Nome do Projeto
Metodologia científica aplicada para alunos do curso de Engenharia Civil
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
12/08/2019 - 07/08/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil
Resumo
Em muitos campos das ciências exatas e do campo tecnológico, como a Engenharia Civil, existem problemas a serem resolvidos. Entretanto, devido a fatores externos aos fatores técnicos, tais problemas podem ter soluções empíricas, pouco fundamentadas na realidade; ou de restrita aplicação, muitas vezes com limites desconhecidos. O empirismo e/ou o desconhecimento da restrição das soluções é oriundo da falta da aplicação do MÉTODO CIENTÍFICO aos problemas.
O método científico pode ser definido como a maneira ou o conjunto de regras básicas empregadas em uma investigação científica com o intuito de obter resultados o mais confiáveis quanto for possível. Ainda segundo a autora, geralmente o método científico engloba algumas etapas como: i) a observação, ii) a formulação de uma hipótese, iii) a experimentação, iv) a interpretação dos resultados e, por fim, v) a conclusão.
Entretanto, dentro do meio científico formal de produção de conhecimento, as etapas citadas anteriormente devem estar contempladas nas seguintes etapas: Introdução, Revisão Bibliográfica, Metodologia, Resultados e Discussões sobre os mesmos, e Conclusões. Uma vez dominadas as etapas do método científico e sua maneira de formalização, o cientista reduz o empirismo do problema a resolver a entende o limite da aplicação da informação ou conhecimento a ele apresentado, bem como busca dar sequência ao trabalho científico em função das novas hipóteses geradas em trabalhos anteriores, fazendo-se assim o círculo virtuoso da Ciência.
Objetivo Geral
O objetivo geral do presente projeto é formar alunos capazes de discutir e resolver problemas técnico-científicos, de produzir textos e publicações técnico-científicas, com capacidade superior à prevista no projeto pedagógico do curso de Engenharia Civil.
Justificativa
Os cursos do Centro de Engenharias têm em seu currículo disciplinas sobre Metodologia Científica e Produção de Textos. Os exemplos são os cursos de: Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia de Petróleo, Geoprocessamento, Engenharia de Produção e Engenharia Geológica, que têm disciplinas sobre o tema em sua grade curricular nos semestres 2, 1, 4, 4, 2, 1, 6 e 4, respectivamente.
Entretanto, tais disciplinas têm carga horária reduzida dentro da grande curricular dos cursos, com apenas de 34 a 36 horas semestrais das disciplinas sobre o tema. Se o foco destas disciplinas é preparar os alunos para a participação em projetos de ensino/pesquisa/extensão do Centro de Engenharias ou para a maior qualidade dos trabalhos de conclusão de curso, a carga horária das disciplinas é baixa. Além disto, em alguns cursos a disciplina é ministrada no primeiro ano do curso (semestres 1 e 2), no qual geralmente os alunos não possuem a maturidade ideal para aplicar o conhecimento adquirido nas disciplinas posteriormente.
Sendo assim, especialmente ao curso de Engenharia Civil, necessita-se (ou, no mínimo, é bastante benéfico) maior carga horária sobre o tema método científico e aplicações do mesmo, onde:
i) Alunos de todos os semestres podem participar, ou seja, alunos com maturidade maior no curso, familiarizados com problemas de engenharia civil e com textos científicos (por exemplo, o CIC do SIIEPE), que proporcionariam uma exposição ao tema a um público mais maduro;
ii) Alunos podem participar voluntariamente, focados em praticar pesquisa e com interesse genuíno em um dos vários temas de Engenharia civil;
iii) Alunos podem ter uma carga horária semestral maior do que 34 a 36 horas para se dedicarem ao tema;
iv) Alunos podem trabalhar em temas no qual mais lhes atraem, sem que eventualmente os professores das disciplinas de Metodologia Científica e Produção de Textos delimitem temas específicos.
Entretanto, tais disciplinas têm carga horária reduzida dentro da grande curricular dos cursos, com apenas de 34 a 36 horas semestrais das disciplinas sobre o tema. Se o foco destas disciplinas é preparar os alunos para a participação em projetos de ensino/pesquisa/extensão do Centro de Engenharias ou para a maior qualidade dos trabalhos de conclusão de curso, a carga horária das disciplinas é baixa. Além disto, em alguns cursos a disciplina é ministrada no primeiro ano do curso (semestres 1 e 2), no qual geralmente os alunos não possuem a maturidade ideal para aplicar o conhecimento adquirido nas disciplinas posteriormente.
Sendo assim, especialmente ao curso de Engenharia Civil, necessita-se (ou, no mínimo, é bastante benéfico) maior carga horária sobre o tema método científico e aplicações do mesmo, onde:
i) Alunos de todos os semestres podem participar, ou seja, alunos com maturidade maior no curso, familiarizados com problemas de engenharia civil e com textos científicos (por exemplo, o CIC do SIIEPE), que proporcionariam uma exposição ao tema a um público mais maduro;
ii) Alunos podem participar voluntariamente, focados em praticar pesquisa e com interesse genuíno em um dos vários temas de Engenharia civil;
iii) Alunos podem ter uma carga horária semestral maior do que 34 a 36 horas para se dedicarem ao tema;
iv) Alunos podem trabalhar em temas no qual mais lhes atraem, sem que eventualmente os professores das disciplinas de Metodologia Científica e Produção de Textos delimitem temas específicos.
Metodologia
A metodologia consistirá nas etapas i a vi abaixo, onde em cada haverá reuniões/seminários do coordenador e professores colaboradores com os alunos envolvidos. As etapas serão formalizadas em textos científicos redigidos pelos alunos, periodicamente avaliados pelo coordenador e professores colaboradores.
i) Seleção de alunos para o projeto: far-se-á a chamada de alunos via edital nos meios de comunicação oficiais do curso de Engenharia Civil;
ii) Determinação do problema a solucionar/elucidar: serão ministrados conceitos iniciais sobre método cientifico, para que os alunos os assimilem e proponham problemas de Engenharia Civil ou áreas relacionadas para solução com método científico;
iii) Busca de textos científicos relativos aos problemas escolhidos: estabelecidos os problemas a resolver, a presente fase será o primeiro contato com textos no padrão e formato científicos, onde serão indicadas aos alunos as fontes para pesquisa. Além do contato com textos científicos, os alunos conhecerão observações e hipóteses científicas já testadas nas áreas pesquisadas;
iv) Estabelecimento de experimentos e/ou métodos para manipulação de dados para solução/elucidação de problemas: fase onde os alunos vão propor métodos para testarem as hipóteses de solução/elucidação dos problemas científicos propostos, baseados no estudo e conhecimentos adquiridos em iii), no sentido de expor claramente sua metodologia de experimentação ou manipulação de dados;
v) Produção e interpretação dos resultados: fase onde os alunos irão expor os resultados dos experimentos e/ou manipulação de dados, correlacionando tais resultados com a aceitação ou rejeição das hipóteses de solução/elucidação dos problemas científicos propostos;
vi) Conclusões e elaboração de novas hipóteses: os alunos concluirão pela aceitação ou rejeição das hipóteses de solução/elucidação dos problemas, sugerindo a investigação científica de novas hipóteses com base nas hipóteses aceitas ou rejeitadas em sua pesquisa.
i) Seleção de alunos para o projeto: far-se-á a chamada de alunos via edital nos meios de comunicação oficiais do curso de Engenharia Civil;
ii) Determinação do problema a solucionar/elucidar: serão ministrados conceitos iniciais sobre método cientifico, para que os alunos os assimilem e proponham problemas de Engenharia Civil ou áreas relacionadas para solução com método científico;
iii) Busca de textos científicos relativos aos problemas escolhidos: estabelecidos os problemas a resolver, a presente fase será o primeiro contato com textos no padrão e formato científicos, onde serão indicadas aos alunos as fontes para pesquisa. Além do contato com textos científicos, os alunos conhecerão observações e hipóteses científicas já testadas nas áreas pesquisadas;
iv) Estabelecimento de experimentos e/ou métodos para manipulação de dados para solução/elucidação de problemas: fase onde os alunos vão propor métodos para testarem as hipóteses de solução/elucidação dos problemas científicos propostos, baseados no estudo e conhecimentos adquiridos em iii), no sentido de expor claramente sua metodologia de experimentação ou manipulação de dados;
v) Produção e interpretação dos resultados: fase onde os alunos irão expor os resultados dos experimentos e/ou manipulação de dados, correlacionando tais resultados com a aceitação ou rejeição das hipóteses de solução/elucidação dos problemas científicos propostos;
vi) Conclusões e elaboração de novas hipóteses: os alunos concluirão pela aceitação ou rejeição das hipóteses de solução/elucidação dos problemas, sugerindo a investigação científica de novas hipóteses com base nas hipóteses aceitas ou rejeitadas em sua pesquisa.
Resultados Esperados
Com o presente projeto de ensino, espera-se atingir os seguintes resultados:
i) Maior interesse dos alunos na área de pesquisa, aumentando a demanda por participação em projetos de pesquisa ou projetos de ensino/extensão que envolvam pesquisa;
ii) Alunos mais bem preparados para as disciplinas de Trabalhos de Graduação 1 e 2, onde os professores orientadores atualmente observam dificuldades na elaboração dos textos, principalmente nas partes de exposição da metodologia e interpretação dos resultados;
iii) Aumento do número de publicações do curso de engenharia civil em eventos de iniciação científica e eventos regionais;
iv) Alunos mais céticos e metódicos em refletir sobre/resolver problemas técnicos (provenientes do estágio, por exemplo) aplicando o método científico. Como o método envolve experimentação, acredita-se que potencialmente haja crescimento da cultura dos alunos trazerem problemas do campo para a universidade, de modo a realizar os experimentos.
i) Maior interesse dos alunos na área de pesquisa, aumentando a demanda por participação em projetos de pesquisa ou projetos de ensino/extensão que envolvam pesquisa;
ii) Alunos mais bem preparados para as disciplinas de Trabalhos de Graduação 1 e 2, onde os professores orientadores atualmente observam dificuldades na elaboração dos textos, principalmente nas partes de exposição da metodologia e interpretação dos resultados;
iii) Aumento do número de publicações do curso de engenharia civil em eventos de iniciação científica e eventos regionais;
iv) Alunos mais céticos e metódicos em refletir sobre/resolver problemas técnicos (provenientes do estágio, por exemplo) aplicando o método científico. Como o método envolve experimentação, acredita-se que potencialmente haja crescimento da cultura dos alunos trazerem problemas do campo para a universidade, de modo a realizar os experimentos.
Indicadores, Metas e Resultados
Na seleção de alunos para participar do projeto, os alunos que cursarem a disciplina de “Metodologia da Pesquisa Científica e Produção de Texto” nos semestres letivos 2019/2 e 2020/1 serão fortemente encorajados a participar do projeto, de modo a aliar os conhecimentos adquiridos na disciplina com os conhecimentos do projeto, dando uma formação mais sólida sobre o método científico.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDERSON CAETANO FEIRA | 2 | 12/08/2019 | 12/02/2020 |
ANDRE LUIS SOARES DA SILVA | 2 | 12/08/2019 | 12/02/2020 |
GABRIEL GARCIA SILVEIRA | 2 | 12/08/2019 | 12/02/2020 |
GUILHERME CENTENO PORCIUNCULA | 2 | 12/08/2019 | 12/02/2020 |
HEMILLIN CENTENO BATISTA | 2 | 12/08/2019 | 12/02/2020 |
JOAO HENRIQUE MORALES DE MORALES | 2 | 30/09/2019 | 31/12/2019 |
JOÃO PEDRO ORNOS DA SILVA | 2 | 30/09/2019 | 31/12/2019 |
JULIANO DOS SANTOS GIUSTI | 2 | 12/08/2019 | 12/02/2020 |
KAREN TREIN | 2 | 12/08/2019 | 12/02/2020 |
KLAUS MACHADO THEISEN | 8 | 12/08/2019 | 03/08/2020 |
KLAUSSEN PRESTES PAIM | 2 | 12/08/2019 | 12/02/2020 |
KRYSTIAN VENZKE KOEHLER | 2 | 30/09/2019 | 31/12/2019 |
LISANDRA DA ROSA FLORES | 2 | 12/08/2019 | 12/02/2020 |
LÓREN FERREIRA DA CRUZ | 2 | 12/08/2019 | 12/02/2020 |
MARIANA SZORTIKA QUADROS | 2 | 12/08/2019 | 12/02/2020 |
PAULA DIAS DE PAULA | 2 | 30/09/2019 | 31/12/2019 |
PRISCILA MILECH THEISEN | 2 | 12/08/2019 | 12/02/2020 |
RICARDO CRUCIEL TAVARES | 2 | 12/08/2019 | 12/02/2020 |
VICTOR HUGO SANTOS DE OLIVEIRA | 2 | 12/08/2019 | 12/02/2020 |