Nome do Projeto
Relação Médico-Paciente
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
19/03/2014 - 18/07/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina
Resumo
Segundo as Diretrizes Curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação em setembro de 2001 e homologadas pelo Ministério da Educação, em novembro do mesmo ano os Cursos de Graduação em Medicina, no Brasil, deverão formar médicos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Por outro lado, o Projeto Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas(UFPEL), seguindo os preceitos Constitucionais tem em seus princípios balizadores a INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO. Segundo esses princípios norteadores, para que ocorra o processo de construção do conhecimento, deve-se, ao ensinar, promover ações e ambientes de aprendizagem, para que a teoria e a prática se efetivem, lado a lado. Para haver aprendizagem, o aluno em formação precisa conhecer a realidade e os sujeitos com quem irá atuar, estudar os problemas e as soluções prováveis, ou possíveis, aplicá-las nessa mesma realidade, refletir sobre os resultados e assim produzir conhecimento. Ao iniciar o contato com pacientes, alunos de Medicina necessitam realizar com proficiência a anamnese e a conseqüente construção da história clínica, bem como dominar a arte e a técnica do exame físico. No entanto, além da compreensão e do domínio da propedêutica médica, são previstas pelas Diretrizes Curriculares, a capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística da relação médico-paciente. É indispensável, portanto, desenvolver durante a Formação Médica, competências e habilidades de comunicação com os pacientes, com os familiares e com os colegas.

Objetivo Geral

Ampliar os espaços de formação pedagógica propiciando a prática em pequenos grupos junto de projetos de extensão.

Justificativa

As demandas do alunos de graduação em Medicina no terceiro semestre para o desenvolvimento de capacidades de comunicação com pacientes, com familiares e com colegas podem ser melhor desenvolvidas em pequenos grupos por tratarem da subjetividade humana. A abordagem em grupos de tutoria entre iguais facilita a comunicação e o aprendizado.

Metodologia

Dividir a turma de Psicologia Médica II em grupos compostos por três alunos. Cada grupo deve fazer uma reunião semanal com um aluno/monitor do Projeto de Extensão Relação Médico-Paciente em Estudantes de Medicina, de modo a propiciar práticas problematizadoras de anamnese e exame físico junto a usuários do sistema de saúde. Logo após deve ser feita a reflexão do trabalho, das dificuldades enfrentadas e habilidade desenvolvidas.

Resultados Esperados

Espera-se desenvolver maior compreensão da subjetividade dos relacionamentos entre médicos e pacientes e o desenvolvimento de suas habilidades e competências.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AUGUSTO VALLES BENTO219/03/201418/07/2014
BRUNO BAQUINI DA SILVA MARTINELLI219/03/201418/07/2014
CLARA ABREU DE LIMA FIGUEIREDO219/03/201418/07/2014
DANIEL PAGNOSI PACHECO219/03/201418/07/2014
FABIO DE ALENCAR BRAGA119/03/201418/07/2014
GISELE CONTE ALVES FERNANDES219/03/201418/07/2014
ISABELA SCHINCARIOL PILOTTO CASAGRANDI219/03/201418/07/2014
ISADORA SILVA GOMES DE ARAÚJO219/03/201418/07/2014
JÉSSICA PANIZ HARTWIG219/03/201418/07/2014
JÚLIO CÉSAR SPERB DA ROCHA219/03/201418/07/2014
KAROLYNE SIQUEIRA SILVEIRA219/03/201418/07/2014
LAURA DREHMER219/03/201418/07/2014
LIÉGE GRAEBIN219/03/201418/07/2014
LUIZA MAGALHÃES DE OLIVEIRA219/03/201418/07/2014
MARIA CAROLINA MALHEIROS DE SOUZA219/03/201418/07/2014
MELINDA MALLORQUIN CABRAL219/03/201418/07/2014
MIGUEL BAINY RODRIGUES DE FREITAS219/03/201418/07/2014
NÁDIA FERREIRA NAVARRO219/03/201418/07/2014
RONALD DE BORBA HEINEN RODRIGUES219/03/201418/07/2014
SANDRA RENATA GEHLING BERTOLDI219/03/201418/07/2014
VERA LUCIA AVILA MELLO119/03/201418/07/2014

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