i) No questionário, foram feitas perguntas sobre o resultado de sua participação no projeto, sobre a complementação dos conhecimentos acadêmicos adquiridos no projeto e sugestões para melhorias. Entre a complementações na formação citadas pelos alunos, foram mencionadas conseguir inteirar-se de assuntos pertinentes à pavimentação, com o conhecimento das principais normas de ensaios e conceitos importantes; e importância para melhoria de conhecimentos na área e oportunidade de auxiliar outros colegas em seus trabalhos de graduação, permitindo explorar outras áreas, além do material proposto, como na área de pavimentação, abrindo espaço para conscientização e ajuda na escolha da carreira profissional.

ii) No mesmo questionário, foi pedido aos alunos sugestões de melhoria. Durante a realização do projeto, coordenador e alunos participantes puseram em prática o cronograma de atividades proposto. Entretanto, dado o potencial e o engajamento dos alunos, houve motivação para que os alunos apresentassem os resultados nos eventos de iniciação cientifica e, recentemente, em eventos de maior abrangência. Assim, os alunos sentiram falta de um cronograma de ensaios específico adaptado aos eventos, bem como maior fundamentação teórica aos ensaios que estavam fazendo, uma vez que o foco principal foi fornecer a prática aos alunos. Assim, acredita-se que no prosseguimento do projeto estas sugestões sejam acatadas, através de sugestões como disponibilidade de um acervo com materiais para consulta aos alunos interessados nas áreas de Pavimentação ou Geotecnia, como acervo em recursos como OneDrive, Google Drive, Dropbox, etc, contendo livros, normas técnicas ou artigos pertinentes aos estudos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE LUIS SOARES DA SILVA410/06/201931/12/2019
ELISANDRA HERNANDES DA FONSECA422/08/201931/12/2019
ERICO DIEGO MACHADO FERREIRA426/08/201931/12/2019
GABRIEL GARCIA SILVEIRA420/08/201931/12/2019
INGRID MILENA REYES MARTINEZ BELCHIOR421/05/201931/12/2019
KLAUS MACHADO THEISEN821/05/201931/12/2019
LEANDRO SANZI AQUINO421/05/201931/12/2019
MARCELO AUGUSTO BECKER DALLMANN422/08/201931/12/2019
PEDRO HENRIQUE BENITO PETER427/08/201931/12/2019
PRISCILA MILECH THEISEN410/06/201931/12/2019
TAMIRES BOJJIS DA COSTA422/08/201931/12/2019
THAYNA NUNES ALVES420/08/201931/12/2019

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