Nome do Projeto
Estratégia para o ensino de Tópicos Especiais II para Engenharia de Petróleo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
20/09/2019 - 31/01/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Resumo
A disciplina Tópicos Especiais II, do curso de Engenharia de Petróleo, é uma disciplina optativa, que permite ao professor desenvolver assuntos de sua área de conhecimento para aprofundar assuntos que não são ministrados ou aprofundados em disciplinas obrigatórias curriculares, principalmente pelo tempo programado para o desenvolvimento dos assuntos previstos nas ementas. Nesse contexto, a abordagem do tema carvão como rocha geradora de óleo e gás e como depósito de gases de efeito estufa não está contemplado em nenhuma disciplina do curso de Engenharia de Petróleo, que é a proposta da abordagem da disciplina Tópicos Especiais II, em 2019/2.
Assim, a presente proposta visa preencher essa lacuna de conhecimento por meio de estudos de caso como estratégia de prática pedagógica ativa conhecida como Active Learning. Active Learning é um método de pedagogia de engajamento em que busca-se o comprometimento dos alunos na aprendizagem.
O Estudo de Caso é um método que oferece aos alunos a oportunidade de direcionar sua própria aprendizagem e permite a abordagem de conteúdo por meio do estudo de situações reais. Alguns alunos tem maiores dificuldades para associar a teoria com a realidade prática e profissional e, nesse contexto, a estratégia de ensino por meio do Estudo de Caso, pode ser considerada uma ferramanta para estimular a curiosidade e, assim, contribuir para melhorar esse aspecto. O resultado é o desenvolvimento de competências e habilidades relativas à tomada de decisão, à capacidade de argumentação e ao trabalho efetivo em equipe.
Objetivo Geral
Aplicar o método de "estudos de caso" como estratégia de ensino de Tópicos Especiais II, do curso de Engenharia de Petróleo, e contribuir no processo ensino-aprendizagem.
Justificativa
O estudo de rochas geradoras de petróleo necessita conhecimentos prévios de geologia para a compreensão dos processos que envolvem a sua formação. Muito embora esses conhecimentos sejam contemplados em disciplinas previstas no núcleo de geociências do curso de Engenharia de Petróleo, a abordagem do carvão como rocha geradora do petróleo não está contemplada. Nesse contexto, a disciplina Tópicos Especiais II, que é optativa e permite contemplar assuntos diversos para a formação do estudante de Engenharia de Petróleo, pode ser uma oportunidade para abordar e preencher essa lacuna do conhecimento na formação profissional dos alunos. Além disso, o formato dessa disciplina permite adotar modelos pedagógicos diferentes daqueles normalmente empregados no ensino superior, que são essencialmente transmissivos e baseados em aulas em que os alunos recebem passivamente os conteúdos ministrados pelo professor. Esses modelos de ensino podem ser desmotivadores tanto para o aluno como para o professor. Para o aluno, porque fica horas sentado recebendo informações sem interagir e estabelecer a relação entre a teoria e a realidade, e, para o professor, porque pode se sentir desmotivado com a falta de interesse mostrada pelos alunos durante as aulas preparadas com grande afinco e tempo.
Sendo assim, propomos a utilização da estratégia de Ensino Estudo de Caso, como recurso pedagógico a ser aplicado Tópicos de Engenharia II no intuito de atrair o aluno a pesquisar sobre o carvão como rocha geradora de petróleo e, a partir disso, os perceber a sua importância para utilização como fonte energética, tendo como resultado a melhoria na qualidade do ensino pelo contato com casos reais.
Sendo assim, propomos a utilização da estratégia de Ensino Estudo de Caso, como recurso pedagógico a ser aplicado Tópicos de Engenharia II no intuito de atrair o aluno a pesquisar sobre o carvão como rocha geradora de petróleo e, a partir disso, os perceber a sua importância para utilização como fonte energética, tendo como resultado a melhoria na qualidade do ensino pelo contato com casos reais.
Metodologia
As atividades envolvendo o uso de estudos de caso como estratégia da análise do carvão como rocha geradora de petróleo, ocorrerão na disciplina Tópicos Especiais II, do Curso de Engenharia de Petróleo, no período 2019/2.
O estudo de caso será aplicado após a introdução de conceitos, com aulas expositivas tradicionais e promoverá o estudo de conceitos, dependendo do contexto.
O projeto contemplará as seguintes etapas:
1) O professor e colaborador auxiliarão os participantes na pesquisa de artigos científicos para usar como base dos estudos de caso e na discussão de conceitos levantados pelos casos elencados.
2) Depois, os alunos farão uma análise crítica individual e/ou em grupos dos artigos escolhidos.
3) os alunos, então, discutirão as análises, com a mediação do professor e farão o resumo dos apontamentos
4) A seguir, deverão estabelecer relações entre o conteúdo teórico e o caso relatado, que poderá será na forma de seminário.
5) Finalmente, os resultados alcançados serão avaliados e o relatório final será elaborado.
O estudo de caso será aplicado após a introdução de conceitos, com aulas expositivas tradicionais e promoverá o estudo de conceitos, dependendo do contexto.
O projeto contemplará as seguintes etapas:
1) O professor e colaborador auxiliarão os participantes na pesquisa de artigos científicos para usar como base dos estudos de caso e na discussão de conceitos levantados pelos casos elencados.
2) Depois, os alunos farão uma análise crítica individual e/ou em grupos dos artigos escolhidos.
3) os alunos, então, discutirão as análises, com a mediação do professor e farão o resumo dos apontamentos
4) A seguir, deverão estabelecer relações entre o conteúdo teórico e o caso relatado, que poderá será na forma de seminário.
5) Finalmente, os resultados alcançados serão avaliados e o relatório final será elaborado.
Resultados Esperados
- o projeto pretende reforçar o entendimento e a compreensão dos conteúdos ministrados em Tópicos Especiais II e de maneira aplicada à formação do Engenheiro de Petróleo;
- promover melhorias na qualidade do ensino pelo contato com casos reais;
- transformar o estudo conceitual em atividades ativas
- colaborar na formação de alunos críticos, autônomos e colaborativos;
- contribuir para a diminuição da evasão do curso;
- incentivar a prática docente
- promover melhorias na qualidade do ensino pelo contato com casos reais;
- transformar o estudo conceitual em atividades ativas
- colaborar na formação de alunos críticos, autônomos e colaborativos;
- contribuir para a diminuição da evasão do curso;
- incentivar a prática docente
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GABRIELA VASCONCELLOS SINOTTI | 2 | 20/09/2019 | 31/01/2020 |
JOANA ETELVINA VARELLA PACHECO | 2 | 20/09/2019 | 31/01/2020 |
Lizandro Cardoso Lopes | 2 | 20/09/2019 | 31/01/2020 |
MARISTELA BAGATIN SILVA | 4 | 20/09/2019 | 31/01/2020 |
MATEUS CARDOSO BARBOSA | 2 | 20/09/2019 | 31/01/2020 |
NATHAN RODRIGUES DA SILVA | 2 | 20/09/2019 | 31/01/2020 |
REID WILLIAN GONÇALVES DE ARAGÃO | 2 | 20/09/2019 | 31/01/2020 |