Nome do Projeto
Aplicações da Informática Gráfica nos Estudos da Geometria
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/04/2014 - 04/04/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Ensino-Aprendizagem
Resumo
O ensino de Desenho Técnico e Geometria ganhou no computador uma importante ferramenta. A informática disponibiliza hoje recursos que permitem a vivência de experiências de aprendizado que antes eram impossíveis. Tal fato ocorre, naturalmente, não só na área de Desenho, mas em todas as demais. No entanto, pela sua característica eminentemente gráfica, o benefício trazido à didática do Desenho pelas novas interfaces e dispositivos gráficos, se sobressai.
A disponibilização dos sistemas de auxílio ao desenho por computador a partir dos anos 80 e 90 impulsionou pesquisas no ensino de Desenho, que teve de integrar esta nova ferramenta em seus conteúdos e recursos didáticos.
A arte oferece inúmeras opções para mostrar a Geometria de forma contextualizada e cabe ao professor buscar a forma mais eficaz de realizá-la.
A busca por aulas diferentes em que os alunos sentem-se desafiados a buscar caminhos para a construção do conhecimento leva o professor a procurar ferramentas que o auxilie no ensino e aprendizagem dos alunos.
Para isto, ele precisa conhecer e aplicar novas metodologias para o ensino da geometria e, quando possível, aumentar a interação entre sala de aula e laboratório de Informática. Gravina (1996) mostra-se favorável à utilização de ferramentas computacionais no ensino de Geometria afirmando:
“vemos emergir uma nova forma de ensinar e aprender Geometria, a partir da exploração experimental viável somente nos ambientes informatizados, os alunos conjeturam e, com o feedback constante oferecido pela máquina, refinam ou corrigem suas conjeturas(...)(p.2)”
É importante que o computador seja utilizado efetivamente no processo de desenvolvimento da capacidade de criar e pensar, além de ser usado como ferramenta que facilita a reflexão, o pensamento crítico e, de acordo com Valente (1993) que promova:
“(...)a aprendizagem ao invés do ensino, que coloca o controle do processo de aprendizagem nas mãos do aprendiz, e que auxilia o professor a entender que a educação não é somente a transferência de conhecimento, mas um processo de construção do conhecimento pelo aluno(...)”(p.40)
Para a área de representação gráfica, os laboratórios de informática são ambientes didáticos interessantes e estimulantes, onde é possível efetuar manipulações e experimentações, verificar regras e princípios, explorando, mudando, criando situações. A rapidez e a facilidade para testar possibilidades incentivam uma maior perseverança na busca de melhores soluções, bem como a possibilidade de organizar os conhecimentos pela sistematização das informações, de armazenar os dados, e de poder recuperá-los, colocam o estudante de frente com a necessidade de conhecer a linguagem digital e de saber explorar isso para seu próprio benefício.
As tecnologias informáticas oferecem novas oportunidades didáticas ao contexto educativo. Sabemos que na sala de aula tradicional há pouca permissão para errar e que se o aluno elaborou uma tarefa de forma inadequada, dificilmente terá tempo para corrigir, descobrir os próprios erros e experimentar para transformá-los em acertos. O trabalho com o computador auxilia os estudantes a se tornarem atentos pesquisadores de erros de maneira ativa, pois se errarem terão que se dedicar para refazer a tarefa desde o início do percurso. Conforme afirma Peluso (1998)
“Os procedimentos, aprendidos na prática da utilização do computador, estendem-se também a outras atividades que o estudante desenvolve; quer dizer, ao desenvolvimento da atenção, à busca e análise dos erros, à necessidade de decompor os problemas em sub-problemas etc tornando-se um modelo de aprendizagem que o jovem transfere também a outros campos de experimentação”.( p.164):
Para os alunos, a sensação de ser protagonista, de dominar o processo de aprendizagem na sala de aula, é bastante motivadora. A situação de desafio e a possibilidade de experimentar diversos caminhos para a resolução das tarefas demonstra que o computador traz uma possibilidade de confronto individualizado com as próprias estratégias de aprendizagem (PELUSO, 1998, p.162).
Os professores que estavam acostumados a ensinar formas padronizadas e generalizadas de resolução de problemas, agora, com o computador, precisam adotar uma didática de pensamento divergente e criativo, tendo em vista que estes equipamentos permitem resolver um mesmo problema, seguindo percursos alternativos aos habitualmente adotados.
Objetivo Geral
O presente Projeto de Ensino pretende implementar atividades computacionais de desenho, visando a melhoria do processo de ensino/aprendizagem do Desenho Geométrico no referido curso de graduação, bem como proporcionando novas oportunidades curriculares aos estudantes.
Justificativa
Experimentações realizados em Laboratório de Informática com as turmas T1 e T2 da disciplina de Construções Geométricas e Desenho Técnico do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, semestre 01/2011, da Universidade Federal de Pelotas demonstraram que cerca de setenta por cento dos estudantes não conheciam softwares amplamente utilizados para desenho técnico e desenho geométrico.
Foi realizado levantamento junto aos alunos, percebeu-se que a metade deles demonstrou interesse em adquirir conhecimentos gráfico-computacionais, partindo-se para a implementação deste Projeto.
Foi realizado levantamento junto aos alunos, percebeu-se que a metade deles demonstrou interesse em adquirir conhecimentos gráfico-computacionais, partindo-se para a implementação deste Projeto.
Metodologia
-Técnica de exposição dialogada.
-Análise e discussão crítica de trabalhos pelos estudantes.
- Análise e discussão de dificuldades e vantagens na realização de trabalhos gráficos,
executados com o auxílio das ferramentas computacionais.
Recursos - Laboratório de Informática Gráfica
- Textos de apoio (apostilas, tutoriais, exercícios)
-Análise e discussão crítica de trabalhos pelos estudantes.
- Análise e discussão de dificuldades e vantagens na realização de trabalhos gráficos,
executados com o auxílio das ferramentas computacionais.
Recursos - Laboratório de Informática Gráfica
- Textos de apoio (apostilas, tutoriais, exercícios)
Resultados Esperados
Este projeto visa familiarizar os estudantes de Licenciatura em Artes Visuais, com programas gráficos computacionais que podem ser utilizados no ensino do Desenho Técnico e Geométrico, e, como futuros educadores, reconhecer o potencial dessas ferramentas, considerando que o mais importante é a criatividade e a motivação para aproveitar estes recursos com finalidade didática no ensino gráfico.
Pretende-se ainda instrumentalizá-los para aplicações em sala de aula, visto que através de sua utilização, o aluno pode vivenciar experiências geométricas, algumas pré-concebidas pelo professor e muitas outras descobertas ao acaso, através da exploração interativa e de sua criatividade.
Pretende-se ainda instrumentalizá-los para aplicações em sala de aula, visto que através de sua utilização, o aluno pode vivenciar experiências geométricas, algumas pré-concebidas pelo professor e muitas outras descobertas ao acaso, através da exploração interativa e de sua criatividade.
Indicadores, Metas e Resultados
Este Projeto está cadastrado na PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO,
DIRETORIA DE PROJETOS EDUCACIONAIS E ESTÁGIOS
desde junho de 2011, denominado:
APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA GRÁFICA NOS ESTUDOS DA GEOMETRIA PLANA
Código do Projeto na PRG: 23110.005589/2011-51 061.2011
OBS. : Devido a grande dificuldade de conseguir laboratórios de informática, onde são ministradas as Oficinas, preciso trabalhar com prazos amplos neste Projeto. Muitas vezes é necessário aguardar o próximo semestre para conseguir laboratório com algum horário disponível, como ocorreu neste do ano de 2013.
DIRETORIA DE PROJETOS EDUCACIONAIS E ESTÁGIOS
desde junho de 2011, denominado:
APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA GRÁFICA NOS ESTUDOS DA GEOMETRIA PLANA
Código do Projeto na PRG: 23110.005589/2011-51 061.2011
OBS. : Devido a grande dificuldade de conseguir laboratórios de informática, onde são ministradas as Oficinas, preciso trabalhar com prazos amplos neste Projeto. Muitas vezes é necessário aguardar o próximo semestre para conseguir laboratório com algum horário disponível, como ocorreu neste do ano de 2013.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA BARREIRA CARDOSO | 4 | 17/09/2014 | 05/11/2014 |
ANA PAULA BATISTA ARAUJO | 2 | ||
ANDRÉ GOMES DE ALMEIDA | 4 | 17/09/2014 | 05/11/2014 |
BEATRIZ COUTINHO FAES | 4 | 17/09/2014 | 05/11/2014 |
CARLOS FELIPE DE MEDEIROS CUNHA | 2 | 02/04/2014 | 04/04/2016 |
CAROLINE KLUG REICHOW | 2 | 02/04/2014 | 04/04/2016 |
CASSIA CORREA PEREIRA | 4 | 17/09/2014 | 05/11/2014 |
CINDY GALLO DA SILVA | 4 | 17/09/2014 | 05/11/2014 |
ESTELA MARIS REINHARDT PIEDRAS | 4 | 02/04/2014 | 04/04/2016 |
FABIANE KLETKE DE OLIVEIRA | 4 | 17/09/2014 | 05/11/2014 |
FRANCINE ALDRIGHI AVILA CUNHA | 2 | 02/04/2014 | 04/04/2016 |
FÁBIO CALCAGNO RIEMKE | 4 | 17/09/2014 | 05/11/2014 |
GABRIELE SCHOENHERR POHLMANN | 4 | 17/09/2014 | 05/11/2014 |
JOSIANE DUARTE DOS SANTOS CRIZÉL | 4 | 17/09/2014 | 05/11/2014 |
JULIANA DE AVILA ULGUIM | 4 | 17/09/2014 | 05/11/2014 |
LAURA OLIVEIRA DA SILVA | 2 | 02/04/2014 | 04/04/2016 |
LUCIANA TEDESCO DOS SANTOS | 4 | 17/09/2014 | 05/11/2014 |
LUIZ FILIPE RODRIGUES MACHADO | 4 | 17/09/2014 | 05/11/2014 |
LUIZA KOVALSCKI SILVA | 4 | 17/09/2014 | 05/11/2014 |
MANUELLA CORRÊA MATHIAS | 4 | 17/09/2014 | 05/11/2014 |
MIRNA XAVIER GONÇALVES | 4 | 17/09/2014 | 05/11/2014 |
NATALY RUTH DIAS TERRIBAS | 4 | 17/09/2014 | 05/11/2014 |
PAOLA PEREIRA DA SILVA | 2 | 02/04/2014 | 04/04/2016 |
RAQUEL CASANOVA DOS SANTOS WREGE | 2 | 02/04/2014 | 04/04/2016 |
RENAN SILVA DO ESPIRITO SANTO | 4 | 17/09/2014 | 05/11/2014 |
TARLA ROVERÉ | 20 | 07/05/2014 | 04/04/2016 |