Nome do Projeto
Relação Médico-Paciente
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
19/03/2014 - 18/07/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina
Resumo
Segundo as Diretrizes Curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação em setembro de 2001 e homologadas pelo Ministério da Educação, em novembro do mesmo ano os Cursos de Graduação em Medicina, no Brasil, deverão formar médicos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Por outro lado, o Projeto Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas(UFPEL), seguindo os preceitos Constitucionais tem em seus princípios balizadores a INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO. Segundo esses princípios norteadores, para que ocorra o processo de construção do conhecimento, deve-se, ao ensinar, promover ações e ambientes de aprendizagem, para que a teoria e a prática se efetivem, lado a lado. Para haver aprendizagem, o aluno em formação precisa conhecer a realidade e os sujeitos com quem irá atuar, estudar os problemas e as soluções prováveis, ou possíveis, aplicá-las nessa mesma realidade, refletir sobre os resultados e assim produzir conhecimento. Ao iniciar o contato com pacientes, alunos de Medicina necessitam realizar com proficiência a anamnese e a conseqüente construção da história clínica, bem como dominar a arte e a técnica do exame físico. No entanto, além da compreensão e do domínio da propedêutica médica, são previstas pelas Diretrizes Curriculares, a capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística da relação médico-paciente. É indispensável, portanto, desenvolver durante a Formação Médica, competências e habilidades de comunicação com os pacientes, com os familiares e com os colegas.
Objetivo Geral
Ampliar os espaços de formação pedagógica propiciando a prática em pequenos grupos junto de projetos de extensão.
Justificativa
As demandas do alunos de graduação em Medicina no terceiro semestre para o desenvolvimento de capacidades de comunicação com pacientes, com familiares e com colegas podem ser melhor desenvolvidas em pequenos grupos por tratarem da subjetividade humana. A abordagem em grupos de tutoria entre iguais facilita a comunicação e o aprendizado.
Metodologia
Dividir a turma de Psicologia Médica II em grupos compostos por três alunos. Cada grupo deve fazer uma reunião semanal com um aluno/monitor do Projeto de Extensão Relação Médico-Paciente em Estudantes de Medicina, de modo a propiciar práticas problematizadoras de anamnese e exame físico junto a usuários do sistema de saúde. Logo após deve ser feita a reflexão do trabalho, das dificuldades enfrentadas e habilidade desenvolvidas.
Resultados Esperados
Espera-se desenvolver maior compreensão da subjetividade dos relacionamentos entre médicos e pacientes e o desenvolvimento de suas habilidades e competências.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AUGUSTO VALLES BENTO | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
BRUNO BAQUINI DA SILVA MARTINELLI | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
CLARA ABREU DE LIMA FIGUEIREDO | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
DANIEL PAGNOSI PACHECO | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
FABIO DE ALENCAR BRAGA | 1 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
GISELE CONTE ALVES FERNANDES | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
ISABELA SCHINCARIOL PILOTTO CASAGRANDI | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
ISADORA SILVA GOMES DE ARAÚJO | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
JÉSSICA PANIZ HARTWIG | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
JÚLIO CÉSAR SPERB DA ROCHA | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
KAROLYNE SIQUEIRA SILVEIRA | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
LAURA DREHMER | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
LIÉGE GRAEBIN | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
LUIZA MAGALHÃES DE OLIVEIRA | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
MARIA CAROLINA MALHEIROS DE SOUZA | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
MELINDA MALLORQUIN CABRAL | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
MIGUEL BAINY RODRIGUES DE FREITAS | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
NÁDIA FERREIRA NAVARRO | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
RONALD DE BORBA HEINEN RODRIGUES | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
SANDRA RENATA GEHLING BERTOLDI | 2 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |
VERA LUCIA AVILA MELLO | 1 | 19/03/2014 | 18/07/2014 |