Nome do Projeto
Grupo de Estudos sobre Estado e Democracia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/08/2019 - 31/07/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Direito - Teoria do Estado
Resumo
O Grupo de Estudos sobre Estado e Democracia tem por objetivo promover a leitura e a discussão de obras clássicas e contemporâneas relacionadas à Ciência Política e ao Direito Constitucional, servindo como subsídio para disciplinas de formação humanística dos cursos de graduação da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas. Além de buscar melhorar o desempenho dos alunos nestas disciplinas, o projeto visa a estimular o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares na temática da justiça, direitos humanos, participação social, federalismo, administração pública, dentre outros.

Objetivo Geral

Objetivo geral deste projeto é criar, dentro da Faculdade de Administração e de Turismo da UFPel, um espaço para a leitura e a discussão de obras clássicas e contemporâneas relacionadas à Ciência Política e ao Direito Constitucional.

Justificativa

A ciência política tem como caráter essencial o estudo das instituições que regem a sociedade nas suas mais complexas formas de atuação, enquanto o Direito Constitucional trata do estabelecimento do poder estatal, sua organização e limites. O conhecimento dessas áreas é imprescindível para que um estudante universitário possa formar seu próprio senso crítico a respeito das contingências políticas e sociais. A proposta de criação de um grupo de estudos sobre "Estado" e "Democracia", neste sentido, proporcionará aos alunos referenciais teóricos funcionais para a análise interdisciplinar de temas como justiça, direitos humanos, participação social, federalismo, administração pública, dentre outros. Esta base teórica complementará os estudos de graduação, ampliando significativamente o leque de investigações e trabalhos acadêmicos.


Metodologia

O Grupo de Estudos sobre Estado e Democracia envolverá dois tipos de atividade. A primeira é o "Ciclo de Leitura", espaço de discussão de obras clássicas e contemporâneas de Ciência Política e Direito Constitucional. Nas datas marcadas, todos os participantes deverão entregar uma resenha do texto indicado, ficando um aluno previamente responsável pela apresentação geral do texto, iniciando a discussão. O segundo tipo de atividade é o "Seminário", que consiste na exposição de artigos e/ou ensaios originais dos próprios estudantes para discussão coletiva, visando ao aperfeiçoamento de suas pesquisas.
A seleção dos participantes e o estabelecimento do cronograma serão realizados a cada semestre letivo. Os encontros serão rigorosamente quinzenais e haverá a leitura na íntegra de, pelo menos, um livro por semestre.

Resultados Esperados

Ao longo do projeto, serão realizados 2 "Ciclos de Leitura". Cada ciclo terá uma média de 12 encontros, totalizando cerca de 25 horas de atividade. A expectativa é de que, ao final, sejam lidas e debatidas pelo menos 4 obras diferentes, incluindo textos clássicos e contemporâneos de Ciência Política e Direito Constitucional.
Desta maneira, o projeto espera cumprir um papel importante para a popularização e o fortalecimento dos estudos humanísticos dentro da FAT.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Barbara Martins Lopes4
DANIEL LENA MARCHIORI NETO401/08/201931/07/2020
Danilo dos Santos Almeida1
GABRIEL PEREIRA TERMEZANA101/08/201931/07/2020
GABRIELI FIORESI E SILVA101/08/201931/07/2020
GREGORY DA SILVA PINTO101/08/201931/07/2020
NATÁLIA LÜDTKE WIEGAND101/08/201931/07/2020

Página gerada em 29/03/2024 11:19:04 (consulta levou 0.026542s)